A Europa, os Estados Unidos e o Canadá costumam ser as primeiras opções de quem quer fazer um intercâmbio. Porém, todos esses lugares têm moedas muito valorizadas e custos de vida elevados. Por isso mesmo fazer um intercâmbio na América Latina pode ser uma opção mais viável. Mas será que vale a pena e quais são os melhores destinos? É isso que você descobre neste texto!

Vale a pena fazer intercâmbio na América Latina?

Não dá para negar, a América Latina não é um destino tão glamouroso quanto a Europa. Mas se engana quem pensa que escolher fazer o seu intercâmbio em um dos nossos países vizinhos não é uma boa opção. Na verdade, existem várias razões que fazem com que fazer um intercâmbio na América Larina valha a pena. Algumas delas são:

1. É muito acessível

Sem dúvidas uma das principais vantagens de escolher um país latino-americano para fazer intercâmbio é o preço. Esse fator se aplica a praticamente todas as despesas da sua viagem. Se você está com o orçamento apertado vai gostar de saber que escolhendo a América Latina você economiza com:

Passagens

O Brasil fica na América Latina, por isso, a distância entre o nosso país e as outras nações latino-americanas é menor quando comparada às nações europeias. Ir e voltar da Argentina de avião pode sair por menos de 1.500 reais, partindo de São Paulo.

Mas, dependendo de onde você está saindo e para onde você quer ir, você nem vai precisar de um avião. Viajar para a Argentina, Uruguai e Colômbia, por exemplo, pode ser feito tranquilamente usando ônibus ou carros, o que sai muito mais em conta.

Custo de vida

Sabendo que o Brasil é a maior economia da América Latina, podemos ter a impressão de que o custo de vida aqui seria mais caro que nos outros países latinos. Mas essa afirmação nem sempre é verdadeira.

Morar no Brasil pode sair mais barato que no Chile ou no México. Além disso, o custo de vida em Buenos Aires, a capital Argentina, é apenas 6% menor que no Rio de Janeiro. Ainda assim, os preços de alimentação e moradia na América Latina são muito menores do que aqueles pagos em lugares como a Espanha, os Estados Unidos ou o Canadá.

Os valores dos cursos

Quem sai do país para fazer um intercâmbio costuma escolher estudar alguma coisa nesse período. O mais comum é optar por um curso de idiomas ou um curso superior, de graduação ou pós-graduação.

Como era de se esperar, esses cursos costumam ser cobrados na moeda local de cada nação. Como o real é mais valorizado que as moedas dos outros países latinos, os preços cobrados são mais acessíveis para nós.

Além disso, em alguns casos, como na Argentina, os brasileiros podem fazer um curso de graduação de graça. Assim como no Brasil, a educação universitária pública de lá é gratuita. E isso não significa perda de qualidade. A Universidade de Buenos Aires (UBA) é a melhor entre as latinas para o QS World University Ranking.

2. É um bom lugar para aprender espanhol

Hoje em dia cada vez mais pessoas dominam o inglês. Nesse cenário, aprender espanhol pode ser um diferencial na hora de ingressar no mercado de trabalho. Se você procura um lugar para treinar o idioma, a América Latina é o destino ideal para você.

Estudar espanhol na América do Sul: 6 destinos incríveis

É verdade que a língua teve origem na Espanha, mas hoje, a maioria dos países que falam espanhol como língua oficial ficam na América Latina. Por isso, muitas pessoas optam pelos países latinos na hora de aprender o idioma. Por lá, é fácil encontrar cursos da língua por um preço razoável e até voltados especificamente para brasileiros.

via GIPHY

3. Existem muitas opções de destinos

A América Latina é composta de 20 países, incluindo o Brasil. Ou seja, você tem 19 opções de destinos para escolher! E o melhor, esses países estão espalhados do Hemisfério Norte ao Sul. Isso significa que você pode ter acesso a culturas e paisagens totalmente diferentes.

Muita gente pensa que a América Latina é toda igual, já que foi colonizada pelos povos ibéricos. Mas o que essas pessoas esquecem é a influência que tanto os povos vindos da África quanto os nativos da América tiveram em cada região.

A cultura do povo mexicano é totalmente diferente da dos argentinos ou colombianos. Ou seja, na América Latina você tem 19 oportunidades para conhecer novas culinárias, músicas, danças e até línguas muito diferentes, já que em alguns países os dialetos nativos ainda estão presentes.

4. Você pode escolher entre vários tipos de intercâmbio

Quem busca por intercâmbios na América Latina geralmente está interessado em aprender espanhol. Essa, sem dúvida, é uma ótima opção. Mas os países latino-americanos têm muito mais a oferecer!

Duas ótimas opções para quem quer economizar é apostar no work and travel ou no intercâmbio voluntário. Nos dois casos você troca o seu trabalho por hospedagem e, muitas vezes, alimentação.

A diferença entre os dois é que o intercâmbio voluntário tem impacto social, e o work and travel não. Exatamente por ter esse aspecto social, é bastante fácil encontrar vagas de voluntariado na América Latina, já que muitas ONGs atuam para diminuir a desigualdade social por aqui.

5. Algumas universidades são melhores que as brasileiras

Outra boa opção de intercâmbio na América Latina é fazer uma graduação ou pós-graduação. Os cursos oferecidos por algumas universidades latino-americanas são melhores do que aqueles encontrados no Brasil e até na Europa.

Qual é o ranking das melhores universidades do Brasil?

Para se ter uma ideia, das 10 melhores universidades da América Latina segundo o QS World University Ranking 2022, apenas duas são brasileiras. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ficaram em terceiro e sétimo lugar na região, respectivamente.

A Universidade de Buenos Aires é a melhor da América Latina (Foto: Roberto Fiadone/Wikimedia Commons)

Quais são as melhores universidades da América Latina?

Além de ter universidades melhores que as do Brasil, as principais instituições da América Latina tiveram um desempenho melhor no ranking do que as universidades europeias. É o caso da UBA e da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

A principal universidade da Argentina ficou com a 69.ª posição no ranking global, enquanto a mexicana está na 105.ª posição. A diferença já é  grande quando comparadas à USP, que está em 125.º lugar, mas a distância entre os primeiros lugares da Espanha e de Portugal é gritante.

Todas as cinco melhores universidades da América Latina ficaram na frente da tradicional Universidade de Barcelona. A melhor da Espanha ficou em 168.º lugar no mundo. Já a Universidade do Porto, melhor de Portugal em 2022, ficou 295.º lugar, atrás de 9 das 10 melhores instituições de ensino superior latino-americanas, que são:

Melhores universidades da América Latina

Nome

Colocação no ranking global QS

Localização

1. Universidade de Buenos Aires (UBA)

69.ª

Buenos Aires, Argentina

2. Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)

105.ª

Cidade do México, México

3. Universidade de São Paulo

121.ª

São Paulo, Brasil

4. Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC)

135.ª

Santiago, Chile

5. Tecnológico de Monterrey

161.ª

Monterrey, México

6. Universidade do Chile

183.ª

Santiago, Chile

7. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

219.ª

Campinas, Brasil

8. Universidade dos Andes

236.ª

Bogotá, Colômbia

9. Universidade Nacional da Colômbia

258.ª

Bogotá, Colômbia

10. Pontifícia Universidade Católica Argentina

322.ª

Buenos Aires, Argentina

No ranking das melhores universidades da América Latina temos uma forte presença de universidades da América do Sul. Com exceção das universidades mexicanas, todas as demais listadas ficam na nossa parte do continente.

Qual o melhor país da América Latina para estudar?

Deu para observar que Argentina, México, Chile e Colômbia são bons lugares para quem quer estudar fora. Neste tópico vamos comentar quais são as características de cada um desses lugares para que você faça a melhor escolha!

1. Argentina

A Argentina é, sem dúvidas, o melhor país da América Latina para estudar. Existem várias razões para isso. A primeira delas, claro, é a qualidade. A Universidade de Buenos Aires está entre as 100 melhores do mundo e outras 23 universidades do país entraram para a QS World University Ranking.

Como fazer faculdade na Argentina?

Outra prova de que o sistema de educação superior argentino é bom é sua colocação no QS System Strength. Essa lista avalia os melhores sistemas de ensino superior do mundo. Apenas 50 países são classificados e a Argentina ficou na 21.ª posição.

(Foto: Pixabay)

Essa colocação faz com que a Argentina seja considerado o melhor país para fazer faculdade na América Latina. O país mais próximo dessa posição é o Brasil, que conquistou a 23.ª posição do ranking, logo abaixo da Dinamarca.

Mas, além da qualidade, existem outros benefícios de escolher a Argentina para o seu intercâmbio. Um dos principais são os custos. Como a Argentina faz parte do Mercosul, você precisa de poucos documentos para estudar por lá. As passagens também são bem mais baratas e, o melhor de tudo, as universidades públicas locais são totalmente gratuitas na graduação!

2. México

Todo mundo sabe que o México é um país muito popular quando o assunto é turismo. Mas você sabia que muitos estudantes escolhem passar parte de sua vida acadêmica por lá? Segundo dados do governo, cerca de 45 mil alunos internacionais estão matriculados em alguma universidade mexicana.

Esses números são ainda maiores na educação pré-universitária. De acordo com a Secretaria de Educação Pública do país, cerca de 290 mil estudantes estrangeiros fazem alguma parte da educação básica no México.

Os Estados Unidos são o país que mais mandam estudantes para o vizinho, representando 48% do total. Em segundo lugar vem a América do Sul. Nossa região manda 26% dos alunos internacionais que estudam no México.

(Foto: Andre Deak/Flickr)

Parte desse sucesso se deve à qualidade do seu sistema de ensino superior. Ele se parece bastante com o que encontramos na Europa. Por lá as “licenciaturas” (bacharelado) duram quatro anos, a “maestría” (mestrado) leva dois anos para ser concluída e o “doctorado” (doutorado) mais quatro anos de estudos.

Ao todo, 24 universidades mexicanas integraram o QS World University Ranking de 2022. A QS também faz uma classificação dos 50 melhores sistemas de educação superior do mundo. Neste ranking, o país ficou em 31.º lugar, na frente de Portugal.

3. Chile

O Chile está logo atrás do México como um dos sistemas educacionais mais consistentes na América Latina. O país se classificou em 32.º lugar global no ranking dos sistemas de ensino superior da QS e tem 20 universidades entre as melhores do mundo do QS World University Ranking.

Uma das vantagens de escolher o Chile é que o país tem uma grande diversidade climática. Por lá você pode encontrar, desertos, montanhas e geleiras, já que o Chile é o segundo país mais ao sul do mundo, perdendo apenas para Thule do Sul, que pertence ao Reino Unido.

Não dá para negar as vantagens de estudar no Chile. Além da qualidade das instituições e dos pontos turísticos, o país é muito mais próximo que o México, por exemplo. Por outro lado, ir para o Chile pode sair bem mais caro.

(Foto: Pixabay)

No Chile tanto faculdades públicas quanto privadas cobram taxas de seus alunos. Além disso, morar no país não é nada barato. Segundo a calculadora de custos de vida Expatistan, o Chile é o terceiro país mais caro da América Latina, perdendo apenas para Costa Rica e Venezuela.

4. Colômbia

A Colômbia é um país alegre. Na verdade, essa alegria é tanta que os colombianos já foram classificados como o povo mais feliz do mundo, em 2015. Outra característica marcante do país é a sua biodiversidade. Estudar por lá significa poder conhecer belas praias e ficar pertinho da Floresta Amazônica.

Quando o assunto é educação, os colombianos também se saem bem. A Colômbia tem 19 universidades no QS World University Ranking 2022. Além disso, ela foi classificada pela instituição como o 34.º país com melhor sistema de educação superior do mundo.

(FotoJeisson Daniel Rondón/Wikimedia Commons)

Outra grande vantagem de escolher a Colômbia é o seu custo de vida. Para o Expatistan, o país é um dos mais baratos do mundo para se viver. Por outro lado, a segurança ainda pode ser um problema. segundo o GPI, a Colômbia tem um índice baixo de segurança, sendo o 144.º país mais seguro do mundo entre os 163 classificados.

Como economizar no seu intercâmbio?

Muita gente escolhe fazer intercâmbio na América Latina justamente por ser mais barato. Mas tem como deixar o bolso ainda mais aliviado. É só seguir essas dicas que reunimos para diminuir os gastos na sua viagem!

1. Conheça os custos extras de viagem antes

Quanto custa uma passagem para o seu destino? Você precisa de um visto de estudante? Quanto isso vai custar? Antes de tomar uma decisão final sobre o seu intercâmbio, você pode pesquisar um pouco mais sobre esses custos extras de viagem. 

Em alguns países, é necessário um visto de estudante e em outros não. Se você não puder pagar as taxas associadas ao visto, considere um local em que você não precisa de um. Nesse caso, os membros do Mercosul são as melhores opções.

2. Planeje e economize

Tempo é tudo. Se você perceber que não tem dinheiro suficiente economizado agora para sair do país, planeje trabalhar e economizar para o próximo ano. Assim, você vai ter mais dinheiro em caixa para ir para o exterior no futuro! De qualquer forma, tenha sempre tudo planejado e não faça loucuras.

3. Escolha um destino que combina com você e com o seu bolso

Felizmente, existem muitas cidades e locais em toda a América Latina onde você pode realmente se integrar à comunidade e encontrar maneiras baratas de se divertir no seu tempo livre. 

Adora ir à praia? Estude na Colômbia. Lá você vai poder visitar uma praia diferente a cada semana. Prefere música ao vivo? Então escolha uma cidade grande como Lima, onde você pode explorar diferentes casas de shows ou talvez assistir a um show gratuito no parque. Obcecado com a natureza? Viva em um paraíso como a Costa Rica!

via GIPHY

4. Calcule o custo de vida

Embora o custo de vida na América Latina seja geralmente menor do que em outras partes do mundo, ele varia de país para país. De qualquer forma, se você deseja fazer intercâmbio em um lugar onde as contas do dia-a-dia são mais baratas, aqui é o lugar! Não esqueça de sempre calcular o câmbio da moeda local, porque com isso o custo médio de vida pode diminuir.

5. Seja realista

Pode chegar um momento em que você percebe que sua viagem dos sonhos é simplesmente inacessível e você precisa fazer algumas concessões. É sempre bom manter a mente aberta quando se trata de um intercâmbio. 

Isso para que você possa escolher uma viagem que funcione tanto para suas metas pessoais quanto para não abrir um buraco em sua carteira. A flexibilidade é uma parte fundamental do estudo no exterior e pode até gerar aventuras inesperadas!

Como estudar espanhol de graça?

Um intercâmbio na América Latina pode sair bem mais barato que para destinos mais famosos. Além disso, como você viu, é possível fazer bem mais do que estudar espanhol. Mesmo assim, aprender o idioma é uma das atividades mais populares para quem quer conhecer os países latino americanos. Se esse é seu interesse, clique aqui e veja como aprender espanhol de graça em outro país!  

Este texto foi escrito por Lucas Almeida (2019) e Ana Resende Quadros (2021)