BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Intercâmbio no Chile: 5 vantagens de estudar por lá

A América Latina é um destino popular para quem quer aprender espanhol. Afinal, a região tem 20 países que falam espanhol como língua oficial. Além disso, esses lugares são muito diferentes entre si, com geografias de todos os tipos e culturas muito diversas. Essas características tornam os países latino-americanos interessantes mesmo para aqueles que não querem fazer um intercâmbio de idiomas.

Se você está em busca de um bom lugar para fazer intercâmbio na América Latina, o Chile pode ser uma boa opção. Duvida? Então veja neste post cinco vantagens de fazer um intercâmbio no Chile!

5 vantagens de fazer um intercâmbio no Chile

O Chile é um país de geografia curiosa, a começar por seus 4300 quilômetros de comprimento por apenas 175 quilômetros de largura. O nosso vizinho é um dos países que mais se aproximam do pólo sul. Ainda assim, também é lá que fica o deserto mais seco do mundo, o Atacama. Essa diversidade é, com certeza, um atrativo, mas não é o único (e nem o principal) para quem deseja buscar um intercâmbio no Chile.

Tem excelentes universidades

Você sabia que o Chile tem duas das 10 melhores universidades da América Latina? Segundo o ranking QS das melhores universidades do mundo, a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC) é a 121ª colocada do planeta e a quarta melhor latino-americana, seguida pela Universidade do Chile, que ocupa a 180º colocação geral e a 6ª na região.

Ambas as instituições são muito tradicionais. A UC existe desde 1888 e foi fundada por um bispo católico. Inicialmente ela oferecia os cursos de Direito, Ciências Físicas (que inclui vários saberes como Astronomia, Física, Geologia e Química) e Matemática.

intercâmbio_no_chileCampus Casa Central da PUC - Chile (foto: Karina Fuenzalida/Wikimedia Commons)

Hoje são oferecidos 62 cursos de graduação nas mais diversas áreas. Além disso, a universidade responde por 25% da pesquisa produzida no país e tem altas taxas de empregabilidade. A PUC - Chile, como é chamada aqui no Brasil,  é uma universidade privada, mas também é possível conseguir uma vaga na instituição com bolsa de estudos.

4 universidades da América do Sul

Já a Universidade do Chile é uma universidade pública com mais de 40 mil alunos espalhados por seus 320 programas acadêmicos. A instituição foi fundada em 1842, sendo a mais antiga universidade do país. Uma das principais vantagens de se estudar lá é a taxa de empregabilidade maior de 90%.

É um bom lugar para aprender espanhol

O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo e, especialmente para os brasileiros, aprender a língua é um diferencial. Como parte da América Latina e membro do Mercosul, o Brasil tem muitas relações comerciais com os países vizinhos. Por isso, aprender o espanhol falado aqui na América pode aumentar suas chances de conseguir um emprego.

E o que melhor do que aprender uma língua diretamente com os nativos, não é mesmo? Além de ter o espanhol como língua oficial, o Chile também faz parte do Mercosul, o que é outro motivo para estudar o idioma por lá.

Estudar espanhol na América do Sul: 6 destinos incríveis

São várias opções de escolas de idiomas no país. Alguns cursos te preparam até mesmo para o DELE, o principal teste de proficiência em língua espanhola. Nas universidades chilenas é fácil encontrar cursos de espanhol para alunos estrangeiros. A própria Universidade do Chile tem uma opção, mas esses cursos normalmente são pagos e giram em torno de 3 mil reais. Mas mesmo se você for para o Chile sem ingressar em um curso de espanhol, seu desempenho do idioma certamente vai melhorar muito através da prática. 

É de fácil acesso para os brasileiros

Geralmente, estudar fora do país requer uma série de documentos, incluindo tirar um passaporte e um visto. Mas, como o Chile e o Brasil são membros do Mercosul, esses documentos não são exigidos para a entrada de brasileiros no país. Para visitar o Chile e ficar lá por até 90 dias só é preciso ter um documento de identidade brasileiro emitido nos últimos 10 anos e em bom estado de conservação.Ou seja, o seu RG já é suficiente. 

Agora, se a sua intenção é fazer um curso longo, você também vai precisar pedir um visto de residência estudantil no país. Esse documento pode ser solicitado na embaixada chilena presencialmente ou pela internet quando se tem garantia de matrícula em uma universidade local. O visto tem validade de um ano e pode ser renovado.

Perrengues no intercâmbio: como evitar?

Existe ainda a opção de solicitar um visto Mercosul, que te possibilita morar no país durante 1 ano com direitos similares aos dos cidadãos chilenos. Isso quer dizer que, diferente do que acontece nos vistos convencionais no Chile, você vai ter direito de estudar e trabalhar no país tendo como o único requisito ser brasileiro. O visto de residência do Mercosul tem validade de 1 ano e pode ser renovado por mais 1 ano.

Tem uma boa qualidade de vida

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2019, o mais recente divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Chile tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado muito alto. Nosso vizinho é o 42º país melhor classificado da lista. Enquanto isso, o Brasil está em 79º lugar, com um IDH considerado elevado.

Outro ponto positivo é o transporte público. Por lá, a rede de metrôs e de ônibus são integradas, o que facilita a locomoção. Apesar de ter um custo de vida maior do que o do Brasil, o Chile também tem um sistema de segurança melhor que o brasileiro. Enquanto no Chile acontecem 4,4 assassinatos a cada 100 mil pessoas, essa taxa é de 15,9 no continente americano e de 27,4 no Brasil.

Tem lugares interessantes para conhecer

Como ninguém é de ferro, você, com certeza, vai querer passar algum tempo do seu intercâmbio se divertindo e aproveitando as atrações turísticas. O Chile também é um ótimo destino para quem tem esses planos. O país tem parte da Cordilheira dos Andes em seu território; é o lar das estátuas da ilha de Páscoa; tem lugares curiosos como o Deserto de Flores no Atacama; e abriga cidades lindíssica como a própria Santiago, Valparíso e Viña del Mar. Além disso, uma visita ao Chile significa ter acesso a ótimos vinhos!

Intercâmbio com a UDI

Se você tem vontade de fazer um intercâmbio no Chile ou em qualquer outro lugar do mundo, o primeiro passo é se preparar. Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você aprende todos os segredos sobre estudar fora do país com quem já esteve nas melhores universidades do exterior. Fique por dentro de mais de 60 tipos de intercâmbio com a gente. Quer saber como? Então faça seu teste de perfil agora mesmo clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

15 Abr 2021

Postagens recentes