6 passos para conquistar um estágio na Europa

Morar e fazer um estágio na Europa é seu sonho? Pois saiba que ele pode se tornar realidade! Além de ser totalmente possível, ainda é uma ótima oportunidade de ganhar experiência internacional no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, vivenciar o estilo de vida europeu por alguns meses ou até mais. Mas afinal, como conquistar um estágio no Velho Continente? É o que vamos te ensinar nesse texto!

Estágio na Europa: 6 passos para conquistar um

Pesquise as melhores cidades europeias para a sua área

A menos que você esteja disposto a conseguir um estágio em uma cidade ou país europeu específico, convém pesquisar onde seu histórico e suas habilidades podem ser mais bem utilizados. Conversar com profissionais do seu setor sobre onde na Europa você pode ter mais oportunidades é um bom ponto de partida.

Você está procurando estagiar em uma grande empresa, numa ONG, num museu, num ateliê de moda ou num jornal? Algumas cidades europeias se destacam mais em certas áreas, e pesquisar com antecedência pode te ajudar a encontrar o estágio ideal. Por exemplo, se o setor bancário e comercial é o seu campo, convém considerar um estágio em Londres - um centro financeiro. Se a moda é sua paixão, Milão pode ser ideal. Você ama história da arte e museus? Vale a pena considerar Paris ou Roma, então.

1-estagio-na-europa Amsterdã é outra cidade que se destaca na área cultural

Avalie suas habilidades no idioma

Se você fala mais de um idioma - especialmente se for o idioma falado no país em que deseja trabalhar -, provavelmente vai ter mais chances de conseguir um estágio na Europa. Por mais que falar inglês seja útil para qualquer estágio, ter uma proficiência em um outro idioma vai te dar mais opções.

Seja realista sobre suas habilidades no idioma e pesquise se é provável que seu setor exija um outro idioma além do inglês antes de começar a planejar sua experiência internacional. Se você sabe que deseja trabalhar em um país específico, pode começar a aprender a língua desse país com um ou dois anos de antecedência, para te ajudar a conseguir o estágio dos seus sonhos.

Se você não fala um outro idioma, não se preocupe. Nem todos os estágios exigem isso. Limitar sua pesquisa a países nos quais o inglês é o idioma principal também pode ajudar a concentrar sua pesquisa!

Faça um planejamento e estipule seu orçamento

Ninguém gosta de falar sobre finanças, mas definir um orçamento é uma parte importante na hora de planejar seu estágio na Europa, uma vez que pode te ajudar a ter expectativas realistas sobre onde pode trabalhar e quanto pode ser necessário para pagar aluguel, comida, transporte e outros extras enquanto estiver no exterior. Lembre-se de que, embora possa ser remunerado, você pode precisar complementar seus gastos - principalmente se optar por trabalhar em uma cidade mais cara, como Paris, Londres ou Milão.

3-estagio-na-europa Definir seu orçamento evita que você passe perrengues durante seu estágio na Europa

Encontre o seu estágio

Existem diversas formas diferentes de encontrar um estágio na Europa. Primeiramente, você pode fazer uma lista das empresas com as quais você mais gostaria de estagiar e enviar e-mails especulativos. Neles, anexe seu currículo (adaptado para o padrão europeu) com uma pequena carta de apresentação, explicando por que você gostaria de trabalhar com elas e se colocando à disposição para caso surjam novas vagas.

Além disso, você pode procurar em sites especializados em divulgação de vagas, como o LinkedIn, por exemplo, ou então colocar seu network em ação e verificar se algum conhecido tem alguma vaga para te indicar!

Pesquise suas opções de visto

O tempo que você deseja estagiar na Europa vai determinar se você precisa ou não de um visto. É importante pesquisar e entender suas opções de visto para que você possa responder a perguntas caso o seu possível empregador te questione. Para estágios de 90 dias ou menos, você provavelmente não vai precisar de um visto. No entanto, se o estágio na Europa durar mais que 3 meses, é necessária uma autorização do governo do seu país de destino.

Para isso, você vai precisar entrar em contato com seu empregador para concluir a documentação necessária, requisitada pelo consulado ou embaixada, antes de realmente ir para o estágio. Além disso, é preciso estar preparado(a) para iniciar esse processo vários meses antes da data de início planejada.

2-estagio-na-europa Não deixe para dar entrada no visto de última hora

Seja otimista e tenha a mente aberta

A dica número 1  para conseguir um estágio na Europa é manter a mente aberta. Se você é fluente em um segundo idioma, segmentar um país específico pode te ajudar a encontrar o estágio ideal. Conhecer o setor em que você deseja trabalhar também pode ajudar na sua escolha. No entanto, se seu principal objetivo é conseguir um estágio na Europa, estar aberto(a) a vários locais e tipos de empresas pode garantir que você tenha mais chances de encontrar um.

Intercâmbio com a UDI

Gostou das nossas dicas para conquistar um estágio na Europa? Então, que tal começar a se preparar de maneira mais focada para conseguir sua oportunidade internacional? A nossa mentoria especializada pode te ajudar em todo esse processo! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

02 Mai 2020

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024