Como escrever um projeto de pesquisa?

Muitos processos seletivos para programas de pós-graduação no exterior vão pedir para você escrever um projeto de pesquisa, que deve ser enviado junto com os outros documentos da aplicação. E isso faz desse documento uma peça muito importante para que você consiga sua vaga em uma mestrado ou doutorado lá fora. Dessa forma, para te ajudar, explicamos aqui o que a sua proposta de pesquisa deve conter. Confira!

Como escrever um projeto de pesquisa?

4-escrever-um-projeto-de-pesquisa

O projeto de pesquisa serve como um esboço da premissa do que você está se propondo a analisar. Quando for escrever um projeto de pesquisa, tenha em mente que ele está sujeito a mudanças e adaptações, à medida que a análise se desenvolve. Ele serve como ponto de partida para a discussão e o desenvolvimento, com a assistência do seu orientador.

O que um projeto de pesquisa inclui?

• Objetivos
  • Hipótese ou “problema” de pesquisa
  • Justificativa
  • Revisão de literatura de pesquisas anteriores na área
  • Metodologia proposta
  • Resultados esperados e contribuição para a área
  • Requerimento de equipamentos, materiais, viagens de campo e financiamento
  • Cronograma com o tempo aproximado para conclusão de cada etapa

1-escrever-um-projeto-de-pesquisa

A estrutura de um projeto de pesquisa

Quando for escrever um projeto de pesquisa, você deve responder essas perguntas-chave:

1. Que problema ou questão a pesquisa aborda? 2. Como a pesquisa acrescentará ao conhecimento existente? 3. Como a pesquisa vai alcançar seus objetivos? 4. A pesquisa é possível de ser feita dentro do prazo e das restrições de recursos? Há considerações especiais que afetam a sua viabilidade?

Bons projetos abordam essas questões, mostrando que a pesquisa trata de um problema válido, fornece novos conhecimentos que contribuirão para a área, adota uma metodologia adequada à questão central do projeto e pode ser concluída com êxito dentro do prazo e com os recursos especificados.

Dessa forma, um projeto de pesquisa normalmente inclui as seguintes seções:

• Introdução/Justificativa
  • Revisão de literatura/Referencial teórico
  • Metodologia
  • Cronograma
  • Referências (obras citadas)
  • Apêndices

A Introdução delimita o problema e os objetivos, apresenta os conceitos e expõe a lacuna na literatura da área que justifica a pesquisa. O Referencial Teórico, por sua vez, analisa os conteúdos acadêmicos já existentes sobre o tema e destaca o que é significativo para a pesquisa que está sendo proposta.

No caso da parte de Metodologia, deve ser apresentado o método que vai ser utilizado para extrair as respostas necessárias para o problema de pesquisa e uma justificativa de por que ele é relevante. Por fim, as informações adicionais incluem o cronograma, a bibliografia utilizada quando o projeto foi escrito e anexos (gráficos, tabelas, etc).

3-escrever-um-projeto-de-pesquisa

Limite de páginas ou palavras

O número máximo ou mínimo de páginas ou de palavras que você deve completar quando for escrever um projeto de pesquisa vai variar bastante de acordo com o processo seletivo para o qual você se candidatar. A Universidade da Austrália Meridional, por exemplo, pede que o projeto tenha no mínimo 10 páginas e no máximo 20.

No geral, no entanto, uma proposta para um mestrado deve ter cerca de 3 mil palavras, enquanto para um doutorado, o indicado é aproximadamente 4500. Porém, lembre-se sempre de ler o edital de seleção com atenção, pois, como dissemos, esses limites podem variar bastante de instituição para instituição.

Você pode dividir o limite de palavras dessa forma:

• Introdução ─ 500 palavras;
  • Revisão de literatura ─ 1000;
  • Metodologia ─ 1000;
  • Outros elementos ─ 500

Como você pode ver, isso deixa cada seção muito pequena, exigindo que as informações sejam priorizadas e apresentadas da maneira mais clara e concisa possível.

Intercâmbio com a UDI

E aí, essas dicas para escrever um projeto de pesquisa te ajudaram? Que tal você ter um suporte completo para ir atrás da sua oportunidade internacional? Para isso, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

09 Mai 2020