Um destino que vem fazendo muito sucesso recentemente entre os intercambistas é Malta. Embora seja famosa pelos cavaleiros templários, belas catedrais e praias deslumbrantes, a ilha européia é muito mais que um destino de férias. Descubra agora algumas razões pelas quais você deveria fazer intercâmbio em Malta!

6 motivos para fazer intercâmbio em Malta

Malta é um destino incrível para quem fala ou quer aprender inglês

Para os estudantes que não se sentem confortáveis em um ambiente totalmente estranho, Malta é um destino maravilhoso. Além de ser um país de língua inglesa (o maltês e o inglês são as línguas oficiais do país), estudantes e imigrantes de todo o mundo vivem na ilha. Isso torna o país muito diversificado e acolhedor! Quem fala inglês vai ser capaz de se comunicar e se deslocar com facilidade pela ilha.

Já para quem procura um destino para estudar inglês, Malta também é uma boa opção que, aliás, tem recebido cada vez mais pessoas com esse mesmo objetivo. Por conta disso, a oferta de cursos de inglês na ilha é bem grande.

Malta é a casa de uma das universidades mais antigas do mundo

A Universidade de Malta é uma das universidades mais antigas do mundo (fora do Reino Unido). Fundada em 1592, a instituição oferece aos alunos diversos cursos bem avaliados e possui um dos mais renomados programas de Artes Cênicas de toda a Europa. Quem quiser estudar Música, Dança ou Teatro vai encontrar o departamento da área muito forte por lá, com professores reconhecidos internacionalmente.

valetta-intercambio-em-malta

Antigo prédio da Universidade de Malta em Valletta, capital do país.

É possível trabalhar durante o intercâmbio em Malta

Um dos grandes problemas de quem decide passar um tempo estudando no exterior é a impossibilidade de conciliar estudo e  trabalho, devido a leis de imigração que proíbem isso em alguns países. Felizmente esse é um problema que não acontece na vida dos estudantes que optam por fazer intercâmbio em Malta. Por lá, estrangeiros matriculados em cursos de inglês podem trabalhar até 20 horas por semana a partir de 3 meses de estudos completos. Mas essa licença é permitida por no máximo 1 ano.

No caso de quem pretende passar mais tempo por lá (estudantes universitários, por exemplo), é necessário solicitar uma autorização de residência para  se candidatar a qualquer tipo de trabalho na ilha.

O clima, a cultura e a culinária são extraordinários

Se você gosta de boa comida, clima agradável e uma vida noturna agitada, Malta é a ilha perfeita para você! O país tem alguns dos melhores pratos do mundo. As receitas de lá geralmente incluem massas frescas, azeite e frutos do mar. O peixe nacional, por exemplo, é o lampuka, mas o atum e algumas outras espécies marinhas também são encontrados em abundância e podem ser apreciados em uma variedade de receitas. Malta também é famosa por seus doces, como os pastizzi, que são o lanche perfeito depois de um longo dia de trabalho ou de uma noite de festa. 

Falando em festas, Malta tem uma variedade enorme de clubes e boates. Os fãs de música ao vivo vão adorar os bares à beira-mar. Como o clima é absolutamente maravilhoso na maior parte do ano, também quase sempre há shows ao ar livre.

bar-intercambio-em-malta

É muito comum bares e restaurantes na beira da praia em Malta.

Malta é perfeita para quem gosta de atividades ao ar livre

Malta é um paraíso para quem gosta de atividades ao ar livre, como escalada, caminhada, esportes aquáticos, futebol, vela ou de simplesmente ficar deitado na praia. Aliás, mergulhar em Malta é emocionante, pois a vida marinha nas águas maltesas é uma das mais diversas e coloridas do Mediterrâneo.

Com aproximadamente 250 quilômetros de costa, é impossível não encontrar uma praia sensacional por lá. As praias maltesas variam entre grandes e públicas, com todos os restaurantes, bares e casas noturnas por perto; e refúgios pequenos e quase desertos, onde os visitantes podem se afastar por algumas horas para um mergulho particular.

comino-intercambio-em-malta

Praia em Comino, uma das ilhas que formam Malta.

Malta é um dos países mais seguros do mundo

Apesar de as áreas mais turísticas de Malta terem os mesmos problemas de outras regiões turísticas do mundo, como batedores de carteira e golpistas, a ilha foi considerada, em 2019, como o país mais seguro da Europa para se viver. Para chegar nessa conclusão, foram levados em conta fatores que incluem o crescimento econômico, a liberdade de imprensa e a segurança das mulheres.

Se você ficou interessado(a) em fazer intercâmbio em Malta, invista neste sonho sem medo! E, para começar a se preparar para esse momento, conte com a nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos