A vida na Cidade Luz já foi retratada em tantos filmes que sentimos que já conhecemos tudo por lá, não é? Apesar disso, a realidade pode ser um pouco diferente da ficção. Se você quer fazer um intercâmbio na capital da França, trouxemos algumas dicas para morar em Paris que vão te ajudar a se preparar antes de aterrissar por lá.

5 dicas para morar em Paris!

5 dicas para morar e conhecer Paris 1

Tenha sempre uma sacola retornável

Os franceses são muito práticos. Sendo assim, como muitos supermercados e mercearias cobram um valor extra por sacolas, faça como eles e invista em algumas bolsas retornáveis para economizar dinheiro e preservar o meio ambiente. Além disso, com uma bolsa dessas você vai se encaixar muito bem entre os compradores do supermercado e parecer um(a) verdadeiro(a) nativo!

Planeje seu orçamento para morar em Paris sem passar perrengue 

Na verdade, esta dica se aplica em qualquer destino de intercâmbio. Porém, muitas pessoas não querem ir a Paris porque acham caro. No entanto, como em qualquer cidade grande, só é caro quando você vive como se estivesse de férias o tempo todo. Cozinhar em casa mais do que você come fora é definitivamente o primeiro passo para manter seu orçamento no verde por lá. 

Não importa qual seja seu orçamento: reserve um tempo antes de ir para o exterior para calcular quanto dinheiro vai gastar. Depois, quando já estiver por lá, monitore sempre seus gastos para ter certeza que não está indo além do planejado. Essa é a maneira mais fácil de garantir que seu dinheiro não acabe de surpresa.

Com o orçamento em dia, você pode se permitir alguns luxos. Afinal, você está na França, e não há problema em se deliciar com um bom jantar francês ou comprar aquela lembrança que você sabe que vai guardar para sempre.

Experimente o francês

Mesmo se você não souber falar francês, tente aprender algumas frases e palavras-chave do idioma. Você vai ficar surpreso(a) com a rapidez com que vai aprender a língua, e as pessoas ao seu redor vão apreciar o seu esforço. Também não fique desanimado quando alguém lhe responder em inglês. Eles vão perceber que você não é francês, vão reconhecer seu esforço e, dessa forma, vão tentar facilitar a comunicação entre os dois lados. Mas atenção: nunca aborde alguém na rua pedindo por informações diretamente em inglês. Os parisienses odeiam isso!

Aproveite para aprender sobre moda

Há uma razão pela qual Paris é conhecida como a capital mundial da moda. Se você for sair de casa, capriche um pouco na sua roupa. Além do mais, Paris é o lugar para experimentar a moda. Tente usar algo que você normalmente não usaria aqui no Brasil e, quem sabe, você pode acabar gostando!

Já que vai morar em Paris faça uma imersão total na cultura parisiense

Você fica arrepiado(a) só de pensar em comer escargot? Está em uma dieta de redução de carboidratos? Acha que os museus são chatos? Bom, então você vai ter que repensar isso enquanto estiver em Paris! A parte mais incrível de estudar no exterior é o fato de você ter acesso ilimitado à uma cultura que não é sua. Então, sim, é hora de experimentar caracóis, comer uma baguete no almoço e passar o dia no Musée d’Orsay. Você vai apreciar muito mais o seu tempo no intercâmbio se não fizer as mesmas coisas que faria aqui no Brasil.

Garanto que saber dessas dicas para morar em Paris vai te deixar mais confiante quando você estiver na Cidade Luz! Se você ainda não garantiu sua vaga por lá, a nossa mentoria especializada pode te auxiliar nesse processo! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

 


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.