Abrir uma conta bancária no Reino Unido deve ser umas das suas primeiras preocupações se você sonha em estudar por lá, principalmente se a ideia for passar um longo período fazendo um curso de graduação ou pós-graduação, por exemplo. Quer saber como fazer isso? Descubra no texto.

Quais são os tipos de contas disponíveis?

A maioria dos bancos conta com incentivos específicos para atrair estudantes na esperança de que eles continuem como clientes depois da formatura. E isso não é diferente no Reino Unido. Mas com tantas opções, descobrir qual é a mais adequada para a sua realidade pode ser um desafio. O primeiro passo para tomar essa decisão é entender quais são os tipos de contas disponíveis.

Contas para estudantes

As contas bancárias para estudantes são projetadas especificamente para aqueles que já estão no ensino superior. Embora sejam semelhantes às contas correntes normais, elas também trazem vantagens adicionais, como isenção de juros e ausência de taxas de manutenção.

Contas para estudantes internacionais

Se você for estudar no Reino Unido por mais de alguns meses, é recomendável abrir uma conta bancária. Você pode usá-la para pagar seu aluguel e taxas universitárias ou até mesmo para gerenciar outras despesas diárias sem incorrer em custos adicionais. Como estudante internacional, geralmente você não será elegível para as contas destinadas aos estudantes britânicos. Mas calma, mesmo assim não será um grande problema encontrar alguma coisa mais adequada ao sue perfil.

conta-bancária-no-reino-unido-leeds

Agência do Lloyds Bank na cidade de Leeds (Crédito: moneybright)

Uma opção é abrir uma conta bancária básica, que permitirá que você deposite e retire dinheiro através de um cartão ATM. Normalmente essas contas não oferecem a função crédito, então você não terá direito a cheque especial, talão de cheques ou cartão de crédito. Muito provavelmente você receberá um cartão de débito, mas isso varia dependendo da conta utilizada.

Outra opção é abrir uma conta bancária para estudantes internacionais, voltada especificamente para pessoas que vão ao Reino Unido com o único objetivo de estudar. Nesse caso você terá mais flexibilidade do que em uma conta básica, mas poderá ter que pagar uma taxa mensal de manutenção de conta ou atender a requisitos de saldo mínimo. Em troca, você poderá obter vantagens como transferências internacionais gratuitas ou depósitos em cheque no exterior. Mas mesmo nessa opção, ainda é improvável que você obtenha qualquer forma de crédito.

O que levar em consideração na hora de escolher a conta ideal?

Ao escolher uma conta bancária no Reino Unido para estudantes, há várias coisas que você deve levar em consideração:

Cheque especial

Um cheque especial significa ter um contrato com seu banco para gastar ou sacar mais dinheiro do que o disponível em sua conta. Se você sabe que irá precisar de dinheiro extra de vez em quando, ter um cheque especial poderá ser bastante útil. Mas atenção: é preciso ter certeza que você será capaz de pagar esses “empréstimos” ao banco.

Como estudante, você pode ter direito a um cheque especial sem juros (o que significa que não precisará pagar juros sobre a quantia que for desembolsada). O ideal é verificar com cada banco se eles oferecem esse recurso antes de fechar qualquer contrato. Também preste atenção na forma como as informações relativas a isso são formuladas. Alguns bancos tentarão seduzi-lo prometendo um cheque especial de ‘até’ um determinado valor, o que significa que você pode não receber o valor total. Se assegure de que, caso você tenha direito ao cheque especial, seja capaz de saber exatamente quanto será possível sacar antes de usar esse recurso.

Brindes

Embora os brindes geralmente não sejam tão bons quanto um cheque especial sem juros, alguns bancos oferecem vantagens que podem adoçar consideravelmente o negócio. Por exemplo, o Santander oferece um cartão ferroviário gratuito para estudantes de 16 a 25 anos com validade de 4 anos, que dá direito a descontos em viagens de trem dentro do Reino Unido. Já o Natwest e o RBS permitem escolher entre uma associação no Amazon Prime Student; um cartão de descontos na companhia rodoviária National Express ou um Tastecard, um cartão que dá direito a descontos de até 50% em restaurantes do Reino Unido e da Irlanda. Então seja estratégico e pense nos benefícios que serão mais interessantes pra você.

Localização

Embora seja gratuito sacar dinheiro de caixas eletrônicos de bancos diferentes no Reino Unido, é útil ter uma agência física do seu banco perto de você. Assim, será muito mais tranquilo quando você tiver que fazer um depósito ou entregar algum documento, por exemplo.

conta-bancária-no-reino-unido-catford-londres

Agência do Barclays Bank no distrito de Catford em Londres

Como abrir uma conta bancária no Reino Unido?

A abertura de uma conta pode demorar algumas semanas, portanto, você deve iniciar o processo o mais rápido possível. Não é necessário esperar o início das aulas para dar entrada em todo o processo, já que é possível fazer isso assim que você receber a carta de confirmação do UCAS, o sistema de seleção das universidades britânicas.

Como estudante estrangeiro, você deve começar a pesquisar sobre os melhores bancos antes de chegar no Reino Unido e dar entrada nos tramites nos primeiros dias por lá. Também é interessante verificar se é possível começar a se inscrever online em algumas contas. Outra boa ideia é levar algum cartão internacional ou dinheiro em espécie para caso haja algum atraso na abertura de sua nova conta.

Os principais bancos do Reino Unido são o Barclays, HSBC, Lloyds Bank,  Natwest, Nationwide,RBS e Santander.

Depois de escolher seu futuro banco, você deve agendar um horário para abrir sua conta em uma agência local. Além da carta da UCAS, será necessário levar alguns documentos, que podem variar de acordo com o banco desejado. Então verifique no site do seu escolhido ou ligue para eles para garantir que você tenha tudo o que for preciso.

No geral, é necessário providenciar:

  • Documento de identificação, como um passaporte com o visto de estudante
  • Prova de um endereço no Reino Unido (conta de luz, contrato de locação, etc.)
  • Prova de que você é um estudante (carta de aceite da universidade)

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária no Reino Unido, que tal começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.