BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Summer Camp: as melhores oportunidades nos Estados Unidos

Já pensou em fugir do inverno e passar os meses de junho e julho aproveitando o verão nos Estados Unidos? Imagina agora se, além da sua viagem, você puder aprofundar os seus conhecimentos em um campo do seu interesse e começar a desenvolver o seu networking. Parece ótimo, né? E essa é a ideia dos summer camps ou summer programs. Nesse post você vai descobrir quais são as melhores opções para você fazer um summer camp nos Estados Unidos!

Como funciona um Summer Camp

Apesar de os programas de verão serem chamados genericamente de summer camps, nem todas as oportunidades desse tipo são iguais e nem envolvem acampamento. Existem diversos tipos de summer programs, com durações que variam entre duas semanas e dois meses e que focam em diferentes áreas.

Alguns summer camps voltados para estudantes internacionais têm cursos de inglês durante o período da manhã e atividades recreativas no restante do dia. Essa modalidade se assemelha mais com os acampamentos que vemos nos filmes, e são tradicionais entre adolescentes e crianças. Quem se lembra do filme Operação Cupido em que as duas irmãs gêmeas interpretadas por Lindsay Lohan se conhecem em um summer camp?

Já entre jovens e adultos, as chamadas Summer Schools ou Summer Sessions são mais populares. Elas são oferecidas por grandes instituições de ensino e são focadas em oferecer cursos de pequena duração em áreas variadas. Nesses casos, algumas universidades pedem inclusive um teste de proficiência para os alunos internacionais que desejam participar.

Melhores opções de Summer Camps nos EUA

Os Summer Camps surgiram nos Estados Unidos no fim do século XIX. Inicialmente eles eram comuns entre meninos que moravam em cidades. A intenção era que eles passassem os verões em contato com a natureza. Apesar da origem recreativa, logo universidades renomadas começaram  a oferecer programas de verão com pequenos cursos, e até hoje essa tradição persiste. Entre os principais summer camps universitários estão: 

Harvard Summer School

summer_camp

(Benjamin Rascoe/Unsplash)

A Universidade de Harvard foi a primeira universidade a criar uma escola de verão em 1871. Atualmente, a instituição oferece duas opções de summer programs que aceitam estudantes internacionais: 

College Programs for High School Students

Este programa é focado em alunos do Ensino Médio. O objetivo de quem procura o programa é fortalecer suas chances de entrar em uma universidade. Os alunos entram em contato com pessoas de todo o mundo e podem cursar disciplinas de nível avançado. Os estudantes escolhem entre duas opções:

  • Pre-College Program: voltado para estudantes que vão ingressar na faculdade nos próximos três anos. O curso tem duração de duas semanas e para participar é preciso ter entre 15 e 19 anos.
  • Secondary School Program: é um programa de sete semanas para adolescentes entre 15 e 19 anos. A experiência, neste caso, é mais próxima da universitária. A participação vale como créditos universitários.

Ambos os programas requerem uma taxa de 75 dólares, histórico escolar, um relatório feito pela sua escola, um formulário de uso de imagem assinado pelos responsáveis e, em caso de alunos estrangeiros, as notas do TOEFL iBT ou IELTS. O custo do programa fica entre 3.400 e 6.800 dólares.

Adult & College Courses

Esta modalidade é voltada tanto para alunos que estão cursando a faculdade quanto para profissionais formados. É possível fazer cursos de 3 ou sete semanas de duração entre junho e agosto. São oferecidos mais de 400 cursos em 60 áreas de conhecimento. Os custos giram em torno de 3.400 a 6.800 dólares, dependendo do número de créditos. Para fazer o curso é preciso ter um visto F1, que é financiado pela universidade.

Para se candidatar, é exigido um nível de inglês C1 comprovado por teste de proficiência. Em geral, são aceitos o TOEFL iBT (nota mínima de 100) ou IELTS (nota mínima de 7.0), porém, devido a pandemia, também estão sendo aceitos os exames de Cambridge (CAE, CPE ou Cambridge English: Business Higher com notas de 191 ou mais) eTOEFL Special Home Edition (nota 100 ou mais), desde que emitidos nos últimos dois anos. O Duolingo English Test também será aceito desde que realizado no prazo de 1 ano e com nota igual ou superior a 125.

Stanford Summer Sessions

summer_camp(Ian Mackey/Unsplash)

Este programa de verão da Universidade Stanford recebe alunos de mais de 40 países. Ele é o único programa da universidade que tem opções para alunos que ainda não se formaram no Ensino Médio, para os que estão fazendo o gap year e também para os que estão fazendo graduação. É preciso ter, no mínimo, 16 anos para participar.

Em 2021 serão oferecidos os cursos de Ciência da Computação e Engenharia, Inovação e Empreendedorismo, Matemática e Ciência de Dados, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Humanas, além de Escrita e Fala em Público. Os cursos são online e variam entre três e nove disciplinas. Os cursos padrão têm 8 créditos e custam pouco mais de 10 mil dólares. Já os cursos de três créditos custam a partir de 3.919 dólares.

Como este ano, por conta da pandemia, o curso vai ser online, os alunos internacionais interessados não vão precisar de um visto F1. Porém, os estudantes ainda precisam apresentar um certificado de proficiência em inglês em nível C1. São aceitos: TOEFL, CAE, Duolingo, PTEA, SAT (EBRW) e ACT (English).

Yale Summer Sessions

Além dos programas regulares de verão, a Universidade de Yale oferece um programa de summer camp voltado exclusivamente para alunos internacionais. Em 2021, ele será realizado totalmente online entre julho e agosto.

Os cursos oferecidos com exclusividade para alunos internacionais são:

  • Intensive English Program: voltado para alunos de faculdade que querem melhorar seu inglês para uso acadêmico;
  • Postgraduate Seminar: oferece um curso intensivo de inglês acadêmico;
  • Law Seminar: voltado para o desenvolvimento do inglês usado no Direito, mas não será oferecido em 2021;
  • Business Seminar: tem o objetivo de oferecer um compilado de habilidades desenvolvidas durante um MBA e aprofundar seus conhecimentos de negócios tanto para a vida profissional quanto acadêmica;
  • Teaching English as a Foreign Language (TEFL): voltado para professores de inglês estrangeiros que querem se aprofundar em métodos de ensino americanos;
  • University Preparation: apesar de não ser oferecido em 2021, o programa tem o objetivo de preparar alunos internacionais para ingressar em uma universidade dos Estados Unidos.

Para participar destes programas ou dos cursos de verão regulares, que também são oferecidos para nativos e residentes dos Estados Unidos, é preciso preencher um formulário online, enviar seu histórico escolar, seu currículo e certificado de proficiência em inglês. São aceitos os exames Duolingo, TOEFL, IELTS e PTE. Os valores variam dependendo do curso escolhido, mas, em geral, custam a partir de 1.500 dólares.

Intercâmbio com a UDI

Ficou com vontade de fazer intercâmbio estilo Summer Camp? Então já pode começar a se preparar com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio. Nossos mentores vão te ajudar a aproveitar as melhores oportunidades nos Estados Unidos e no mundo inteiro. Faça agora o seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

29 Mar 2021

Postagens recentes