Hoje vamos falar de mais uma bolsa de estudos no Canadá: a President’s Scholarship for World Leaders da Universidade de Winnipeg, uma instituição localizada na cidade de Winnipeg (claro rs), capital da província de Manitoba.

A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um número padrão de bolsas distribuído a cada ano. Mas para você ter uma melhor ideia, na última edição foram selecionados um total de 53 bolsistas estrangeiros.

Quem pode concorrer?

As bolsas são direcionadas para estudantes estrangeiros em seu primeiro ano na universidade. Ao contrário de muitas bolsas, que são exclusivas para um determinado nível de formação (graduação, mestrado, doutrado, etc.), a President’s Scholarship for World Leaders pode ser solicitada por alunos de quase todas as divisões da UWinnipeg.

Ou seja, podem concorrer alunos de qualquer curso de graduação, pós-graduação (a universidade só com programas de mestrado); collegiate (uma espécie de preparatório para a universidade); PACE (programa de inglês para estudantes em busca de desenvolvimento no idioma e treinamento de professores); e ELP (programas de educação profissional, aplicada e continuada mais voltados para preparação técnica).

Em comum, os candidatos em todos esses níveis devem ser aprovados no programa de interesse na universidade com uma média de admissão mínima de 80%. Além disso, também devém ser envolvidos em atividades que demonstrem capacidade de liderança.

Scholarship-for-World-Leaders
Universidade de Winnipeg (Foto: Bariasec/Wikimedia)

Qual é o valor da President’s Scholarship for World Leaders?

É preciso ter em mente que a President’s Scholarship for World Leaders não é uma bolsa completa (que inclui acomodação, passagens, etc.). Ela na verdade é um auxílio, o que é bem comum em universidades estrangeiras.

O valor total da bolsa para alunos de graduação e pós é de 5 mil dólares canadenses, o que na cotação atual (22/10/2020) corresponde a pouco mais de 21200 reais. Já nas modalidades collegiate, PACE e ELP, esse valor é um pouco menor: 3500 dólares canadenses (cerca de 14860 reais).

Como se inscrever para receber a bolsa?

A President’s Scholarship for World Leaders exige uma aplicação separada após a aprovação do candidato no curso de interesse. É necessário preencher um formulário e providenciar um personal statement (de 250 a 500 palavras); currículo e duas referências de pessoas que podem falar sobre as atividades extracurriculares e/ou voluntárias do candidato.

Todos esses documentos devem ser convertidos em um único arquivo PDF que deve ser enviado por e-mail para a instituição.

A cada ano, a universidade costuma aceitar as inscrições para essa bolsa até o início do mês de junho.

Um pouco sobre a Universidade de Winnipeg

Ainda pouco conhecida aqui no Brasil, a Universidade de Winnipeg é uma instituição pública que tem cerca de 9400 alunos e foco quase total em programas de graduação.

Confira abaixo os programas oferecidos em casa um dos níveis que falamos lá no início do texto:

  • Graduação: Ciência Política, Psicologia, História da Arte, Economia, Geografia, Química, Biologia, Química, Antropologia, Direitos Humanos, Bioantropologia, Estudos Hispânicos, Línguas Modernas e Literatura, Estudos de Gênero e da Mulher, Justiça Criminal, Dança, Ciência da Computação, etc. Confira a lista completa aqui.
  • Mestrado: Estudos Culturais, Justiça Criminal, Biociência, Tecnologia e Políticas Públicas, Terapia de Família e de Casal, Teologia, Ciência da Computação e Sociedade, etc. Confira a lista completa aqui.
  • PACE: Inteligência Artificial, Gerenciamento de Recursos Humanos, Gerenciamento de Finanças, Relações Públicas, Marketing e Comunicações Estratégicas, Segurança de Rede, etc. Confira a lista completa aqui.

Universidade do Intercâmbio

O que achou da President’s Scholarship for World Leaders? Quer conquistar uma oportunidade dessas? Então o grande segredo é se preparar, e nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos