BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Women in Finance: conheça bolsa de mestrado e PhD no Canadá

Se você é mulher e estudante da área de finanças, precisa se ligar em uma oportunidade muito interessante de pós-graduação no Canadá: o programa Women in Finance!

O Canadá é um destino muito buscado por estudantes internacionais e até mesmo por profissionais que querem começar sua carreira fora do Brasil. É que, por lá, existe uma grande demanda de mão de obra. 

Mas além desses pontos, você deve saber que o Canadá conta com um programa especial de bolsas de estudos de mestrado ou PhD  exclusivo para mulheres que querem continuar seus estudos acadêmicos na área de finanças. Esse é o programa de bolsas Women in Finance e vamos conhecê-lo agora!

Women in Finance: bolsa no Canadá

A Zafin é uma empresa canadense, responsável pela bolsa de estudos Women in Finance. A instituição tem sua sede principal em Vancouver no Canadá. Além disso, outros escritórios estão na Austrália, Índia, Reino Unido, Estados Unidos e Dubai.

Essa é uma organização padrão-ouro em tecnologia de gerenciamento de ciclo de vida de produtos e preços.  E a sua principal função é oferecer capacitações às financeiras em todo o mundo para modernizar seus principais sistemas bancários.

Já o FINCAD é o grupo de mercados de capitais da Zafin e também o responsável por promover o programa de bolsas de estudos Women in Finance. A proposta é apoiar mulheres talentosas no mercado de capitais. E para isso ser possível, a Zafin oferece anualmente uma oportunidade de bolsa de estudo de pós-graduação para mulheres em finanças desde o ano de 2014.

A bolsa Women in Finance visa incentivar as mulheres talentosas na área de finanças, em especial aquelas que seguem carreiras em gestão de ativos financeiros, gestão de risco de mercado e finanças de derivativos nos mercados de capitais. Ou seja, uma área muito importante para as empresas e seu desenvolvimento econômico e que muitas vezes pode ser dominada por homens.

Dados da Deloitte, uma empresa global de auditoria e consultoria empresarial, indicam que a proporção de mulheres em cargos de liderança em empresas de serviços financeiros aumentou modestamente de 22% para 24% em 2021.

Apesar do crescimento, ainda existe uma disparidade grande em relação aos cargos comandados por funcionários do sexo masculino. Por essa razão, bolsas de incentivo às mulheres na área de finanças podem ser muito importantes para transformar essa realidade.

Uma vez por ano, a bolsa da FINCAD de 20 mil dólares é concedida a uma mulher elegível para ajudar a apoiar os estudos de pós-graduação em Finanças. Desse valor, a organização destina 50% (10 mil dólares) diretamente à vencedora e os 50% (10 mil dólares) restantes à instituição educacional para investir na anuidade dos estudos. 

Portanto, essa bolsa tem uma parte voltada para a anuidade e tarifas da instituição e outro valor especificamente para a bolsista e pode ser usado para cobrir suas despesas básicas, como moradia, alimentação, transporte, passagem aérea, dentre outras. 

Dependendo do valor das anuidades (se estiverem dentro de 10 mil dólares), a bolsa pode cobrir totalmente o gasto com essa despesa. Assim sendo, essa bolsa de estudos pode ser uma ótima chance de que as mulheres realizem sua pós-graduação de graça no Canadá.

(Becca Tapert/Unsplash)

Quem pode se inscrever para a bolsa de estudos?

A bolsa de estudos Women in Finance oferta 20 mil dólares a uma estudante da área de finanças para realizar sua pós-graduação no Canadá. Por essa razão, para ser uma das inscritas na oportunidade é necessário ser mulher e já ter concluído sua graduação (ou equivalente). 

As cidadãs de todos os países podem ser candidatas. A exigência é que já estejam matriculadas (ou pelo menos inscritas) em um programa de pós-graduação (mestrado ou doutorado) em finanças em uma universidade credenciada

E uma ótima notícia para as brasileiras: é que o prazo de inscrição ainda está aberto. Então, se você está começando seus estudos no exterior, já pode se inscrever para ser uma bolsista. Ou pensando em começar: é que você deve começar sua pós até, no máximo, dia 1.º de fevereiro de 2023. A data limite de aplicação para a bolsa é até a terça-feira, 31 de maio.

Para ser elegível para a bolsa, você deve:

  • Ser mulher de qualquer nacionalidade;
  • Ter concluído sua graduação ou diploma similar;
  • Ter iniciado seus estudos de pós-graduação em Finanças entre 1º de janeiro de 2022 ou até 1º de fevereiro de 2023 (essas datas são para 2022, mas lembre-se que a bolsa é anual, portanto, tem uma nova chance no próximo ano!);
  •  Estar matriculado e frequentando o programa de Mestrado ou Doutorado em Finanças em tempo integral;
  •  Ter menos de 10 anos de experiência profissional no total e menos de 5 anos de experiência profissional na área financeira

Todo o processo de aplicação acontece online, pelo site da FINCAD. Você pode acessar o formulário eletrônico clicando aqui

(Priscilla Du Preez/Unsplash)

Como aplicar para a bolsa de estudos?

Para aplicar para a bolsa de pós-graduação em Finanças, você deve já ter sido aceita pelo programa de pós-graduação da sua universidade de interesse ou pelo menos apresentado sua inscrição. Depois, você vai preencher um formulário online (deixamos o link acima). 

O passo a passo é bastante simples, você vai clicar no botão de aplicação e criar uma conta com login e senha. Depois, basta indicar suas informações pessoais e acadêmicas. Além disso, você deve fazer o upload dos documentos necessários.

Os documentos exigidos são os seguintes: 

  • Seu currículo;
  • Duas cartas de referência (que devem ser escritas por profissionais/professores que conheçam seu trabalho e seus diferenciais);
  • Histórico universitário de curso de Graduação (ou de outros cursos que achar pertinente);
  • Confirmação de aceite ou de inscrição no programa de pós-graduação desejado;
  • Artigos de sua autoria escritos ou publicados (apesar desse item ser opcional, com certeza é um diferencial e tanto!).

As inscrições e todos os documentos comprobatórios, exceto históricos universitários, devem estar em inglês. Portanto, para os estrangeiros, é obrigatório preparar a tradução juramentada. 

Nesses casos, você deve apresentar o documento oficial e a tradução oficial, além dos documentos e registros do tradutor responsável. Também se atente: os documentos devem estar no formato obrigatório (JPG, PDF ou GIF são aceitos).

Já o tão desejado resultado da nova bolsista costuma ser divulgado até o dia 1º de setembro do ano corrente. Dessa forma, podemos dizer que o cronograma costuma se organizar assim:

  • Até o final de maio: inscrições para a bolsa de estudos pelo site
  • Até o começo de setembro: resultado final da bolsista selecionada

a inscrição para o programa de pós-graduação, deve ser feita obrigatoriamente até a aplicação para a bolsa. Porém, vale lembrar que não é exigido o aceite no momento da inscrição para ser um bolsista. 

Quem é selecionado para ser uma bolsista? 

Apesar de ser uma oportunidade e tanto de estudar no Canadá, a bolsa Women in Finance não é restrita às terras canadenses. É que várias instituições de ensino pelo mundo são credenciadas como a Universidade de Edinburgh, na Escócia. 

Portanto, também é uma oportunidade de expandir seus horizontes e até mesmo investir em uma pós-graduação no Reino Unido ou em outras localidades. A dica é sempre conferir junto a sua universidade de interesse, seja pelo site ou por e-mail, se ela faz parte das instituições parceiras. 

Inclusive, foi na Universidade de Edinburgh que a bolsista selecionada do Women in Finance foi aprovada para a sua pós-graduação em 2021. Esse é o caso da mexicana Diana Laura Alvarez Vizcarra — aprovada para cursar Mestrado em Matemática Financeira Computacional na Escócia. 

(FINCAD/Redes Sociais/Twitter)

De acordo com Mark D'Arcy, CEO da FINCAD, no ano passado “cada candidata apresentou algo único, tornando a decisão de escolher apenas uma bolsista ainda mais difícil, mas que Diana se destacou pela sua experiência e objetivos educacionais e de carreira”. Portanto, a bolsa é bastante competitiva e é necessário investir na sua preparação!

Pensando nisso, preparamos os principais pontos da aplicação da bolsista selecionada de 2021 para que você possa se inspirar. Confira:

1. Seja claro nos seus objetivos de carreira

Segundo o site da FINCAD, a estudante selecionada indicou que queria atualizar continuamente o seu conhecimento do setor e as habilidades em novas tecnologias.  Também indicou interesse de combinar seus estudos de pós-graduação e a sua carreira profissional para enfrentar desafios futuros e causar um impacto positivo.

2. Mostre seu currículo

No caso de Diane, a formação chamou a atenção da banca de seleção. É que, após estudar ciências atuariais, a estudante encontrou uma paixão por quantificar a incerteza dos riscos financeiros e os custos futuros potenciais. 

Além disso, tinha experiência no Banco Nacional de Comércio Exterior e na Bolsa Mexicana de Valores. Ela também  projetou um pacote de software para simular preços de ativos em cenários de estresse, antes mesmo de ser contratada como analista de risco e, depois, conquistou uma posição como gerente de risco de crédito.

3. Mostre como a bolsa vai impactar sua realidade e da sua comunidade

A bolsista de 2021 também foi muito enfática nos seus objetivos. Ainda de acordo com o site da FINCAD, ela relatou que “depois de concluir os estudos, o objetivo é ser a líder de uma equipe de gerenciamento de riscos”, além de apontar como pretende impactar sua comunidade de origem. 

Segundo a estudante, “os mexicanos enfrentam muitas barreiras, incluindo a desigualdade de gênero e o acesso à pós-graduação. Quero apoiar o desenvolvimento econômico com inclusão de gênero, desenvolvendo projetos focados em inovação e tomada de decisão por meio da tecnologia”. 

Ou seja, além da sua formação profissional, a estudante quer trazer impacto para o seu país de origem! Esse é um item que pode contar pontos em várias bolsas, inclusive algumas oportunidades exigem que o bolsista volte por um período ao seu país após os estudos. 

Como conquistar uma bolsa Women in Finance? 

O mercado financeiro é marcado por uma presença masculina muito forte e, para transformar essa realidade, as bolsas anuais do programa Women in Finance selecionam uma estudante para realizar sua pós-graduação nessa área com 40 mil dólares. 

Como você já sabe alguns critérios são importantes para ser selecionada. O que mais chama atenção é que não existe nenhum limite de idade, nem de nacionalidade para ser uma das selecionadas. Apesar disso, como apenas uma bolsa é concedida a cada ano, esse é um programa muito concorrido!

O mais recomendado é se preparar com antecedência para aplicar. Afinal, você deve se destacar entre as demais candidatas de diversos países. Focar nos seus resultados acadêmicos, no seu currículo e em como a pós-graduação em finanças vai te ajudar a alcançar seus objetivos é uma ótima proposta para a sua aplicação.

Você também deve estar inscrita (ou aprovada) em uma das universidades que são filiadas ao programa de bolsas. As instituições estão espalhadas pelo mundo, mas pode também ser uma boa focar naquelas que são canadenses. Isso porque o Canadá tem várias oportunidades no estudo e no mercado de trabalho!

 

 

No caso das universidades, para garantir seu aceite você deve organizar seu projeto de mestrado, suas cartas de recomendação e, se for necessário, um teste de proficiência no idioma.

Por que fazer minha pós-graduação no exterior?

Realizar sua pós-graduação, seja mestrado ou doutorado, no exterior tem um peso muito grande no currículo. Isso vale tanto para quem quer seguir na área acadêmica quanto para quem quer se destacar no mercado de trabalho. Afinal, estudar nas melhores instituições do mundo faz toda a diferença!

Além de programas de estudos renomados nas melhores instituições do mundo, conquistar uma bolsa de estudos pode ser um diferencial gigantesco na sua formação profissional. E o estudo fora do Brasil também proporciona uma troca de experiências com alunos, professores e comunidade do exterior, além da possibilidade de viajar e conhecer novas culturas!

Por isso, se você quer conquistar uma bolsa de estudos do Women in Finance, a chave é a preparação! É que quando você tem seus documentos revisados e a sua aplicação direcionada, pode ser muito mais fácil de conquistar seu tão sonhado SIM para a bolsa de estudos. E para isso, nossa mentoria M60 traz os mais competentes professores. Faça seu teste de perfil de forma gratuita aqui!

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

05 Mai 2022

Postagens recentes