Se você quer melhorar o seu currículo para dar um up na sua carreira profissional, uma ótima forma de fazer isso é conquistar um estágio nos EUA. Porém, você sabe como fazer isso? Para te ajudar com isso trouxemos aqui 8 dicas que podem ser decisivas para você encontrar o estágio perfeito para você na terra do Tio Sam. Confira!

Como conquistar um estágio nos EUA?

2-conquistar-um-estagio-nos-eua

1. Tenha uma narrativa sólida e saiba o que te diferencia

Ser um indivíduo único em uma cidade não é tão fácil em um país diversificado como os Estados Unidos, repleto de pessoas que compartilham um objetivo comum: chegar ao topo. Para conquistar um estágio nos EUA enquanto universitário, você deve se destacar e aprimorar suas habilidades.

Você deve se concentrar em criar uma narrativa forte sobre si mesmo(a) e definir quem você é. Ou seja, para se destacar no país, você precisa ter um diferencial. Qual é a vantagem que a empresa tem ao te contratar? Além disso, também é importante que você demonstre que tem o desejo de ser uma pessoa bem-sucedida.

2. Monte um ótimo currículo

Um bom currículo é a principal arma para conquistar um estágio nos EUA. Ele deve basicamente pintar um retrato de quem você é. Dessa forma, deve destacar suas realizações, experiências e o que você espera alcançar profissionalmente. Pense no seu currículo como uma ferramenta para comercializar sua marca individual para um empregador. Seja criativo(a)! Use o layout do seu currículo para mostrar não só suas habilidades como também sua personalidade.

3. Adapte o seu currículo ao modelo norte-americano

3-conquistar-um-estagio-nos-eua

Os currículos devem ser curtos e agradáveis visualmente, não mais que uma página. Você deve conseguir atrair seu empregador contando sua narrativa, usando sua experiência e habilidades.

Sugerimos este formato:

  • Cabeçalho padrão
  • Professional Statement (pequeno parágrafo que resume e destaca suas realizações e experiências profissionais)
  • Experiência profissional (limite de 2 a 3 empregos/estágios relacionados à posição que você procura)
  • Formação acadêmica
  • Habilidades

Certifique-se de usar palavras e verbos que tornem sua experiência profissional única e proativa, de forma que demonstrem iniciativa e conhecimento. É importante também tornar seu currículo fácil de ler e coerente com a posição para a qual você está se candidatando!

4. Adicione uma carta de apresentação/motivação, mesmo quando não for solicitado

Uma carta de apresentação/motivação (cover letter) é a maneira de mostrar à empresa ou organização sua personalidade e expandir as experiências listadas em seu currículo. Use essa carta para explicar por que você é o(a) candidato(a) perfeito(a) para o cargo. Ela pode te diferenciar de outro candidato com experiências e qualificações semelhantes às que você tem. Sua carta de apresentação deve ter uma página com o mesmo cabeçalho do seu currículo, e deve ser endereçada diretamente ao gerente de contratação/RH.

5. Dicas para montar sua Cover Letter

Para conquistar um estágio nos EUA, sua carta de apresentação deve corresponder à formatação padrão em seu currículo. Eles precisam se encaixar como um par.

Sugerimos usar este formato:

  • Parágrafo de introdução: Inclua o cargo ao qual você está se candidatando e uma ou duas frases sobre seu histórico e as habilidades relacionadas ao cargo (é sempre uma boa ideia verificar a descrição do cargo no anúncio da vaga).
  • Parágrafos 2 e 3: Fale sobre suas experiências, habilidades e realizações mais recentes. Por que você é especial? O que você pode trazer para a empresa? Mais uma vez, é importante relacionar essas informações com o cargo para o qual você está se candidatando. Como suas habilidades são adequadas para essa vaga?
  • Parágrafo 4: Finalize relacionando mais uma vez as suas habilidades à organização, de forma geral, e diga por que deseja trabalhar para eles e por que você é uma boa opção para o cargo. Agradeça e confirme seu interesse em participar de entrevistas.

1-conquistar-um-estagio-nos-eua

6. Revise tudo várias vezes

Para conquistar um estágio nos EUA, é de suma importância que você verifique se não há absolutamente nenhum erro antes de enviar sua carta de apresentação e currículo. Lembre-se que esta é a primeira impressão que um empregador terá de você e que os documentos estão em inglês, então evite erros gramaticais, de digitação e palavras mal-usadas. 

7. Saia na frente

Não se limite. É importante se inscrever em vários estágios diferentes nos EUA e não confiar em apenas um. Em média, talvez você precise enviar até 28 solicitações antes de receber uma oferta de emprego. Portanto, é importante aplicar para várias vagas e espalhar seu currículo e sua carta de apresentação por aí.

Mesmo depois de encontrar o estágio que você considera ideal, é crucial continuar pesquisando vagas por meio de plataformas online ou sites de empresas, e revisar cuidadosamente as descrições desses cargos. Se você encontrar alguns que se encaixam nas suas habilidades, vá em frente e se inscreva. Sair na frente significa estar ciente das estatísticas e se inscrever em vários estágios que lhe interessam.

8. Faça conexões

5-conquistar-um-estagio-nos-eua

Nos Estados Unidos, as pessoas fazem conexões sem nem perceberem. Todas as conversas podem ser transformadas em oportunidades! Sendo assim, comece desde já a fazer o seu network, seja na faculdade ou até mesmo no LinkedIn. Essas conexões têm o potencial de te aproximar de mentores e conquistar estágios, simplesmente por conhecer a pessoa certa!

Intercâmbio com a UDI

Quer um suporte mais aprofundado para conquistar um estágio nos EUA ou qualquer outra oportunidade internacional? Então conheça a nossa mentoria especializada! Nossa equipe de mentores está a postos para te ajudar a viver sua experiência no exterior. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal e acompanhar tudo o que publicamos no Blog.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos