Onde fazer faculdade? Essa é uma dúvida comum entre muitos estudantes que estão se preparando para começar essa fase da vida. Mas com tantas opções de universidades para escolher tanto no Brasil como no exterior, fazer essa escolha pode ser um trabalho complicado. Mas com alguns passos simples você pode deixar essa tarefa mais fácil. Para te ajudar com isso reunimos algumas dicas de como escolher a universidade certa para o seu perfil. 

Onde fazer faculdade: 7 dicas para te ajudar nessa decisão

Pesquise sobre o conteúdo do curso em diferentes universidades 

O primeiro passo pode até parecer bobo, mas é um bom ponto de partida. Fazer uma boa decisão de qual curso frequentar pode te poupar de diversas dores de cabeça no futuro. E a melhor maneira de fazer isso é com pesquisas. 

A maioria das universidades têm áreas específicas dos seus sites para mostrar o conteúdo dos cursos oferecidos. É importante tentar combinar esse conteúdo com seus próprios interesses. Além disso, considere como isso vai afetar suas aspirações de carreira.

Não pare no conteúdo do curso

Digamos que você escolheu seu curso e agora está pensando em qual universidade vai cursá-lo. O que as instituições oferecem além do conteúdo das aulas? Por exemplo: existe um programa de estágio ou de pesquisa? 

Algumas universidades têm melhores conexões com a indústria, outras já são mais fortes na parte de pesquisa, e por aí vai… O que importa é que isso pode fazer uma grande diferença na hora de se candidatar a empregos ou continuar os estudos após a formatura.

Coloque na balança a reputação da universidade

Nenhuma universidade é líder mundial em tudo. Portanto, é lógico que diferentes faculdades possuem diferentes pontos fortes. Se você quiser estudar Jornalismo, por exemplo, não é bom escolher uma universidade que tenha uma excelente reputação em Medicina. Uma pesquisa simples pode resolver isso! Ou seja, não leve em consideração apenas a performance geral da instituição na hora de decidir onde fazer faculdade. Se atente principalmente ao desempenho do seu curso de interesse. 

Considere a influência no seu currículo

Onde você estuda às vezes pode ser tão importante quanto o que você estuda. Vale a pena ter isso em mente ao fazer sua escolha. Se você não tiver certeza, a maioria dos países tem uma lista de melhores universidades, como a Ivy League nos EUA, o Russell Group no Reino Unido ou o Group of Eight na Austrália.

Pense além dos muros da universidade

Fica complicado frequentar o curso dos seus sonhos em um lugar que você detesta. Se quiser ficar no centro de uma cidade grande, leve isso em consideração. Da mesma forma, se você preferir um ambiente mais íntimo ou isolado, então considere essa fator. 

Por outro lado, é importante saber também suas opções de diversão. Isso porque a vida universitária vai além das aulas e dos trabalhos. Pesquise sobre clubes, parques e atividades encontrados próximos à universidade, para deixar a jornada mais leve. 

Analise o impacto financeiro

Mesmo que você consiga uma bolsa, o cálculo das dívidas pode não fechar no fim do mês. Por outro lado, é claro que “escolher a opção mais barata” não é exatamente um bom conselho. Nós recomendamos que você explore todas as opções disponíveis – mas sempre de forma realista.

Saiba sobre a cultura da universidade

Muitas universidades têm sua própria cultura ou identidade, geralmente baseadas em sua fundação. Por exemplo, existem instituições que são voltadas para um gênero específico ou baseadas em uma religião. 

Às vezes a cultura pode ser mais implícita. No Reino Unido, algumas universidades são mais conhecida pela vida noturna dos lugares onde elas estão localizadas. Já outras – como Oxford e Cambridge, por exemplo – são famosas por serem mais tradicionais e conservadores.

Escolher onde fazer faculdade não é uma decisão a se tomar de um dia para o outro. E muito menos deve ser baseada apenas em um sonho ou desejo. Por isso recomendamos que você procure um apoio de uma mentoria especializada para te ajudar nesse processo, tanto antes quando depois da escolha. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

 


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.