Você já pensou em estudar nos países nórdicos? Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia são conhecidos mundialmente princialmente pela qualidade de vida de altíssimo padrão e pelos ótimos índices de desenvolvimento social. Mas, além disso, essa região da Europa também conta com excelentes universidades de renome internacional que atraem estudantes de diversas partes do mundo. Mas quais serão as melhores cidades para fazer intecâmbio por lá? É isso que você vai descobrir agora!

Estudar nos países nórdicos: Suécia

Estocolmo

Sendo a capita da Suécia, Estocolmo é a maior cidade do país e também a maior em número de universidades. A maior parte dos estudantes se concentra em uma das quatro grandes universidades da cidade:  o Instituto Real de Tecnologia (KTH), a Universidade de Estocolmo, o Instituto Karolinska e a Escola de Economia de Estocolmo (SSE). Cada uma delas têm seu próprio foco e especialidades.  O Instituto Karolinska, por exemplo, é um dos líderes mundiais em Ciências da Saúde, enquanto a SSE lidera no campo de Negócios.

Fora da sala de aula, Estocolmo oferece todas as experiências culturais que você esperaria encontrar em uma grande cidade europeia, mas com um toque especialmente sueco. Seja através da sua arquitetura deslumbrante ou dos inúmeros cafés que podem ser apreciados durante os intervalos entre as aulas e nos fins de semana, Estocolmo te oferecerá a melhor essência da Suécia e serve como uma excelente base para explorar o resto do país ou até mesmo do continente, já que o aeroporto local conta com várias opções de voos baratos para outros países europeus.

estudar-nos-países-nórdicos-stockholm

Lund

Na parte sul da Suécia (e a uma curta viagem de trem de 11 minutos da vizinha Malmö, a terceira maior cidade do país), Lund é uma cidade universitária sueca por excelência. Quase metade da população da cidade é formada por estudantes da Universidade de Lund, que conta com mais de 300 programas de estudos e mais de 2 mil cursos!

Lund também tem suas vantagens além do mundo acadêmico. De trem, são apenas 52 minutos de viagem até Copenhague, na Dinamarca. Já para Estocolmo e Gotemburgo, as distâncias são de 4 e 2 horas, respectivamente. Ou seja, a partir de Lund você pode explorar facilmente algumas das maiores cidades desta região da Escandinávia e usar Copenhague como ponto de partida para conhecer o resto da Europa em viagens de fins de semana.

estudar-nos-países-nórdicos-lund

Gotemburgo

Pode ser que ao chegar em Gotemburgo você se confunda um pouco. Por conta dos seus inúmeros canais, não é difícil pensar que a cidade mais parece holandesa. E tem explicação pra isso: originalmente, a cidade foi uma colônia holandesa!

Ao longo dos séculos, no entanto, Gotemburgo atraiu colonos de toda a Europa, incluindo alemães e escoceses. A mistura dessas culturas com a tradicional cultura sueca criou um caldeirão étnico que fará com que você se sinta como se estivesse em uma das maiores cidades da Europa.

No campo da educação, as duas principais instituições de ensino são a Universidade de Gotemburgo e o Instituto de Tecnologia Chalmers, ambas com diversas opções de cursos de graduação e pós-graduação.

Outro fato importante é que, sendo a maior cidade portuária da região nórdica, Gotemburgo também atrai negócios e empresas importantes da região, como a fabricante automotiva Volvo e a AstraZeneca, uma empresa farmacêutica anglo-sueca. Ou seja, oportunidades para estágios é o que não falta por lá.

estudar-nos-países-nórdicos-gothenburg

Umeå

Entre as cidades suecas dessa lista, Umeå é a que fica mais ao norte, a apenas 400 km do Círculo Polar Ártico. É a cidade perfeita na Suécia para admirar as belezas da aurora boreal e, mesmo com menos de 130 mil habitantes, é o lar de duas universidades importantes: a Universidade de Umeå e a Universidade Sueca de Ciências Agrícolas. Juntas, essas duas instituições atraem cerca de 40 mil alunos todos os anos, dando uma vibe única para a região.  Assim como Lund, é uma cidade universitária por excelência.

Umeå também foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2014 (junto com Riga, na Letônia), portanto há muitas oportunidades para experimentar a cultura sueca entre as aulas e nos finais de semana. Quando se trata de explorar o resto do país e do continente, você pode optar por um voo de baixo custo para Estocolmo e planejar suas viagens a partir daí. Também é possível voar do aeroporto de Umeå para Kiruna, no extremo norte do país.

estudar-nos-países-nórdicos-umeå

Uppsala

Também na região norte da Suécia, Uppsala é a quarta maior cidade do país e um destino bastante popular entre estudantes.  Por lá você encontrará a maior catedral da Escandinávia e a universidade mais antiga da Suécia, a Universidade de Uppsala, fundada em 1477 e que hoje é uma das melhores do país e particularmente forte no campos das Ciências Naturais. Uma curiosidade é que muitas das tradições do ensino superior sueco surgiram na cidade.

estudar-nos-países-nórdicos-uppsala

Estudar nos países nórdicos: Noruega

Oslo

A capital na Noruega é a casa da melhor universidade do país, a Universidade de Oslo, e oferece um altíssimo padrão de vida para os seus moradores, marcado pela tranquilidade e segurança. Os moradores locais também são conhecido pela visão mais liberal da vida e também por serem bem receptivos aos estudantes estrangeiros.

Dentro dos limites de Oslo você encontrará uma arquitetura histórica bem preservada misturada com prédios mais moderninhos, cafés sofisticados e um sistema de transporte público bastante eficiente. Já nos arredores, é possível aproveitar bastante da natureza com passeios de barco, piscinas públicas ao ar livre e pistas de patinação no gelo gratuitas no inverno. Mas toda essa qualidade de vida tem um preço e Oslo é considerada uma das cidades mais caras do mundo!

A boa notícia é que todas as universidades públicas da cidade oferecem ensino gratuito tanto para estudantes locais quanto estrangeiros e, além disso, é também a cidade norueguesa com o maior número de oportunidades de trabalho e estágios.

Além da Universidade de Oslo, outras instituições de ensino importantes são a BI Norwegian Business School (segunda maior escola de negócios da Europa), a Universidade Metropolitana de Oslo e a Academia Norueguesa de Música.

estudar-nos-países-nórdicos-oslo

Bergen

Conhecida como a “cidade das sete montanhas”, Bergen é o segundo maior centro urbano da Noruega e concentra boas opções de instituições de ensino superior, como a Universidade de Bergen (a segunda melhor do país),  a Bergen University College e a Escola Norueguesa de Economia  (NHH), a primeira do tipo na Noruega. Boa parte dos programas dessas universidades são oferecidos em inglês.

Por conta das suas belas montanhas e praias, Bergen atrai milhares de turistas tanto no inverno quanto no verão. Ou seja, coisas pra fazer por lá nos seus tempos livres não vão faltar. Inclusive, a cidade é conhecida pelo seu entusiasmo musical e tem um grande número de bandas e artistas independentes. Sabia, por exemplo, que o maior festival de Jazz da Europa é realizado por lá?

No campo de trabalho e estágios, as oportunidades também são muitas. Bergen é um dos centros globais de transporte marítimo, petróleo offshore e finanças, concentrando vários oportunidades de empregos e oportunidades de negócios para estudantes e profissionais. Outro fato importante é que Bergen é um pouco mais barata que Oslo, mas ainda estamos na Noruega rs.

estudar-nos-países-nórdicos-bergen

Tromsø

Tromsø é uma pequena cidade com pouco mais de 50 mil habitantes marcada pelo seu estilo único. É uma ilha cercada pelo mar, com inúmeras montanhas e uma arquitetura simples mas charmosa. É a melhor cidade da Noruega para quem quiser conviver com a magia da aurora boreal. E, além disso, tem um custo de vida um pouco mais baixo em relação a Oslo e Bergen. Uma coisa que torna Tromsø uma cidade única é o sol da meia-noite durante os meses de verão, quando o sol fica visível 24 horas do dia!

A instituição de ensino mais importante da cidade é a Universidade de Tromsø, fundada em 1972, que é o centro de ensino superior mais ao norte do planeta. Outra instituição relevante é a Tromsø University College.

estudar-nos-países-nórdicos-tromso

Trondheim

Trondheim é uma cidade bastante antiga com um rico patrimônio cultural e uma boa oferta de entretenimento e esportes de neve, com vários festivais de música, cinema e gastronomia, por exemplo.  Localizada bem no centro da Noruega, é a quarta maior cidade do país e cerca de 25% da sua população é composta por estudantes universitários. Portanto, pode esperar encontrar um estilo de vida bastante vibrante e jovial por lá, especialmente à noite.

A principal universidade da cidade é a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), que com cerca de 40 mil alunos, é a maior universidade da Noruega em número de estudantes. Isso se deve à fusão, em 2016, da antiga NTNU com outras instituições de ensino da época: a Sør-Trøndelag University College, a Gjøvik University College e a Aalesund University College.

estudar-nos-países-nórdicos-trondheim

Estudar nos países nórdicos: Dinamarca

Copenhage

Mesmo sendo a capital e maior cidade da Dinamarca, Copenhague tem apenas pouco mais de 600 mil habitantes. Localizada em duas ilhas e bem perto da Suécia, é uma das capitais mais seguras do mundo e, assim como Amsterdam, na Holanda, é bastante conhecida pelo uso da bicicleta entre a maior parte da população.

Cheia de paisagens naturais incríveis e marcos históricos bem preservados, é uma das cidades mais antigas da Europa (fundada em 1167) e conta com várias instituições de ensino superior de qualidade. A maior delas é a Universidade de Copenhague, que também é a melhor do país. Já a Universidade Técnica da Dinamarca fica nos subúrbios da cidade, na província de Lyngby.

A cidade é cheia de restaurantes, cafés, discotecas e bares e alguns dos seus pontos mais conhecidos são o Castelo de Rosenburg, o King’s Garden, o Parque Tivoli (o segundo mais antigo do mundo ainda em funcionamento) e o píer Langelinie, onde fica a famosa estátua da Pequena Sereia.

Voltando a falar em instituições de ensino, outros centros importantes são a Copenhagen Business School (CBS), a Copenhagen University College of Engineering (DTU Diplom), o Instituto de Negócios e Tecnologia da Zelândia (Zibat), a Copenhagen Business Academy (Cphbusiness) e a Copenhagen School of Design and Technology (KEA).

estudar-nos-países-nórdicos-copenhague

Aarhus

Aarhus, a segunda maior cidade da Dinamarca, é conhecida como a cidade do progresso e da inovação e também por ser um importante centro de educação. Localizada na ilha de Jutlândia, atrai diversos turistas para os seus marcos históricos, entre eles o Den Gamle By (ou cidade velha), um verdadeiro museu ao ar livre constituído por 75 edifícios históricos recolhidos em 20 localidades de todas as partes do país. Também é uma cidade bastante verde com importantes parques como o Memorial Park e o Marienlyst Park, além de um Jardim Botânico.

E mais! Aarhus também é um centro gastronômico regional, oferecendo bons restaurantes de comida tradicional dinamarquesa, da nova cozinha nórdica, além de comida mediterrânea e asiática, entre muitos outras. Também tem o maior porto da Dinamarca e fica a uma distância de 3 horas de carro da capital do país.

A principal universidade da cidade é a Universidade de Aarhus, segunda maior da Dinamarca. Também são importantes o Aarhus Technical College (ATC), a Escola de Engenharia Marinha e Técnica de Aarhus, a Escola Dinamarquesa de Mídia e Jornalismo (DMJX), a Academia Real de Música, a Escola de Arquitetura de Aarhus e a Academia Real de Belas Artes da Dinamarca.

estudar-nos-países-nórdicos-aarhus

Aalborg

Aalborg é a quarte cidade da Dinamarca em população e também uma das mais antigas. Localizada no norte do país, é um importante centro de negócios e comércio e também está cheia de paisagens naturais e uma arquitetura deslumbrante localizada à beira mar.  Conta com uma vida noturna agitada e uma variedade de teatros e casas de espetáculos, além de museus como o Museu Histórico de Aalborg e o Museu de Arte Moderna de Aalborg. Também é famosa pelo Carnaval de Aalborg, que acontece em maio e atrai mais de 100 mil turistas todos os anos.

As instituições de ensino superior mais importantes da cidade são a Universidade de Aalborg, fundada em 1974, e a University College of Northern Denmark, que é uma instituição de cursos técnicos e profissionalizantes.

estudar-nos-países-nórdicos-aalborg

Odense

Com pouco menos de 200 mil habitantes, Odense é a terceira maior cidade da Dinamarca e já foi um dos principais centros industriais do país. Hoje é um importante centro comercial na ilha de Funen, no sudoeste dinamarquês.  A Universidade do Sul da Dinamarca (SDU) é a principal da cidade e tem cerca de 27 mil estudantes.

Um fato curioso é que Odense é a cidade de origem de Hans Christian Andersen, autor de centenas de contos de fadas mundialmente amados. Aliás, há um grande número de museus, esculturas e atrações dedicadas ao escritor e as suas obras. Por lá você também irá encontrar várias galerias de artes e até um zoológico.

Por fim, Odense ainda conta com  indústrias de grande porte, principalmente na área de robótica, oferecendo ótimas oportunidades de estágio e emprego para estudantes recém-formados.

estudar-nos-países-nórdicos-odense

Estudar nos países nórdicos: Finlândia

Helsinque

Helsinque é a capital da Finlândia e também a maior cidade do país. Localizada no litoral, é formada por várias ilhas e tem uma beleza natural que encanta todos os visitantes, além de uma boa diversidade cultural. Com um custo de vida um pouco menor que as outras capitais nórdicas, Helsinque também conta com um bom número de instituições de ensino superior renomadas, mais precisamente 12, atraindo vários estudantes estrangeiros.

A maior é a Universidade de Helsinque, com cerca de 38 mil alunos. Em seguida vem a Universidade de Aalto, que foi  criada em 2010 a partir da fusão de três grandes universidades finlandesas: a Universidade de Tecnologia de Helsinque, a Escola de Economia de Helsinque e a Universidade de Arte e Design de Helsinque. A Universidade de Aalto na verdade fica localizada em Espoo, uma cidade que faz parte da região metropolitana de Helsinque.

Outras instituições importantes da capital finlandesa são a Metropolia University of Applied Sciences, a Escola de Economia Hanken, a Universidade de Artes de Helsinque, a Diaconia University of Applied Sciences (Diak), a Universidade de Ciências Aplicadas Haaga-Helia e a Universidade de Ciências Aplicadas HAMK Häme.

estudar-nos-países-nórdicos-helsinki

Turku

Turku é a cidade mais antiga da Finlândia e a terceira em população. Também é a cidade do país com a maior incidência de etnias diferentes em sua população, já que existem pessoas de mais de 100 nacionalidades diferentes vivendo por lá. Isso de deve bastante as duas principais universidades da cidade, que atraem vários estudantes estrangeiros. A principal delas é a Universidade de Turku, que tem cerca de 18 mil estudantes. A outra é a Universidade Åbo Akademi, uma instituição de língua sueca com cerca de 8 mil alunos. Outro importante centro de ensino é a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, com quase 10 mil alunos.

estudar-nos-países-nórdicos-turku

Tampere

Tampere é a segunda maior cidade da Finlândia e é cercada por lagos, oferecendo uma paisagem surreal para os seus moradores e visitantes. Também conta com um número considerável de reservas naturais e espaços verdes.  Mas, além da parte natural, Tampere também é um centro de pesquisa, inovação, educação e tecnologia. A cidade conta com duas universidades principais:  a Universidade de Tampere (que surgiu a partir da fusão da Universidade de Tecnologia de Tampere e da antiga Universidade de Tampere) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere.

estudar-nos-países-nórdicos-tampere

Oulu

Com quase duzentos mil habitantes, Oulu é a maior e mais importante cidade do norte do país, sendo a quarta em população considerando todas as regiões finlandesas. É um lugar que reúne hospitalidade, diversidade cultural e uma natureza digna de filme com uma tecnologia moderna marcada pelo incentivo à inovação e a pesquisa. A principais universidades da cidade são a Universidade de Oulu e a Universidade de Ciências Aplicadas de Oulu (OAMK).

estudar-nos-países-nórdicos-oulu

Estudar nos países nórdicos: Islândia

Reykjavik

Reykjavik é a capital e maior cidade da Islândia, com uma população de 130 mil habitantes. É o centro político, cultural e econômica do país e o ponto de chegada dos turistas que aterrizam em terras islandesas todos os anos atraídos pelas suas belezas naturais.

Aliás, vale lembrar que a Islândia fica bastante isolada do restante dos países nórdicos, já que é uma ilha ao norte do Reino Unido. É um país único dentro da Europa que passou por um grande desenvolvimento nos últimos 65 anos, se transformando de uma das nações mais pobres e menos desenvolvidos do continente após a Segunda Guerra Mundial, para um dos lugares com a melhor qualidade de vida do mundo hoje em dia.

Na capital, as duas principais universidades são a Universidade da Islândia , fundada em 1911, e a Universidade de Reykjavik, fundada em 1998. Juntas, as duas contam com cerca de 18 mil alunos.

estudar-nos-países-nórdicos-reykjavik

Estudar nos países nórdicos: Ranking

Agora que você já sabe quais são as melhores cidades para estudar nos países nórdicos, descubra qual é o desempenho das universidades citadas nesse texto no ranking da QS World Universities 2021. Atenção: nem todas as instituições que mencionamos aqui aparecem na lista.

Universidade Cidade País Posição no ranking mundial 
Universidade de Copenhague Copenhague Dinamarca 76
Universidade de Lund Lund Suécia 97
Instituto Real de Tecnologia (KTH) Estocolmo Suécia 98
Universidade Técnica da Dinamarca Copenhague Dinamarca 103
Universidade de Helsinque Helsinque Finlândia 104
Universidade de Oslo Oslo Noruega 113
Universidade de Uppsala Uppsala Suécia 124
Universidade de Aalto Espoo Finlândia 127
Instituto de Tecnologia Chalmers Gotemburgo Suécia 139
Universidade de Aarhus Aarhus Dinamarca 147
Universidade de Estocolmo Estocolmo Suécia 181
Universidade de Bergen Bergen Noruega 194
Universidade de Gotemburgo Gotemburgo Suécia 202
Universidade de Turku Turku Finlândia 287
Universidade de Aalborg Aalborg Dinamarca 305
Universidade de Umeå Umeå Suécia 333
Universidade do Sul da Dinamarca Odense Dinamarca 353
Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia Trondheim Noruega 360
Universidade de Oulu Oulu Finlândia 408
Universidade de Tampere Tampere Finlândia 409
Universidade de Tromsø Tromsø Noruega 416
Universidade Åbo Akademi Turku Finlândia 571-580

Universidade do Intercâmbio

Quer conquistar a sua oportunidade de intercâmbio dos sonhos em um dos países nórdicos ou em qualquer outro lugar do mundo? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.