Custo de vida em Lisboa: tudo o que você precisa saber

Lisboa é uma das cidades da Europa que mais recebem brasileiros, seja para estudar ou para trabalhar. Mas quanto será que custa morar por lá? Nós fomos atrás da resposta para essa pergunta e montamos esse guia sobre o custo de vida em Lisboa com os preços médios de alguns itens essenciais para viver na cidade. Confira!

Custo de vida em Lisboa: Acomodação

Os preços dos alugueis de apartamentos em Portugal, no geral, cresceram muito nos últimos anos, principalmente nos grandes centros urbanos do país, como o Porto e Lisboa. Na capital, o aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade costuma passar dos 800 euros. Por isso, o mais comum para economizar em Lisboa é alugar um apartamento nos subúrbios da cidade, que são bem conectados por transporte público; ou dividir apartamento com outras pessoas nas zonas mais centrais. Confira abaixo uma média estimada dos preços praticados na cidade.
  • Apartamento de um quarto no centro da cidade: 850 euros
  • Apartamento de um quarto fora do centro da cidade: 550 euros
  • Serviços públicos (eletricidade, água, gás, etc.): 90 euros
  • Conexão de internet fixa: entre 20 e 30 euros (dependendo da velocidade)

Custo de vida em Lisboa: Comida

Comer em Lisboa, no geral, não é tão caro. E isso vale tanto para supermercados quanto para restaurantes. Mas claro que, cozinhando em casa, você irá economizar ainda mais. Encontrar frutas e verduras frescas na cidade é fácil e há diversas tendas espalhadas, além dos grandes supermercados. Se você não dispensa os produtos orgânicos, pode esperar pagar mais ou menos o dobro dos preços padrões. As redes de supermercados mais baratas (e que contam com várias promoções) são o Pingo Doce,  Continente, Jumbo e Lidl. Confira abaixo os preços médios de alguns itens essenciais:
  • 1 litro de leite: 0,69 euros
  • Pão de forma: 1,13 euros
  • 12 ovos: 1,73 euros
  • 1 kg de queijo local: 7,99 euros
  • 1,5 litro de água: 0,68 euros
  • 1 kg de batatas: 1 euro
  • Garrafa de vinho: 5 euros
  • 0.33 litro de cerveja: 0,85 euros

Custo de vida em Lisboa: Transporte

O transporte público em Lisboa, comparado com outras grandes capitais da Europa, pode ser considerado barato. E, para economizar ainda mais, o ideal é comprar o passe mensal, que permite usar a maioria dos transportes públicos da cidade, como metrô, trem e ônibus. Um bilhete individual custa 1,50 euros, já o passe mensal pode ser comprado por 35 euros.

Custo de vida em Lisboa: Restaurantes

Comer fora faz parte da experiência portuguesa e você não pode deixar de experimentar isso. Uma refeição padrão em um restaurante barato custa em média 8 euros para uma pessoa. Já em um restaurante médio, esse valor sobe para cerca de 15 euros.

Custo de vida em Lisboa: Vestuário

Lisboa tem muitas boas lojas e centros comerciais, mas os preços cobrados nas grandes lojas de departamentos não costumam ser tão diferentes de outras filiais na Europa. A boa notícia é que existem algumas lojas específicas que vendem peças muito baratas. Uma delas é a Primark, que você não pode deixar de visitar se quiser economizar. Confira abaixo os preços médios de algumas peças em lojas de departamento convencionais:
  • 1 par de calças: 25 euros
  • 1 par de tênis de corrida: 70 euros
  • 1 vestido: 20-30 euros

Custo de vida em Lisboa: Total mensal

Para viver uma vida confortável (mas sem muitos luxos) em Lisboa, espere gastar entre 1000 e 1200 euros por mês. Mas é claro que o o quanto você gastará irá depende muito do estilo de vida que você irá levar na cidade.

custo-de-vida-em-lisboa

Custo de vida em Lisboa comparado com outras cidades

Para terminar o texto de hoje, confira o quanto é mais barato ou mais caro viver em Lisboa em comparação com outras importantes cidades de Portugal e do mundo, de acordo com o site Expatistan:
  • São Paulo: 47% mais caro
  • Rio de Janeiro: 55% mais caro
  • Buenos Aires: 94% mais caro
  • Santiago: 28% mais caro
  • Porto: 7% mais caro
  • Madrid: 11% mais barato
  • Barcelona: 12% mais barato
  • Faro: 16% mais caro
  • Braga: 16% mais caro
  • Coimbra: 23% mais caro
  • Évora: 5% mais caro
  • Londres: 43% mais barato
  • Paris: 34% mais barato
  • Roma: 16% mais barato
  • Amsterdam: 35% mais barato
  • Nova York: 51% mais barato
  • Toronto: 29% mais barato
  • Berlim: 16% mais barato

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o custo de vida em Lisboa, que tal começar a se preparar para ter a sua experiência dos sonhos em uma das cidades mais incríveis da Europa? O grande segredo pra isso é começar a se preparar o quanto antes e nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

13 Jul 2020

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024