Vai estudar na Austrália? Veja 4 opções de moradia por lá

Depois de planejar e se preparar para estudar na Austrália, escolhendo a universidade e o curso, você vai precisar encontrar um lugar para morar por lá. Apesar de o custo de vida no país não ser dos mais baixos, existem algumas opções mais baratas para te ajudar a fazer seu intercâmbio sem ficar no vermelho, principalmente se você não tiver uma boa bolsa de estudos. Para você escolher qual fica melhor no seu orçamento, listamos 4 opções e explicamos como conseguir cada uma delas. Confira!

4 opções de alojamento para quando você for estudar na Austrália

Alojamento no campus

Quase todas as principais universidades e faculdades australianas oferecem alojamentos, principalmente para estudantes internacionais. Embora essa opção provavelmente acabe sendo mais cara que a vida fora do campus, os alunos recebem vários serviços inclusos, como refeições, limpeza, instalações esportivas, lavanderia e quartos totalmente mobiliados.

O alojamento no campus é ideal para conhecer colegas de curso, já que o contato é diário, ainda mais com tantas pessoas (de todo o mundo) morando logo do outro lado do corredor. A beleza da vida no campus é que você não precisa se preocupar em encontrar um alojamento, pois a universidade providencia tudo para você. Se você se interessar por essa opção, deve se inscrever com antecedência, pois essa é uma escolha popular entre os estudantes e as vagas são limitadas.

uwa-estudar-na-australia A University of Western Australia, por exemplo, oferece dormitórios para os alunos

Aluguel fora do campus

Morar fora do campus com certeza vai te dar mais liberdade. Inclusive, a maioria dos estudantes na Austrália vive fora da universidade. Vários deles dividem casas e apartamentos, como se fossem repúblicas estudantis. Embora essa possa ser uma escolha intimidadora, principalmente por se tratar de um novo país e você não conhecer as pessoas da sua casa, é de longe a opção mais comum para estudantes internacionais e locais. Existem muitos intercambistas no mesmo barco que você e várias formas de encontrar um local.

Para começar a procurar esse tipo de acomodação, entre em contato com o setor de serviços estudantis da sua universidade. Eles podem te sugerir algumas agências imobiliárias, ou você mesmo pode pesquisar. O Facebook também tem grupos de classificados de aluguel. Basta pesquisar "room search student [nome da cidade]". É importante fazer uma pesquisa prévia sobre quais áreas são mais populares entre os alunos. Dependendo da área e da cidade, você vai pagar cerca de AU$ 80-200 (entre R$ 230 e R$ 570) por semana, geralmente sem mobília.

Acomodação em casa de família

Homestay é uma forma de acomodação em que um intercambista vive na casa de uma família australiana durante o período de estudos. Esta opção permite que você faça uma imersão completa no estilo de vida australiano. As refeições, nesse caso, geralmente são fornecidas no custo semanal médio de AU$ 110-270 (entre R$ 315 e R$ 770). Essa opção provavelmente não vai dar tanta abertura para socialização, pois você vai morar com uma família e não com outros alunos. Geralmente, nesse tipo de acomodação, quartos individuais e compartilhados estão disponíveis, e vários sites diferentes podem te ajudar a encontrar o lugar certo.

Au pair

Se você tem experiência com cuidados infantis, trabalhar como au pair (babá) pode ser uma boa opção. Existem muitas famílias que procuram serviços de babá em troca de acomodação e alimentação. Porém, isso só vai funcionar se você conseguir coincidir o seu trabalho com o horário da sua aula. Você terá que trabalhar horas extras, mas pode receber um aluguel gratuito como pagamento - e todos sabemos que isso é ótimo quando temos um orçamento apertado.

aupair-estudar-na-australia Só aceite um trabalho de au pair se tiver certeza que ele não vai atrapalhar seus estudos

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe as opções de moradia, já pode começar a se preparar para estudar na Austrália. Para isso, você pode contar com o trabalho da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça o seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

31 Jan 2020