Não há dúvidas de que o MIT é uma das melhores universidades do mundo. Prova disso é que a instituição está, há 9 anos, em primeiro lugar no QS World University Rankings! Outra evidência disso é o sucesso dos ex-alunos do MIT: muitos deles são empresários, cientistas e comunicadores de prestígio (e, somados, contam com mais de 90 prêmios Nobel!). Conheça agora sete pessoas que passaram pelo instituto e deixaram sua marca!

Ex-alunos do MIT que mudaram o mundo

1. Buzz Aldrin

Segunda pessoa a andar na Lua, Edwin "Buzz" Aldrin fez seu doutorado em Astronáutica no MIT, em 1963. Sua dissertação foi intitulada "Técnicas de orientação em linha de visão para encontros orbitais tripulados". A primeira impressão que teve da Lua foi de que se tratava de uma “desolação magnífica”, expressão que se tornou o título de uma de suas autobiografias. 

Também ex-oficial da Força Aérea dos Estados Unidos e piloto de comando, Buzz expressou recentemente seu apoio a uma missão tripulada a Marte e à colonização do planeta até 2040. Ah, e o nome dele inspirou o do Buzz Lightyear, de Toy Story.

Buzz Aldrin no Cloud Summit, em 2016 (Gage Skidmore/Wikimedia Commons)

2. Ilene S. Gordon

Ilene S. Gordon, CEO e presidente da Ingredion, cursou Matemática no MIT em 1975, mas depois mudou de ideia sobre se tornar professora e decidiu entrar no mercado de Negócios, se tornando mestre pela MIT Sloan School of Management em 1976. Ela recebeu amplo reconhecimento por seu sucesso e foi classificada em 45º lugar na lista das 50 mulheres mais poderosas nos negócios, da revista Fortune, em 2015.

Ilene em um evento da Fortune (Wall Street Journal)

3. Jonah Peretti

Co-fundador e CEO do BuzzFeed e um dos co-fundadores do The Huffington Post, Jonah Peretti se formou, primeiramente, na Universidade de Califórnia em Santa Cruz, mas se tornou um dos ex-alunos do MIT ao concluir a pós-graduação no Media Lab da universidade. 

Enquanto estava lá, ele se tornou conhecido após uma troca de e-mails com a Nike se tornar viral. Ele cunhou o termo “reblog” e continuou a usar seu conhecimento sobre redes sociais para desenvolver o BuzzFeed, de modo que os usuários encontrassem no site notícias, listas e dicas.

Jonah Peretti (Max Morse/Wikimedia Commons)

4. Shirley Ann Jackson

Em 1973, Shirley Ann Jackson se tornou a primeira mulher afro-americana a obter um doutorado no MIT. Tendo estudado Física Nuclear, ela foi presidente da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos durante o governo Clinton, e agora é presidente do Instituto Politécnico Rensselaer, uma prestigiada instituição de ensino superior localizado no estado de Nova York. 

Em 2007, o National Science Board concedeu a Shirley o prêmio Vannevar Bush por "uma vida inteira de realizações em pesquisa científica, educação e contribuições para políticas públicas", e ela também ganhou uma Medalha Nacional de Ciência em 2016, por seu trabalho com matéria condensada e física de partículas.

Shirley recebendo a Medalha Nacional de Ciência do então presidente dos EUA, Barack Obama (Rensselaer Polytechnic Institute/Wikimedia Commons)

5. Robin Chase 

Tendo se formado na MIT Sloan School of Management com um mestrado em Administração, em 1986, Robin Chase tornou-se uma empreendedora de sucesso na área de transporte, fundando seu próprio serviço de compartilhamento de carro, o Buzzcar, além de ser co-fundadora e ex-CEO da Zipcar, a maior empresa de compartilhamento de carros do mundo.

Além de fazer parte dos ex-alunos do MIT, em 2014 ela recebeu um PhD honorário do Instituto de Tecnologia de Illinois e um Prêmio de Liderança Feminina do Harvard College.

Robin Chase (James Duncan Davidson/The Beam)

6. Kofi Annan

Kofi Annan foi o sétimo Secretário-Geral das Nações Unidas — de 1997 a 2006 — e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2001 por “seu trabalho por um mundo mais organizado e mais pacífico”. Ele também criou a Fundação Kofi Annan, uma organização independente, sem fins lucrativos, que trabalha para promover uma melhor governança internacional e apoiar as habilidades de pessoas e países para alcançar um mundo mais justo e pacífico. 

Após sua morte em agosto de 2018, o atual secretário-geral da ONU, António Guterres, chamou Kofi Annan de "um campeão pela paz e uma força orientadora para o bem". Ele está no grupo dos ex-alunos do MIT pois fez o seu mestrado na instituição, participando do programa Sloan Fellows.

Kofi Annan em 2011 (Jmquez/Wikimedia Commons)

7. Katharine McCormick

Katharine McCormick se formou no MIT em 1904, com um bacharelado em Biologia, e se envolveu com filantropia e com a luta pelo sufrágio feminino. Ela financiou a maior parte da pesquisa necessária para desenvolver a primeira pílula anticoncepcional e continuou a financiar pesquisas sobre o controle da natalidade nos anos sessenta. Após sua morte, em 1967, ela destinou US$ 5 milhões à Stanford University School of Medicine para apoiar as cientistas da instituição.

Katharine McCormick em 1913 (Bain/Wikimedia Commons)

Intercâmbio com a UDI

A história de qual desses ex-alunos do MIT mais te inspirou? Conta pra gente aqui nos comentários! Se você quiser seguir os passos deles e estudar nessa ou em outras universidades de prestígio internacional, pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada para se preparar. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!