É verdade que existem muitos tipos de intercâmbio. Um deles, o gap year, por exemplo, é pouco conhecido aqui pelo Brasil. Se você faz parte desse grupo de pessoas que não sabe o que é um gap year, esse texto foi feito para você. Nele, explicamos não só o que é, mas também os prós e os contras de se fazer um. Confira!

O que é um gap year?

Simplificando, um gap year é quando você tira um ano todo de folga. Ele é basicamente um período sabático, pois é um tempo longe do trabalho ou dos estudos, mas que não é necessariamente usado para estudos adicionais ou para escrever um livro, por exemplo. Apesar do nome, um gap year pode durar qualquer período de tempo. Ou seja, não precisa ser um ano inteiro: pode ser um semestre ou apenas alguns meses.

Na maioria das vezes, as pessoas tiram um ano sabático entre dois eventos significativos. Os graduados do ensino médio, os recém-formados na universidade e os profissionais que concluem um grande projeto estão entre aqueles que utilizam o gap year. Os anos sabáticos são uma “folga” dos estudos ou do trabalho em que você viaja pelo mundo.

Fazer uma pausa pode significar várias coisas diferentes. No contexto de um ano sabático, o intervalo é intencional, com diretrizes e prazos claros. É a hora de permitir que seu cérebro trabalhe de maneiras diferentes, de descansar após um período estressante e explorar outros interesses. Não é apenas uma desculpa para largar os estudos e fazer um mochilão pela Europa.

mala-o-que-e-um-gap-year

Prós e contras de tirar um ano sabático

Agora que você já sabe o que é um gap year, deve saber tudo o que envolve a escolha de tirar um. Como em qualquer decisão importante da vida, existem prós e contras em um ano sabático. Cada indivíduo é diferente, assim como cada situação. Portanto, dedique algum tempo para pensar em suas intenções, seus objetivos e a situação que você se encontra antes de optar por tirar – ou não – um gap year.

Prós

Entre os prós de um ano sabático está a oportunidade de descansar e recarregar as energias. Estudar, seja no ensino médio, na faculdade ou na pós-graduação, é um trabalho árduo. E muitos estudantes ainda trabalham em meio período ou participam de outras atividades. Com um gap year, você vai ter um tempo longe de todas essas demandas.

Durante um ano sabático, o estudante pode assumir o controle das suas obrigações, eliminando a pressão dos estudos, saindo de casa e explorando o mundo antes de estabelecer a próxima fase de sua vida. Muitas pessoas tomam o gap year como um tempo para aprender novas habilidades para a vida, que vão além daquelas exclusivamente profissionais ou acadêmicas.

As faculdades e os empregadores costumam ver os anos sabáticos de maneira positiva, à medida que os estudantes retornam com um propósito renovado e um maior senso de si mesmos. Eles também têm interesse em outras culturas e experiências, pois esses são ótimos complementos para qualquer local de trabalho ou comunidade acadêmica.

Tirar um gap year pode facilitar o seu acesso a auxílios financeiros e bolsas de estudos, pois é uma grande adição ao seu currículo. Isso também te coloca à frente dos concorrentes em aplicações para faculdades ou programas de pós-graduação.

barco-o-que-e-um-gap-year

Contras

A razão mais comum pela qual as pessoas hesitam em tirar um gap year é o dinheiro. Viajar nem sempre é barato, o que pode acarretar algumas desvantagens financeiras mais tarde. Além disso, ao tirar um ano sabático, você vai ficar “atrasado(a)” em relação aos seus colegas de escola ou de trabalho. Isso significa que pode demorar um pouco mais para recuperar a renda que seus colegas estão ganhando. Isso também pode fazer de você o mais velho da sua turma, embora isso não seja tão perceptível na faculdade ou na pós-graduação.

Embora tirar um ano sabático possa lhe proporcionar ótimas pausas mentais e permitir que você retorne ao seu trabalho ou aos seus estudos com vigor renovado, você também pode acabar perdendo o ritmo ou a motivação. Você precisa ter tempo para voltar à rotina de estudar e trabalhar. Só para ilustrar, cerca de 10% daqueles que tiram um gap year durante os anos de faculdade decidem não voltar aos estudos depois de um tempo fora.

Por fim, tirar um ano sabático requer planejamento, bem como a estabilidade financeira para pagar por isso. E, acredite ou não, viajar pelo mundo pode ser uma experiência muito solitária. Essas são as principais questões a serem levadas em consideração quando se sabe o que é um gap year e se cogita tirar um.

viagem-o-que-e-um-gap-year

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe o que é um gap year, já pode começar a se preparar para tirar um ou então conquistar qualquer outra oportunidade internacional. Para isso você pode contar com o suporte da nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil agora mesmo!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.