Com quem você vai trabalhar quando for fazer um estágio fora do Brasil? Por mais que as pessoas nunca sejam as mesmas, há alguns “tipos” de colegas de trabalho que você vai encontrar independente de onde vá. A melhor estratégia, nesse caso, é saber quais são esses tipos e como lidar com cada um deles! Pensando nisso, criamos esse guia para você não ter nenhuma surpresa quando for estagiar no exterior. 

Lembrando que esses são estereótipos gerais, que não devem ser levados tão a sério, certo? É só uma forma divertida de encarar o ambiente de trabalho!

10 tipos de pessoas que você vai encontrar no seu estágio fora do Brasil:

1. O estagiário super aplicado

Ele ou ela pode até parecer ótimo no começo, mas logo vai começar a não te dar sossego. Você precisa encontrar uma maneira de equilibrar sua carga de trabalho, levar uma conversa educada (para não criar uma rivalidade no local de trabalho), e mantê-lo à distância por algumas horas para que você possa…você sabe…TRABALHAR.

2. O mentor “life-changing”

Ele conseguiu conquistar muita coisa e ainda tem as melhores dicas de como você pode chegar onde quiser: o emprego dos sonhos, a vida pessoal equilibrada, as pausas para yoga no meio do dia, etc. Ele pode ser seu gerente direto ou estar em um departamento totalmente diferente. De qualquer forma, ele vai te colocar sob sua asa e, antes que você perceba, sua vida e trajetória profissional serão mudadas para sempre!

1-estagio-fora-do-brasil
(NBC)

3. O fofoqueiro

Ele fareja (e repassa) todas as novidades da empresa, o que significa que você vai estar a par de todos os detalhes da vida amorosa do seu chefe e das finanças da empresa. Por mais que fofocar possa ser divertido, tenha cuidado! Essas pessoas tendem a não ser muito confiáveis, e logo pode ser você quem estará nas suas “manchetes”.

4. O mais desleixado

Ele aparece meia hora atrasado todos os dias, sai às escondidas antes das 17h, passa todo o trabalho para os seus subordinados e consegue manter o emprego mesmo assim. Como? Você não tem ideia, mas é melhor não fazer o que ele diz e nem o que ele faz. 

5. O melhor amigo à primeira vista

Você bateu o olho nele e já gostou do estilo, e a partir daí sabia que tinha encontrado seu melhor amigo na empresa. Agora você está sempre compartilhando aqueles testes da internet com ele para dar um pausa nos trabalhos e o happy hour nunca será o mesmo sem ele. 

3-estagio-fora-do-brasil
(Nickelodeon)

6. O funcionário de longa data

Ele trabalha há tanto tempo na empresa que tem o crachá desde que a companhia foi fundada. Ele não confia nos novos funcionários (muito menos em você, que está fazendo um estágio fora do Brasil) e não se dá bem com as novas tecnologias, o que acaba influenciando sua eficiência no fluxo de trabalho.

7. O tagarela

Você tem uma montanha de trabalho para fazer antes do prazo, que termina amanhã, e o cara da mesa ao lado não para de falar sobre futebol, comida ou qualquer outro assunto aleatório.

2-estagio-fora-do-brasil
(Paramount Pictures)

8. O controlador

Como um mosquito zumbindo em seu ouvido, o controlador não confia em você para realizar qualquer tarefa e vai te mandar mensagens constantemente, pedindo relatórios cinco minutos após a designação de uma tarefa. A respiração no seu pescoço (seja literal ou metafórica) é desconfortável. Boa sorte para fazer qualquer trabalho assim! 

9. O gerente fantasma

Você até conheceu ele na orientação, mas qual era o nome dele mesmo? Depois de entregar seu uniforme, sua lista de projetos e suas tarefas, ele simplesmente desapareceu e você não viu nem ouviu mais falar dele. Às vezes você pensa que o ouve nos corredores, mas isso pode ser apenas o barulho do vento nas janelas 👻. 

4-estagio-fora-do-brasil
(CreepyHalloweenImages)

10. O novo VOCÊ!

Isso mesmo. O seu estágio fora do Brasil vai te apresentar o novo você! Você vai aprender muito sobre quem você é, como você trabalha e o que quer da vida. Além disso, seu currículo vai ficar incrível! Aproveite todas as dicas do seu mentor “life-changing” e conquiste o mundo! 

Intercâmbio com a UDI

Você já trabalhou com algum desses tipos de pessoas? Conta pra gente nos comentários!

Se você estiver em busca de um estágio fora do Brasil, entre em contato com a gente! Nós podemos te ajudar a conquistar sua oportunidade internacional através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.