Você sonha em fazer faculdade no exterior mas ainda não fala outro idioma? Então Portugal pode ser uma ótima opção. O nosso país irmão conta com boas universidades e uma qualidade de vida ímpar no mundo, com destaque principalmente para os seus níveis de segurança. Mas quais são as melhores cidades para estudar em Portugal? É isso que você vai descobrir agora!

Melhores cidades para estudar em Portugal: Lisboa

População (2018): 507.220

Não tem como começar uma lista de melhores cidades para estudar em Portugal sem falar de Lisboa, a capital do país. Localizada no litoral, é a cidade com maior oferta de empregos e maior concentração de estudantes universitários e moradores estrangeiros no país. E, como toda capital, tem uma vibe mais urbana e multicultural, mas com o charme antigo de Portugal e com um ótimo clima, pontos turísticos incríveis e praias imperdíveis. E, como não poderia deixar de ser, possui a cena cultural mais rica do país.

Você pode viajar facilmente de um ponto da cidade para outro usando a boa rede de transporte público e o melhor é que você nem se sentirá em uma cidade com mais de 1 milhão de pessoas (na região metropolitana).  Mas claro, estamos falando da maior cidade do país e, como tal, por lá você também encontrará algumas desvantagens típicas dos grandes centros: trânsito, longas filas, lugares cheios, etc. Mas vale a pena!

melhores-cidades-para-estudar-em-portugal-lisboa

E obviamente Lisboa também é a cidade portuguesa com maior número de opções de instituições de ensino superior. As principais são a Universidade de Lisboa (a maior do país) e a Universidade Nova de Lisboa, fundada em 1957. Vale lembrar que a Universidade de Lisboa surgiu apenas em 2013, com a fusão da Universidade Clássica de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa. Outros universidade importantes são o Instituto Politécnico de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Lusófona, a Universidade Autônoma de Lisboa e a a Universidade Lusíada.

Melhores cidades para estudar em Portugal: Porto e Vila Nova de Gaia

População (2018): 215.284 (Porto ) e 299.938 (Gaia)

Porto e Vila Nova de Gaia são duas das cidades mais antigas do país, separadas apenas pelo rio Douro e unidas por várias pontes. É realmente difícil falar sobre uma cidade e não falar sobre a outra, portanto, decidimos te mostrar as duas de uma vez. No total, cerca de 400 mil pessoas vivem nas duas cidades e convivem diariamente com milhares de turistas que chegam no Porto todos os dias. Aliás, o Porto já foi considerado por diversos anos como um dos melhores destinos turísticos da Europa e sua popularidade não para de crescer.

Viver no Porto (e em Gaia) é uma experiência única. Como ambas ficam no norte, o clima por lá pode não ser tão ensolarado como nas partes centrais e sul do país, mas escolhendo um desses lugares você terá a oportunidade de realmente experimentar a intensidade de viver no norte de Portugal, uma região única conhecida por seus moradores mais barulhentos, apaixonados e prestativos (mais do que em qualquer outra parte do país).

melhores-cidades-para-estudar-em-portugal-porto

Assim como em Lisboa, você não ficará entediado morando no Porto,  nem por um dia. A cidade é conhecida por sempre ter alguma atividade cultural acontecendo. Durante os fins de semana, você pode apreciar artistas de rua, as ótimas festas que acontecem nas diversas boates, a excelente comida e as atrações históricas que estão espalhadas por todos os lados. Vale dizer que a região metropolitana do Porto é a segunda maior do país, então por lá você também irá encontrar um estilo de vida mais urbano. Já Vila Nova de Gaia funciona mais ou menos como uma cidade dormitório, já que muitos moradores de lá trabalham e/ou estudam no Porto, mas certamente a cidade também tem os seus próprios encantos.

A principal instituição de ensino superior da região (e a segunda do país) é a Universidade do Porto, uma das mais que atraem estudantes estrangeiros para Portugal. Mas a cidade do Porto é considerada um pólo educacional regional e por lá a oferta de universidades é grande. Outras instituições que marcam presença são a Universidade Lusíada do Porto, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Portucalense, a Universidade Lusófona do Porto, a Universidade Fernando Pessoa e o Instituto Politécnico do Porto. Já em Gaia estão instaladas algumas faculdades menores e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

Melhores cidades para estudar em Portugal: Aveiro

População (2018): 77.916

Aveiro está localizada na costa oeste de Portugal, a cerca de 45 a 60 minutos de carro ao sul do Porto e é uma das cidades portuguesas que mais se desenvolveram na última década. Conhecida como a “Veneza Portuguesa”, por conta de seus canais, é uma cidade bonita e cheia de vida, principalmente no verão. Além das suas belas paisagens, também conta com uma boa oferta de shoppings e atividades comerciais e é a casa de uma das principais universidade de Portugal, a Universidade de Aveiro.

O clima por lá nem sempre é perfeito, pois costuma ficar bastante cinza e ventoso durante os meses de inverno. Mesmo no verão, a cidade não costuma ser tão ensolarada como outras dessa lista, mas as quase 80 mil pessoas que vivem por lá não parecem tão incomodadas e certamente amam a beleza particular de Aveiro. Outro ponto positivo é que a cidade tem muitas zonas industriais, o que explica a grande oferta de emprego que surgem quase que diariamente.

Em termos de transporte público, Aveiro está se desenvolvendo cada vez mais  e já conta com deslocamento para quase todas as partes da cidade. A parte negativa é que em algumas zonas o transporte público não funciona depois das 20h30.

melhores-cidades-para-estudar-em-portugal-aveiro

Melhores cidades para estudar em Portugal: Braga

População (2018): 181.919

Braga fica na região norte do país, a nordeste da cidade do Porto. É uma cidade que conta bastante da história de Portugal, tendo hospedado muitos eventos históricos e religiosos que ocorreram nos últimos séculos. Seus grandes monumentos, como o santuário Bom Jesus do Monte e a catedral Sé de Braga atraem vários turistas. No entanto, Braga também é um ótimo lugar para morar e já  foi considerada uma das cidades que mais crescem em população no país. Outro dado é que a cidade tem a média de população mais jovem de Portugal. Isso pode ser explicado, em partes, pela boa oferta de instituições de ensino superior, com especial destaque para a Universidade do Minho; e pela boa oferta de empregos e atividades culturais.

melhores-cidades-para-estudar-em-portugal-braga

Melhores cidades para estudar em Portugal: Coimbra

População (2018): 133.724

Também conhecida como a  “Cidade do Conhecimento”, Coimbra é famosa principalmente pela Universidade de Coimbra, que é uma das mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal. Banhada pelo rio Mondego e localizada entre Lisboa e Porto, é uma cidade fortemente marcada pelas tradições estudantis, com festas e rituais conhecidos por toda a Europa. A cidade tem uma população de cerca de 110 mil habitantes que são acrescidos de mais 20 mil moradores “flutuantes” – os estudantes universitários. No entanto, talvez pela sua extensão, por lá você sempre irá se sentir vivendo em um lugar tranquilo e não muito cheio de gente.

Por conta da fama internacional de sua principal universidade, é uma das cidades mais multiculturais de Portugal e também oferece uma boa oferta (cada vez mais crescente) de oportunidades de trabalho. E mesmo se você acabar indo morar em outra cidade portuguesa, vale muito a pena conhecer Coimbra e principalmente as instalações da Universidade de Coimbra, que são um verdadeiro show de arquitetura e história. Não deixe de visitar, por exemplo, a Biblioteca Joanina, uma das mais belas do planeta.

melhores-cidades-para-estudar-em-portugal-coimbra

Melhores cidades para estudar em Portugal: Évora

População (2018): 52.454

Por falar em cidades históricas, se você sonha em viver em uma delas (não que isso seja muito difícil em Portugal!) mas não gosta muito de frio, Évora pode ser uma boa opção.  Essa é a principal cidade da região centro-sul do país, conhecida como Alentejo. Por lá, as temperaturas estão quase sempre um pouco acima da média portuguesa. Embora sua população tenha apenas cerca de 50 mil habitantes, é uma cidade que tem muito para oferecer, desde  sua culinária maravilhosa até a sua arquitetura antiga e espaços públicos projetados para oferecer tranquilidade e lazer para os moradores e visitantes.

Toda Évora é cercada pelas muralhas da cidade antiga e no  seu centro histórico (que é considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO), está localizado o Templo Romano de Évora (conhecido como Templo de Diana), um dos maiores símbolos da presença romana em território português. Ao redor do templo, as típicas casas brancas desta região cercam a Catedral de Évora (Sé de Évora), uma bela estrutura gótica construída no século XII. A população da cidade desfruta de uma vida calma, sem multidões e sem correria. No entanto, por lá você irá encontrar todos os serviços necessários para o dia a dia e também para o seu lazer.

No quesito educação a cidade também tem a sua própria instituição de ensino superior de destaque, a Universidade de Évora, que foi fundada em 1559.

melhores-cidades-para-estudar-em-portugal-évora

Melhores cidades para estudar em Portugal: Faro

População (2018): 60.974

Faro é a maior cidade da região sul de Portugal e definitivamente merece o seu lugar nesta lista. Com um clima fantástico (principalmente no verão) e praias de tirar o fôlego, é uma das cidades mais convidativas de Portugal, com uma população pouco mais de 60 mil pessoas. Muitas delas são imigrantes idosos (principalmente do Reino Unido e Alemanha) que escolheram a região para viver a aposentadoria. Localizada a apenas 2 horas de carro de Lisboa, Faro é uma cidade que conta com uma ótima estrutura de serviços, até mesmo um aeroporto próprio.

Como principal cidade da zona do Algarve, Faro oferece uma boa oferta de empregos, principalmente na indústria da pesca e do turismo, e também conta com a Universidade do Algarve (UAlg), que foi fundada em 1976 e é a instituição de ensino superior de referência no sul do país.

De março a setembro, recebe milhares de turistas em busca das suas praias e, por conta disso, viver em Faro pode ser um pouco mais caro que a média portuguesa.  Mas considerando todas as suas belezas, podemos dizer que este é um preço pequeno a se pagar. E, como já falamos, a população estrangeira de Faro também é mais alta do que a média da maioria das regiões portuguesas.

melhores-cidades-para-estudar-em-portugal-faro

Melhores cidades para estudar em Portugal: Guimarães

População (2018): 152.792

Guimarães também está localizada na parte norte do país, relativamente perto de Braga. Foi fundada no século XII e é considerada a “Cidade Berço” de Portugal. Isso porque, historicamente, foi a partir de lá que o primeiro rei de Portugal começou a conquistar e formar o país. Em Guimarães você também irá viver em uma cidade que é uma aula viva de história impressa nas suas ruas e construções. Basta visitar o centro histórico e você verá o que estamos falando. Mas Guimarães não se resume a isso!

Sua incrível arquitetura, história e vibração foram lindamente integradas ao dinamismo e às necessidades de uma cidade moderna para acomodar e orgulhar sua população de pouco mais de 150 mil pessoas. Para você ter uma ideia, Guimarães foi indicada como Capital Europeia da Cultura em 2013 e ganhou o prêmio European Sports City no mesmo ano. Embora o clima seja bastante frio no inverno, essa é uma excelente cidade para viver, trabalhar e estudar em Portugal.

E por falar em estudar, Guimarães também serve como casa da Universidade do Minho, que já foi citada por aqui. Vamos explicar: a instituição se divide entre Guimarães e Braga. Em Guimarães ficam o campus de Azurém e o complexo residencial dos Combatentes. Por lá são lecionados os cursos de Arquitetura, Geografia, Estatística Aplicada e a maior parte dos cursos de Engenharia.

Já em Braga está instalada a reitoria  da universidade, assim como o campus de Gualtar e os complexos residenciais de Santa Tecla e Lloyd Braga. São lecionados na cidade os cursos na área de Educação, Psicologia, Letras, Ciências Humanas Economia, Gestão, Enfermagem, Medicina, Direito, Engenharia Informática, Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e a a maior parte dos cursos da Escola de Ciências e do Instituto de Ciências Sociais.

melhores-cidades-para-estudar-em-portugal-guimarães

Melhores cidades para estudar em Portugal: Viseu

População (2018): 96.991

Viseu fica na região central de Portugal, a cerca de uma hora de carro de Coimbra. Já foi considerada em várias pesquisas como uma das melhores cidades para viver não só em Portugal, mas na Europa. E talvez um dos principais motivos para isso sejam os índices de felicidade e satisfação dos moradores locais. Razões para isso não faltam! Viseu conta com uma ótima estrutura de instalações públicas e bons serviços de transporte público. Além disso, os preços dos alugueis por lá são menores que na maior parte das outras principais cidades do país e a oferta de atividades culturais, escolas e serviços de saúde é bastante satisfatória. A localização estratégica e a ótima culinária são a cereja do bolo dessa equação. Uma curiosidade é que Viseu é conhecida em Portugal como “a cidade das rotatórias” porque existem muitas por lá.

O centro antigo de Viseu vale uma visita mesmo se você não for morar na cidade. Não deixe de conhecer a Catedral de Viseu e a Igreja da Misericórdia. Depois, passei com calma pelas ruas e vielas e não se esqueça de parar em uma das zonas verdes da cidade para descansar.

As principais instituições de ensino superior da cidade são o Instituto Politécnico de Viseu, fundado em 1979 e a Universidade Católica Portuguesa, que também tem campus em Braga, Porto e Lisboa (sede).

melhores-cidades-para-estudar-em-portugal-viseu

Crédito: Vitor Oliveira

Ranking

Agora que você já sabe quais são as melhores cidades para estudar em Portugal, descubra qual é o desempenho das universidades citadas nesse texto no ranking da QS World Universities 2021. Atenção: nem todas as instituições que mencionamos aqui aparecem na lista.

Universidade Cidade Posição no ranking mundial 
Universidade de Lisboa Lisboa 357
Universidade do Porto Porto 357 (empate)
Universidade Nova de Lisboa Lisboa 428
Universidade de Coimbra Coimbra 431
Universidade de Aveiro Aveiro 581-590
Universidade do Minho Braga e Guimarães 591-600
Universidade Católica Portuguesa Lisboa,  Porto, Braga e Viseu 801-1000

Universidade do Intercâmbio

Quer conquistar a sua oportunidade de intercâmbio dos sonhos em Portugal ou em qualquer outro lugar do mundo? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.