7 semelhanças entre brasileiros e portugueses

Se você tem receio de se mudar para um país com um idioma e uma cultura completamente diferente da que temos no Brasil, um intercâmbio em Portugal pode ser uma ótima ideia. As semelhanças entre brasileiros e portugueses podem te dar um “gostinho de casa”, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância. Quer saber quais são essas semelhanças? Então confira essa lista que nós preparamos!

Semelhanças entre brasileiros e portugueses

1. Ambos são povos muito calorosos

No exterior, as pessoas vêem os brasileiros como um povo muito amigável, sempre com um sorriso no rosto. Todo mundo que esteve no Brasil pelo menos uma vez compartilha dessa opinião universal: a melhor coisa sobre o nosso país é o nosso povo. Embora os portugueses possam parecer mais sérios, eles são tão calorosos quanto nós. Os estrangeiros que visitam Portugal costumam se surpreender com o fato de que os portugueses são muito amigáveis e prestativos, sempre prontos para compartilhar dicas sobre onde comer e beber.

2. O café é uma paixão mútua

Você sabe como o café é uma bebida que permeia toda a nossa cultura, não é? Mas sabia que isso aproxima ainda mais brasileiros e portugueses? Assim como aqui, lá eles sempre encontram um tempo para fazer uma pausa e tomar um café. Pode ser puro, com leite, quente ou frio – realmente não importa, desde que tenha gosto de café. Eles também têm o costume de servir uma xícara de café depois de cada refeição, como se fosse algum tipo de ritual, um costume bem comum – principalmente entre os mais velhos – aqui no Brasil!

3-brasileiros-e-portugueses

O café também tem uma grande importância no dia a dia dos portugueses

3. As refeições podem durar muito tempo

Você já deve ter frequentado almoços de família que começaram na parte da manhã e se estenderam tarde a dentro, certo? Mas essa não é uma característica só nossa! Fazer uma refeição com brasileiros e portugueses não é simplesmente sentar à mesa e comer. Na verdade, é como uma tradição que não pode ser feita em apenas meia hora. O local que comemos geralmente não importa – pode ser um restaurante ou em casa. O que importa é a conexão que temos durante todas as refeições. Tanto aqui como lá, temos fortes laços com a família e os amigos, e é comum que um simples almoço de fim de semana possa durar 3 horas (ou mais!).

4. Verão é sinônimo de praia

Não é segredo pra ninguém no mundo que nós, brasileiros, gostamos muito de ir à praia. Mesmo aqueles que moram em estados que não têm litoral em geral vão alguma vez na vida (ou mesmo no ano) à praia. Como o Brasil, Portugal tem um clima muito quente no verão, com temperaturas que podem atingir 39ºC em um dia ensolarado. 

Lá, você também pode encontrar praias muito bonitas, e elas ficam lotadas nos fins de semana durante o verão, assim como aqui. A única diferença é que temos o verão em diferentes épocas do ano, sendo no Brasil de dezembro a março e em Portugal de junho a setembro. Durante esses dias, você pode colocar sua sunga ou seu biquíni, deitar sua toalha para se bronzear e aproveitar o bom tempo com alguns amigos. Com certeza você não ficará sem companhia, porque ambos brasileiros e portugueses adoram ir à praia. Só não esqueça de se hidratar e de passar seu protetor solar!

2-brasileiros-e-portugueses

Capela do Senhor da Pedra, na Praia de Miramar, em Portugal

5. Junho é época de São João

Festa junina não é uma exclusividade do Brasil! Como brasileiros e portugueses são igualmente religiosos, junho é o mês perfeito para celebrar alguns santos católicos. E, nesse caso, você pode celebrar a festa de São João (ou festa junina), nos dois países. Na verdade, essa tradicional festa de rua é originária de Portugal e foi trazida para o Brasil durante a colonização. 

No entanto, existem algumas diferenças. Por exemplo, é comum ver balões de ar quente de papel de seda durante essa festa em Portugal, mas aqui no Brasil isso é proibido e visto como um crime. Porém, ambos os países têm fogueiras, muita comida, dança, fogos de artifício e música. É uma ótima oportunidade para ver como as duas culturas estão realmente próximas e conectadas.

4-brasileiros-e-portugueses

A tradição da festa junina foi trazida ao Brasil pelos portugueses

6. A língua portuguesa

OK, essa é uma semelhança óbvia entre brasileiros e portugueses, mas vale a pena ser mencionada, principalmente para as pessoas que querem ir para o exterior mas não dominam nenhum outro idioma. O português falado em Portugal difere bastante em termos de sotaque em relação ao que falamos aqui no Brasil, mas mesmo assim é totalmente possível entender uma conversa com alguém de lá. Tirando algumas particularidades, como nomes e expressões, as vertentes são muito próximas e ficaram ainda mais após o novo acordo ortográfico, firmado em 1990.

7. O “sertanejo” português

Você já ouviu falar de música pimba? Não? Incrivelmente ela é um traço da cultura de Portugal que une bastante brasileiros e portugueses. Isso porque a pimba é um ritmo popular, de raiz rural, e que conta com muitas letras cheias de trocadilhos e de temas românticos. 

Te lembra algum gênero musical aqui do Brasil? Se você disse “sertanejo”, acertou! Assim como o sertanejo no Brasil, a música pimba costuma agitar as festas nas terras lusitanas e programas de auditório nas emissoras de TV portuguesas. Quer conhecer mais sobre esse ritmo? Então escute a música “Pimba Pimba”, do cantor Emanuel, um dos mais famosos do gênero por lá:

Intercâmbio com a UDI

Qual dessas semelhanças entre brasileiros e portugueses mais te surpreendeu? Conta pra a gente nos comentários! Se você quiser contar com o apoio de uma equipe de mentores totalmente especializada na sua busca por uma oportunidade internacional (seja em Portugal ou em qualquer outro país) você pode contar com a nossa mentoria. Clique aqui e faça agora mesmo, gratuitamente, o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.