Você é dessas pessoas que não dispensam viver à beira-mar e sonham em estudar em uma boa universidade mas sem deixar de curtir uma bela praia ensolarada nos fins de semana (ou não tão ensolarada assim, afinal estamos falando da terra da rainha rs)? Então confira agora quais são as 10 melhores universidades do litoral do Reino Unido.

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de Aberdeen

Fundada em 1495, a Universidade de Aberdeen, no nordeste da Escócia, ocupa a 207ª posição no QS World University Rankings 2021. Conta com quase 15 mil alunos, sendo a maioria deles (pouco mais de 10 mil) matriculada em cursos de graduação.

A universidade tem uma excelente reputação em qualidade de ensino e pesquisa e foi associada a cinco vencedores do Prêmio Nobel ao longo dos anos. O Marischal College, um dos prédios mais emblemáticos de Aberdeem, já pertenceu à universidade e até hoje abriga algumas atividades da instituição, embora atualmente seja a sede do Conselho da cidade.

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-Marischal-College
Marischal College (Foto: Wikimedia)

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de Bournemouth

A Universidade de Bournemouth foi classificada na faixa 751-800 no ranking da QS e fica na costa sul da Inglaterra, a duas horas e meia de carro de Londres. É uma instituição particularmente reconhecida por seus cursos de mídia e programas dedicados a assuntos de nicho, como Marketing de Alimentos e Arqueologia Forense.

Os estudantes da Universidade de Bournemouth podem desfrutar do melhor de dois mundos, já que a cidade de Bournemouth é um tradicional resort à beira-mar e, ao mesmo tempo, um lugar bastante movimentado e próspero economicamente. Também fica próxima de várias áreas naturais importantes da região, como a New Forest e a Costa Jurássica, considerada um patrimônio natural da humanidade pela UNESCO.

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-bournemouth
Bournemouth (Foto: Jack Pease/Flickr)

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de Aberystwyth

Fundada em 1872, a Universidade de Aberystwyth é conhecida por ter sido a primeira no mundo a estabelecer um departamento oficial de Política Internacional no ano de 1919, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Aninhada na costa oeste do País de Gales (no Mar da Irlanda), Aberystwyth é uma cidade pequena, mas bastante animada, graças à sua população estudantil e uma boa cena cultural, principalmente no mundo da música.

Atualmente classificada como a 485ª melhor universidade do mundo pela QS, a Universidade de Aberystwyth também já foi considerada, em várias ocasiões, como uma das 10 melhores do Reino Unido no quesito “satisfação dos alunos”.

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-Aberystwyth
Old College da Universidade de Aberystwyth (Foto: AberComms1/Wikipedia)

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de Ulster

Grande, diversificada e moderna, a Universidade de Ulster possui quatro campi na Irlanda do Norte e dois na Inglaterra. Dois desses campi estão situados em cidades litorânea: o de Coleraine ( sede administrativa da universidade) e o de Jordanstown, ambos na Irlanda do Norte.

Coleraine é uma pequena cidade de cerca de 25 mil habitantes que oferece uma excelente seleção de praias e montanhas. Já Jordanstown é ainda menor (menos de 6 mil habitantes), mas também possui uma área de praia e parques à beira-mar conhecida como Loughshore Park, que hospeda vários eventos ao longo do ano.

A Universidade de Ulster está atualmente na faixa 601-650 do ranking da QS e se destaca principalmente pela sua alta taxa de empregabilidade entre os alunos.

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-ulster
Loughshore Park em Jordanstown (Foto: Pastor Sam/Panoramio)

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de St. Andrews

Atualmente classificada na 96º entre as melhores universidades do mundo, a Universidade de St. Andrews é a mais antiga da Escócia, fundada em 1413. Também é a terceira mais antiga de todo o Reino Unido e uma das 20 melhores do país.

Com elegantes edifícios históricos, é também considerada uma das universidades mais bonitas do Reino Unido e já recebeu alunos ilustres como o príncipe William.

Os estudantes da instituição podem desfrutar de duas praias fantásticas: East Sands e West Sands. Essa última é particularmente notável, oferecendo quase dois quilômetros de areia ininterrupta, dunas e um campo de golfe mundialmente famoso.

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-St-Andrews
Universidade de St. Andrews (Foto: Remi Mathis/Wikimedia)

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de Essex

Atualmente, a Universidade de Essex, no sudeste da Inglaterra, ocupa a 411ª posição no mundo e é composta por três campi (Colchester, Loughton e Southend-on-Sea), formando uma comunidade estudantil bastante diversificada e inovadora.

Os estudantes do campus de Southend desfrutam de uma atraente cidade litorânea e de um campus em constante crescimento que hospeda a Escola de Negócios da universidade, além da Escola de Artes Dramáticas e dos departamentos de Saúde, Estudos Psicanalíticos e Ciências Humanas. Southend também é conhecida por reivindicar o título de cidade com o maior cais de lazer do mundo (são exatamente 2,34 quilômetros).  

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-essex
Píer de Southend-on-Sea (Foto: Originalpickaxe/Wikimedia)

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de Edimburgo

Edimburgo, capital da Escócia, é uma cidade histórica, cosmopolita e cheia de cultura que oferece uma experiência única de vida e aprendizado. Já a Universidade de Edimburgo, fundada em 1582, atualmente ocupa a 20ª posição no mundo e tem entre seus ex-alunos famosos, três primeiros ministros britânicos, Charles Darwin e Alexander Graham Bell.

Além de tudo isso, Edimburgo também conta com uma mistura impressionante de praias com longas faixas de areia e uma arquitetura medieval impressionantemente bem-preservada, com direito até a um castelo medieval do século XII. Também é conhecida por ser a casa do maior festival de artes do mundo – o Fringe Festival, e tem até um vulcão inativado dominando a sua paisagem – o Arthur’s Seat.

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-edimburgo
Vista do campus da Universidade de Edimburgo (Foto: Jorge Franganillo/Flickr)

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de Southampton

A Universidade de Southampton, atualmente classificada como a 90º melhor do mundo pela QS, é uma instituição de pesquisa intensiva na costa sul da Inglaterra que conta com uma comunidade internacional próspera e diversificada.

Southampton é a maior cidade portuária da costa sul do Reino Unido e fica bem próxima de Bournemouth. Já em Southampton, um dos lugares mais conhecidos é a Ocean Village, uma marina cheia de bares, restaurantes, cinemas e uma vista linda dos barcos e lanchas estacionados.  

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-southampton
Prédio do departamento de Engenharia Eletrônica e Elétrica da Universidade de Southampton (Foto: Miłosz Gaczkowski/Flickr)

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de Cardiff

Classificada em 159º no mundo, a Universidade de Cardiff oferece fácil acesso a praias próximas, como Penarth, e uma série de atividades na Cardiff Bay. Além de tudo isso, também é um destino que vai agradar os fãs de esporte, já que conta com várias instalações esportivas na universidade e grandes centros de esporte como o Millennium Stadium.

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-cardiff
Prédio principal da Universidade de Cardiff (Foto: Stan Zurek/Wikipedia)

Melhores universidades no litoral do Reino Unido: Universidade de Sussex

A Universidade de Sussex fica na costa sul da Inglaterra, em Falmer, uma localidade a 6 quilômetros da cidade de Brighton, o destino marítimo mais popular do Reino Unido para turistas estrangeiros.

Posicionada na 246ª posição no ranking da QS, muitos dos estudantes da universidade vivem no centro de Brighton, que é conhecida como uma cidade diversificada e culturalmente efervescente que serve de casa para uma expressiva comunidade LGBTQ.

melhores-universidades-no-litoral-do-reino-unido-brighton
Brighton (Foto: Garry Knight/Flickr)

Universidade do Intercâmbio

Essas são as melhores universidades no litoral do Reino Unido. Em qual delas você vai querer estudar? Seja qual for sua resposta, o segredo para conquistar a sua vaga em uma delas é se preparar. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos