A Escandinávia é uma das regiões com a melhor qualidade de vida do mundo. Além disso, as universidades de lá também são referência na Europa quando falamos de ensino de ponta. Para te provar isso, trouxemos aqui algumas informações sobre as melhores universidades da Suécia, um dos países da região. Confira!

Melhores Universidades da Suécia: Lunds Universitet

Posição no ranking da QS: 92º

A-Universidade-de-Lund-é-a-primeira-entre-as-melhores-universidades-da-Suécia

A Universidade de Lund, fundada em 1666, há 353 anos é a principal universidade de toda a Suécia. Como o nome diz, ela está localizada na cidade medieval de Lund, que fica na província da Escânia. A instituição conta, hoje em dia, com mais de 100 cursos de graduação, além de programas de pós-graduação e de intercâmbio. A Universidade também possui outros campi localizados nas cidades próximas de Helsingborg e Malmö.

Atualmente, a Universidade de Lund possui 40 mil estudantes, sendo 20% deles intercambistas. A maioria dos estudantes internacionais estão em cursos de pós-graduação: 60% frequentam programas de mestrado. Além disso, são mais de 6.800 funcionários trabalhando por lá, amparados por um orçamento anual de 8,5 bilhões de dólares (cerca de R$34 bilhões!).

Melhores Universidades da Suécia: Kungliga Tekniska Högskolan

Posição no ranking da QS: 98º

4 melhores universidades da Suécia para o seu intercâmbio 1

O Instituto Real de Tecnologia (KTH) é a principal instituição de ensino superior da capital do país, Estocolmo. Fundado em 1827, o Instituto é uma universidade pública que está sempre ligada aos avanços tecnológicos da Suécia. As principais áreas de pesquisa do KTH estão focadas nas áreas de Tecnologia e Engenharia.

Por lá, o intercâmbio é bastante incentivado. Só para ilustrar, para internacionalizar a pesquisa, mais de 60 programas de mestrado são ministrados em inglês. Ao todo, quatro campi compõem o KTH, sendo o principal deles no distrito de Östermalm, em Estocolmo. Pouco mais de 4500 funcionários (professores e técnicos) ajudam na manutenção dessas instalações.

Melhores Universidades da Suécia: Uppsala Universitet

Posição no ranking da QS: 116º

4 melhores universidades da Suécia para o seu intercâmbio 2

A Universidade de Uppsala é a instituição de ensino superior mais antiga de toda a Escandinávia. Fundada em 1477, ela tem hoje 542 anos de história. Desde então, a universidade tem sido um espaço de oportunidades acadêmicas muito ricas para os alunos. Por exemplo, oito pesquisados ligados à ela foram premiados com um Nobel.

A universidade tem um grande número de estudantes: ao todo são mais de 43 mil! Desses, quase 35 mil são alunos e alunas de graduação, mais de 12.600 estudam em um curso de mestrado e cerca de 2.200 fazem doutorado. O número total de professores é de cerca de 4 mil docentes.

Melhores Universidades da Suécia: Chalmers Tekniska Högskola

Posição no ranking da QS: 125º

4 melhores universidades da Suécia para o seu intercâmbio 3

Localizada na cidade de Gotemburgo, a Universidade Técnica Chalmers (normalmente chamada apenas de Chalmers) foi fundada em 1829. Como foi estabelecida como uma instituição de ensino da indústria para alunos de classes mais baixas, até hoje ela se preocupa com as necessidades desse setor e com o desenvolvimento social. Hoje em dia, a universidade se estende por quatro campi e treze departamentos. Os estudantes por lá são chamados de “chalmeristas”.

A universidade também preza muito pela internacionalização do ensino. Sendo assim, mais de 70 nacionalidades estão representadas no corpo estudantil e 39 programas de mestrado são ministrados com aulas em inglês. Do total de 10 mil alunos e alunas, mil são estudantes internacionais de mestrado. 

A Escandinávia é realmente uma ótima região para se morar, não é? E as melhores universidades da Suécia podem ser o destino perfeito para o seu intercâmbio. Se você se interessou, faça agora mesmo o seu teste de perfil, clicando aqui, e conheça o trabalho da nossa mentoria especializada.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos aqui do Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal. Até a próxima! 


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos