Ser aceito no MIT é o sonho de muita gente. E não é para menos, já que a universidade foi considerada a melhor do mundo no QS World University Rankings de 2020. Mas você sabe, ao certo, o que é preciso para chegar até lá? Trouxemos aqui um panorama das aprovações do Massachusetts Institute of Technology para te ajudar a se preparar para fazer a sua aplicação. Confira!

Qual é o caminho para ser aceito no MIT?

O MIT é uma das universidades mais seletivas do mundo. Atualmente, a taxa de aceitação por lá é de 6,7%, o que significa que ele aceita apenas cerca de 7 pessoas para cada 100 que se candidatam a uma vaga.

Uma taxa de aceitação de 6,7% significa que o instituto é extremamente competitivo para entrar. Sendo assim, você vai precisar de excelentes notas, altas pontuações em testes como SAT e ACT, essays e cartas de recomendação para ser aceito no MIT.

1-ser-aceito-no-mit

Grande domo do MIT

Prazos e requisitos da aplicação para o MIT

O MIT tem seu próprio processo seletivo. Isso quer dizer que ele não aceita inscrições pela Common Application, Coalition Application ou Universal Application. Aqui estão todos os requisitos para aplicação no MIT:

  • O MIT exige que todos os alunos enviem notas no SAT, ACT ou TOEFL. Os calouros também devem enviar duas notas referentes ao SAT Subject Tests: uma de Matemática e uma de Ciências.
  • O MIT exige que todos os alunos enviem cinco essays curtos como parte da aplicação.
  • A universidade pede que todos os alunos enviem ao menos duas cartas de recomendação.
  • Não há requisitos específicos para os cursos do MIT.
  • Para alguns cursos, no entanto, é preciso enviar portfólios. Você pode encontrar uma lista desses cursos e requisitos aqui.

O prazo regular de aplicação para a universidade é o dia 1º de janeiro. Os candidatos são notificados da aprovação (ou não) em meados de março.

É possível se inscrever como early application ou action?

Sim, a universidade permite que os candidatos apliquem como early action. Isso significa que você pode se inscrever e ser aceito no MIT meses antes de outros alunos, mas não precisará se comprometer com o instituto se for aprovado. O prazo para inscrição nessa modalidade vai até 1º de novembro e os estudantes são notificados do resultado do processo seletivo em meados de dezembro.

De acordo com as estatísticas de admissões do MIT para a turma de 2022, os candidatos que se inscreveram mais cedo não tiveram nenhuma vantagem significativa sobre os alunos que se inscreveram no prazo regular. Para ambos os prazos de admissão, pouco menos de 7% dos aplicantes foram aceitos. 

2-ser-aceito-no-mit

Simmons Hall, no campus do MIT

Qual GPA é preciso para ser aceito no MIT?

O MIT não especifica um requisito mínimo de GPA e não libera o GPA médio dos candidatos admitidos. Porém, devido ao calibre dos estudantes aceitos pela instituição, podemos supor que o GPA médio é bastante alto. Isso quer dizer que você deve procurar sempre tirar notas altas, de preferência o total da disciplina que está cursando.

Além das notas em si, o MIT também presta atenção na carga horária e na dificuldade das disciplinas que o candidato já teve. Com isso, eles querem saber se você está se desafiando. Dessa forma, é importante que você participe de aulas mais avançadas ou até mesmo curse disciplinas isoladas em uma outra universidade (talvez até mesmo aqui do Brasil) para mostrar que você não tem medo de desafios acadêmicos.

Notas nos ENEMs Americanos

Como dissemos anteriormente, para ser aceito no MIT, você vai precisar apresentar notas no SAT ou no ACT, os chamados “ENEMs americanos”. Vamos ver quais são as pontuações que você precisa para ser aceito no MIT:

SAT

A média dos candidatos ao MIT fica entre 1520 e 1580 em uma escala de 1600 no SAT. Em outras palavras, 75% dos estudantes admitidos têm uma pontuação acima de 1520 nessa prova. Isso quer dizer que você vai precisar chegar o mais perto possível de uma pontuação perfeita para garantir que tenha chances de ser aceito no MIT.

Felizmente, o MIT usa a pontuação da “seção mais alta” (também conhecida como “superscore“). Basicamente, o superscore significa que o MIT vai considerar as pontuações mais altas de cada seção em todos as edições do SAT que você participou (e enviou com a aplicação). Essa política de pontuação é uma boa notícia para quem quer entrar na universidade, pois significa que você pode se preparar e refazer a prova sem se preocupar em prejudicar suas pontuações anteriores.

ACT

Não é surpresa que os alunos admitidos também tenham altas pontuações no ACT. Os 75% melhores admitidos na universidade obtêm 34 ou mais pontos no teste. Com tantos candidatos com notas nesse patamar, uma pontuação mais baixa não será muito impressionante e vai diminuir suas chances de ser aceito no MIT. Felizmente, nesse caso também é utilizado o superscore. 

4-ser-aceito-no-mit

Stratton Student Center, prédio do MIT

Essays

O MIT exige que você responda cinco perguntas em seus essays, de forma curta (cerca de 250 palavras, no máximo). Essas perguntas se relacionam a vários aspectos da sua vida, como o que você faz por diversão, em que departamento da instituição você está interessado(a), uma maneira de contribuir com sua comunidade, uma descrição de sua formação e um desafio que você enfrentou em sua vida.

Essas redações do processo seletivo do MIT são projetadas especificamente para conhecer melhor o candidato e saber mais sobre seus interesses e sua história. Lembre-se: o MIT quer admitir alunos interessantes e com histórias interessantes. A universidade valoriza muito o fato de ter alunos com peculiaridades e paixões únicas, e não apenas notas altas nos testes.

Aqui estão os prompts para essay da processo seletivo 2019-2020: 

  • We know you lead a busy life, full of activities, many of which are required of you. Tell us about something you do simply for the pleasure of it. (100 words or fewer)
    Sabemos que você leva uma vida agitada, cheia de atividades, muitas das quais são necessárias para você. Conte sobre algo que você faz simplesmente por prazer. (100 palavras ou menos)
  • Although you may not yet know what you want to major in, which department or program at MIT appeals to you and why? (100 words or fewer)
    Por mais que você ainda não saiba qual curso deseja fazer, qual departamento ou programa do MIT te agrada e por quê? (100 palavras ou menos)
  • At MIT, we bring people together to better the lives of others. MIT students work to improve their communities in different ways, from tackling the world’s biggest challenges to being a good friend. Describe one way in which you have contributed to your community, whether in your family, the classroom, your neighborhood, etc. (200-250 words)
    No MIT, reunimos pessoas para melhorar a vida de outras pessoas. Os alunos do MIT trabalham para melhorar suas comunidades de maneiras diferentes, desde enfrentar os maiores desafios do mundo até ser um bom amigo. Descreva uma maneira pela qual você contribuiu para a sua comunidade, seja na sua família, na sala de aula, na sua vizinhança etc. (200-250 palavras)
  • Describe the world you come from; for example, your family, clubs, school, community, city, or town. How has that world shaped your dreams and aspirations? (200-250 words)
    Descreva o mundo de onde você vem; por exemplo, sua família, clubes, escola, comunidade, cidade ou vila. Como esse mundo moldou seus sonhos e aspirações? (200-250 palavras)
  • Tell us about the most significant challenge you’ve faced or something important that didn’t go according to plan. How did you manage the situation? (200-250 words)
    Nos conte sobre o desafio mais significativo que você enfrentou ou algo importante que aconteceu e não foi conforme o planejado. Como você gerenciou a situação? (200-250 palavras)

Intercâmbio com a UDI

Quer aumentar suas chances de ser aceito no MIT? Então conte com todo o apoio da nossa mentoria especializada para conquistar sua oportunidade internacional. Faça agora mesmo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos