Como fazer mestrado em Oxford de graça? Eu tenho certeza que se você está ou pretende ingressar na graduação e pensa em seguir os seus estudos no Reino Unido, já deve ter pensado nessa pergunta, né?

No texto de hoje vou falar de dois programas de bolsas para estudantes estrangeiros de mestrado nessa instituição, que é a melhor da Europa: o Weidenfeld-Hoffmann Scholarships and Leadership Programme e o Pershing Square Graduate Scholarships.

Como fazer mestrado em Oxford de graça?

Weidenfeld-Hoffmann Scholarships and Leadership Programme

O Weidenfeld-Hoffmann Scholarship foi estabelecido em 2015 e apoia estudantes de alto desempenho de economias emergentes e em transição em toda a África, Ásia e América do Sul. Não conta com um número de bolsas específico e é elegível para os seguintes programas de mestrado da instituição:

  • MBA (Master of Business Administration)
  • MJur Magister Juris (na área de Direito)
  • MPP (Política e Administração Pública)
  • BCL Bachelor of Civil Law (Pos-graduação em Engenharia Civil)
  • Master of of Philosophy (MPhil) em Estudos de Desenvolvimento
  • Master of Studies (MSt) em: Estudos Diplomáticos; Estudos Islâmicos e História; Estudos Judaicos e Estudos Coreanos
  • Master of Science (MSc) em: Estudos Africanos; Biodiversidade, Conservação e Gestão; Política Social Comparativa; Ciência da Computação; Estudos Chineses Contemporâneos; Economia para o Desenvolvimento; Educação Comparada e Internacional; Educação (Ensino Superior); Sistemas de Energia; Mudança e Gestão Ambiental; Avaliação de Políticas e Intervenção Social Baseada em Evidências; Economia Financeira; Governança Global e Diplomacia; Ciências da Saúde Global; Saúde Internacional e Medicina Tropical; Estudos Latino-Americanos; Direito e Finanças; Modelagem Matemática e Computação Científica; Estudos de Migração; Estudos Modernos do Oriente Médio; Estudos Modernos do Sul da Ásia; Natureza, Sociedade e Governança Ambiental; Estudos de Refugiados e Migração Forçada; Ciências Sociais da Internet; Sustentabilidade, Empresa e Meio Ambiente; Ciência, Política e Gestão da Água

Os candidatos que desejarem se aplicar para essa bolsa devem ter a intenção de retornar ao seu país de origem logo após a conclusão do curso e demonstrar uma conexão entre o seu objeto de estudo e os seus objetivos de carreira a longo prazo. É necessário explicar, por exemplo, como você vê seu trabalho profissional contribuindo para a melhoria da vida pública em seu país ou em um nível regional/internacional mais amplo.

mestrado-em-oxford-de-graça
Fazer mestrado em Oxford de graça é possível! (Foto: Alfonso Cerezo/Pixabay)

Pershing Square Graduate Scholarships

Já o Pershing Square Graduate Scholarships é um programa de bolsas estabelecido em 2014 que apoia, todos os anos, entre cinco e seis estudantes proveniente de qualquer país do mundo. Basicamente para ser elegível é necessário ser aprovado em um dos cursos que se enquadram na categoria Oxford’s 1+1 MBA Programme, que são os programas de MBA em tempo integral de 1 ano combinados com um dos programas de mestrado (também de no máximo 1 ano) oferecidos por outros departamentos da instituição.

Entre as opções estão programas em áreas como Ciência da Computação Avançada; Criminologia e Justiça Criminal; Musicologia; Farmacologia; Antropologia Social e Saúde Internacional e Medicina Tropical. Confira a lista completa aqui.

Para concorrer a esse apoio financeiro, os candidatos devem comprovar boas realizações acadêmicas através das notas da graduação; pontuação no GMAT ou GRE; premiações acadêmicas e outras realizações. Também é fundamental demonstrar potencial de liderança e a intenção de se concentrar em enfrentar desafios sociais em escala mundial em sua carreira, seja em organizações já existentes ou por meio do desenvolvimento de uma nova empresa.

Qual é o valor das bolsas oferecidas?

Tanto no Weidenfeld-Hoffmann Scholarship quanto no Pershing Square Graduate Scholarships, as bolsas cobrem 100% das taxas da universidade e um auxílio anual para despesas de pelo menos £15.285. Ou seja, está aqui a prova de que é sim possível fazer mestrado em Oxford de graça!

Como se aplicar?

Para ser considerado para receber uma das bolsas do Weidenfeld-Hoffmann, o candidato deve selecionar o programa na seção “financiamento” do formulário de inscrição para o curso de interesse em Oxford, que deve ser enviada no máximo até o mês de janeiro de cada ano. Vale lembrar que a deadline pode variar, de acordo com o curso. Na próxima edição, por exemplo, o prazo vai do dia 8 ao dia 22 de janeiro, por isso é importante checar a data limite do mestrado que você tem interesse em fazer.

Além disso, também é obrigatório preencher e enviar, junto com o formulário, uma declaração (a Weidenfeld-Hoffman Scholarships Statement).

Já o processo de aplicação para as bolsas Pershing Square é um pouquinho mais complexo. Isso porque o candidato deve fazer uma inscrição para o MBA e outra para o segundo mestrado, e cada uma delas conta com prazos e requisitos diferentes. No entanto, as datas costumam variar também dentro do mês de janeiro de cada ano.

Ao enviar o formulário de inscrição 1+1 MBA, o candidato será perguntado se deseja ser considerado para receber a Pershing Square Scholarship. Nesse momento, além de confirmar o interesse, também será necessário enviar um essay (de no máximo 500 palavras) anexado ao formulário, abordando a seguinte questão: “Como você pretende mudar o mundo e o que isso nos diz sobre você como pessoa? “.

Após essa fase, os candidatos pré-selecionados também são convidados para entrevistas com o painel de seleção.

Universidade do Intercâmbio

E aí, agora que você saber como fazer mestrado em Oxford de graça, deu ainda mais vontade de estudar por lá? Se sim, saiba que você pode contar com o apoio da nossa mentoria especializada para se preparar para conquistar essa e outras oportunidades. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos