Muita gente sonha em fazer mestrado na Alemanha mas não sabe nem por onde começar a transformar esse sonho em realidade. Mas ao contrário do que possa parecer, se aplicar para os cursos de mestrado das universidades do país não é nenhuma coisa de outro mundo. Para te ajudar, fizemos esse pequeno guia que irá te mostrar, passo a passo, como fazer isso. 

Como fazer um mestrado na Alemanha?

Tipos de mestrado

Existem dois tipos de mestrado na Alemanha: o “consecutivo” e o “não consecutivo”. Os consecutivos são feitos geralmente logo após a graduação, como uma extensão do que foi estudado nela. Já os não-consecutivos têm um foco mais profissional. É muito comum, inclusive, que nos processos seletivos desse segundo tipo seja exigida dos candidatos uma experiência profissional além do diploma de graduação. Ambos os tipos, no entanto, têm a mesma média de duração: quatro semestres (dois anos), embora alguns possam ser mais curtos ou mais longos.

Requisitos de idioma

A maioria dos cursos de mestrado na Alemanha são, obviamente, ministrados em alemão, exigindo que candidatos internacionais apresentem provas de aptidão no idioma. Dois testes estão disponíveis para esse fim: o Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang (DSH, que significa “exame de língua alemã para ingresso em universidade”) e o TestDaF (formalmente Test Deutsch als Fremdsprache, que significa “teste de alemão como língua estrangeira”). 

O DSH é oferecido apenas na Alemanha, em várias universidades, enquanto o TestDaF pode ser feito em mais de 90 países, inclusive no Brasil. Como sempre, é importante verificar se o teste que você pretende fazer é aceito pela universidade na qual vai passar pelo processo de aplicação.

Embora o alemão continue sendo o principal idioma do ensino em geral, alguns cursos ministrados em inglês estão disponíveis, principalmente no nível de mestrado e para estudantes que participam de programas de intercâmbio de curta duração. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) conta com uma lista desses cursos. Mas se você decidir estudar em inglês, também irá precisar provar sua proficiência através de exames como o IELTS ou o TOEFL.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Noé Gräbner (@noepierre) em

O processo de aplicação

Para se candidatar a um mestrado na Alemanha, a primeira palavra que você precisa aprender é hochschulzugangsberechtigung (abreviada para HZB), que significa “qualificação para ingresso no ensino superior”. Um diploma de graduação concluído em outro país geralmente é aceito como um HZB adequado para admissão em um mestrado na Alemanha, mas os requisitos específicos variam de acordo com o curso, a instituição e o local onde você estudou anteriormente. Para alguns mestrados, exige-se que os candidatos obtenham um número mínimo de créditos em campos específicos de estudo. Essas condições são definidas pelo departamento responsável pelo programa.

As aplicações para programas de mestrado são enviadas diretamente à universidade alemã ou feitas pelo portal Uni Assist. Este funciona como um serviço centralizado, que seleciona os candidatos e repassa aqueles que atendem a todos os requisitos para as instituições escolhidas. Porém, nem todas as universidades alemãs usam esse serviço, e as que usam podem exigir ainda que os candidatos passem por outro processo seletivo e de inscrição.

Os documentos específicos exigidos e o processo de inscrição são definidos por cada instituição. Normalmente, você vai ser solicitado(a) a enviar uma cópia oficial de suas qualificações acadêmicas, uma foto, uma cópia de seu passaporte e uma cópia dos resultados do exame de proficiência linguística. Uma taxa de inscrição também pode ser cobrada.

Quando fazer sua aplicação?

Em muitas universidades alemãs é possível solicitar a admissão duas vezes por ano: para iniciar os estudos no verão ou no inverno. O semestre de verão vai de março a agosto nas Fachhochschulen (universidades de ciências aplicadas) e de abril a setembro nas demais universidades. O semestre de inverno é de setembro a fevereiro e outubro a março, respectivamente.

Em geral, as inscrições para as matrículas de inverno precisam ser feitas até 15 de julho e as inscrições para as matrículas de verão até 15 de janeiro. No entanto, os prazos de inscrição variam entre as instituições, e até uma mesma universidade pode definir prazos diferentes para cada programa de mestrado. Ou seja, verifique cuidadosamente as datas específicas do curso que você deseja estudar! É recomendado enviar solicitações pelo menos seis semanas antes do prazo para garantir um tempo para correções ou acréscimos, se houver alguma informação faltando.

winter-mestrado-na-alemanha

Inverno na região de Waldgirmes, na Alemanha

Visto de estudante alemão

Estudantes de fora da União Europeia precisam solicitar um visto antes da ir para a Alemanha, através da embaixada alemã. Quem já tiver sido aceito em um programa já pode solicitar um visto de estudante, enquanto quem ainda aguarda confirmação ou está fazendo o processo seletivo precisa de um visto de candidato. 

Vale lembrar que pode levar vários meses para que os vistos sejam emitidos, então faça a solicitação o mais rápido possível. Os solicitantes devem enviar:

  • Um passaporte válido
  • Confirmação de uma universidade alemã de que um pedido está em andamento ou concluído
  • Plano de saúde
  • Comprovação de fundos para cobrir as despesas de moradia no país
pp-mestrado-na-alemanha

Os documentos para emissão do visto devem estar todos atualizados

Intercâmbio com a UDI

Se mesmo depois de todas essas informações você ainda tem dúvidas sobre o processo de aplicação para um mestrado na Alemanha ou quer se candidatar para outro lugar, pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça o seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos