Conheça os 4 tipos de Summer Programs

Os cursos e programas de verão são um tipo de intercâmbio ainda não muito popular no Brasil. Por consequência, muita gente não sabe que, inclusive, existem diferentes tipos de Summer Programs. Pensando nisso, vamos explicar nesse texto o que é exatamente um Summer Program, quais são essas variações e também quais são as vantagens de participar de um desses programas. Vamos lá?

Definição, benefícios e tipos de Summer Programs

O que é um Summer Program?

Um Summer Program ou Summer Camp é um programa educativo que acontece na época das férias de junho e julho. Embora esse período seja o nosso inverno, ele corresponde ao verão nos países do hemisfério norte, e daí vem o nome. Eles são considerados grandes oportunidades de aprendizado e aprofundamento em diferentes áreas de interesse. Sendo assim, o termo é bastante abrangente e existem vários tipos de Summer Programs! Eles também podem acontecer em lugares diferentes: campi de universidades, acampamentos, etc.

2-tipos-de-summer-programs

Estudantes em um Summer Program oferecido pela Guarda Costeira dos EUA

Benefícios de participar de um Summer Program

A primeira vantagem de se fazer qualquer um dos tipos de Summer Programs é a chance de explorar como é a vida no campus de uma universidade. Isso porque, durante a maioria dos Summer Programs, você vai morar no campus e ter aulas com os professores da própria instituição. Nesse mesmo sentido, você vai poder explorar a cidade onde a universidade está situada e, assim, descobrir se você se encaixa bem naquele destino.

Outra vantagem importante são as conexões que os Summer Camps proporcionam. Neles, você vai conhecer pessoas de diferentes partes do mundo, o que é ótimo para começar a desenvolver o seu networking e também para te preparar para conviver com as diferenças culturais em um outro intercâmbio no futuro ou em um trabalho no exterior.

Por fim, você também consegue se aprofundar muito em um campo específico que seja do seu interesse. Por exemplo, se você tem vontade aprender mais sobre liderança e negócios, pode fazer um Summer Camp nessa área. Isso, além de te capacitar, vai aumentar suas chances de ser aceito(a) em uma universidade no exterior, uma vez que as instituições internacionais prezam muito por esse tipo de atividade no currículo. Participar de um Summer Camp mostra que você é uma pessoa interessada e esforçada, porque abre mão de parte do seu tempo de descanso para realmente se desenvolver como pessoa e como estudante.

Tipos de Summer Programs

Ao todo, existem quatro tipos de Summer Programs:

1. Summer Camps

Os Summer Camps são a vertente mais “divertida” dos tipos de Summer Programs. Eles são focados em temas que unem os interesses dos participantes. Por exemplo, existem Summer Camps fitness, de esportes, religiosos, de música (lembra de Camp Rock?). Obviamente, os Summer Camps de esporte, como os de futebol, por exemplo, não são acadêmicos. Dessa forma, eles não são tão valorizados pelas universidades nos processos seletivos.

2. Volunteer Program

O Volunteer Program, como o próprio nome diz, é um tipo de voluntariado. Existem diversos desses programas ao redor do mundo, mas, em geral, muita gente prefere fazer nos países da América Central e da África Subsaariana. Nos Volunteer Programs, você passa algumas semanas nesses países e pode participar de diferentes trabalhos voluntários, baseados no seu interesse. Se você gosta de Biologia, por exemplo, pode trabalhar em um programa de preservação da vida selvagem. Por outro lado, se você tem interesse em Pedagogia, pode trabalhar dando aulas para crianças em países com baixas taxas de alfabetização.

1-tipos-de-summer-programs

Voluntários participando de um projeto de limpeza de praias

3. Leadership Program

O objetivo dos Leadership Programs é desenvolver suas habilidades de liderança. Eles são muito comuns ao redor do mundo e podem ser chamados também de Leadership Training ou Leadership Academy. Neles, você foca em se desenvolver como indivíduo e aprender a lidar com outras pessoas. Dessa forma, você tem a possibilidade de se tornar um(a) líder global que tem, de fato, a possibilidade de promover mudanças no mundo.

4. Educational Programs

O quarto e último entre os tipos de Summer Programs é o Education Program. Nele, você tem a possibilidade de estudar sobre um tópico específico. Por exemplo, existem pre-engineering programs, psychology programs, medical programs, entre outros. Além das áreas específicas, há também os Educational Programs que são chamados de Broadening Horizons, nos quais você pode frequentar aulas de diferentes áreas para explorar qual delas desperta mais o seu interesse.

4-tipos-de-summer-programs

A Universidade de Oxford oferece um programa de Broadening Horizons

Intercâmbio com a UDI

Esses quatro tipos de Summer Programs são muito legais e, independente de qual seja sua escolha, você vai poder se divertir e aprender muito. Quer conhecer mais sobre eles e se preparar para entrar em um? Então você pode contar com as aulas da iAcademy! Lá você encontra um tutorial completo de como escolher, participar e ter a melhor experiência possível em um Summer Program! Clique aqui e se inscreva agora mesmo!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.