7 fatos sobre Roma que vão te surpreender

A capital da Itália tem milênios de história. Isso quer dizer que ainda existem muitos fatos sobre Roma para serem descobertos – seja relacionados aos monumentos da cidade, aos habitantes ou à sua cultura. Por isso, enquanto não podemos viajar pra lá e descobrir pessoalmente, trouxemos aqui 7 curiosidades sobre a capital italiana. Confira!

Fatos sobre Roma que vão te deixar de boca aberta

1. Perspectivas estranhas

Esse é um dos fatos sobre Roma que mais despertam curiosidade nos turistas. Se você andar em direção à cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a partir da Villa Pamphili, passando pela Via Niccolò Piccolomini, vai perceber que quanto mais perto você chegar do domo, mais longe ele vai parecer estar. E o contrário também acontece: quando você andar na direção oposta, ele vai parecer estar mais perto!

7-fatos-sobre-roma Domo da Basílica de São Pedro

2. As vistas da cidade

Falando sobre a cúpula da basílica, no topo do incrível Monte Aventino, ao lado do Giardino degli Aranci (Jardim Laranja), você vai encontrar uma bela surpresa. Se você olhar pelo buraco da fechadura do portão da Vila do Grande Priorado da Ordem Soberana Militar de Malta, vai poder desfrutar de uma excelente vista do domo de São Pedro.

5-fatos-sobre-roma Essa é a vista da Basílica de São Pedro a partir da fechadura

3. Festivais de julho e outubro

Todo mês de julho, o distrito de Trastevere sedia a Festa de’ Noantri (literalmente, "Nosso Festival"), uma comemoração religiosa, recheada com grandes festas, shows e fogos de artifício. Nos tempos antigos, por outro lado, para celebrar o fim da colheita das uvas em outubro, os romanos inventaram o Ottobrate Romane (“dias romanos de outubro”), período em que as pessoas descansavam depois de todo o trabalho duro. Hoje em dia, essa festa é comemorada no distrito de Monti e é muito popular entre os jovens, especialmente com as apresentações ao vivo.

2-fatos-sobre-roma Show na Festa de’ Noantri, em 2007

4. O aqueduto romano

Um dos principais fatos sobre Roma que aprendemos na escola é a respeito do avançado sistema de transporte de água que a cidade possuía na antiguidade. O aqueduto Aqua Virgo é o único dos tempos do antigo Império Romano que está em funcionamento até hoje. Ele foi inaugurado em 19 a.C. por Marcus Vipsanius Agrippa, um cônsul da República Romana, e abastece a famosa Fontana di Trevi.

6-fatos-sobre-roma Fontana di Trevi

5. “Tutte le strade portano a Roma”

Este famoso ditado significa "Todos os caminhos levam a Roma". Ele tem suas origens na Roma Antiga, quando um sistema “rodoviário” eficiente, chamado de Vie Consolari ("Estradas Consulares"), foi criado. Algumas vias, como a Aurelia e a Flaminia ainda são usadas hoje em dia. Elas foram construídas para criar um bom sistema de transporte dentro do Império.

1-fatos-sobre-roma Strada Statale 1, que segue o mesmo trajeto da Via Aurelia

6. O gueto romano e sua culinária

O gueto romano, criado em 1555, foi um dos mais antigos da Europa Ocidental, e também o último a ser abolido, de modo que as tradições persistiram. Este distrito, que hoje fica cercado pelas vias Portico d'Ottavia, Progresso, Lungotevere dei Cenci e Santa Maria del Pianto, tem uma atmosfera única. Basta caminhar pela área e entrar em qualquer uma de suas padarias ou restaurantes e provar os pratos típicos, do pão às alcachofras.

4-fatos-sobre-roma Prédios remanescentes do antigo gueto romano

7. O “Fla x Flu” romano

Existem alguns fatos sobre Roma bem curiosos para os fãs de futebol também. Na cidade, há dois principais times: a S.S. Lazio e o A.S. Roma. A rivalidade entre as duas equipes é muito valorizada por lá: provocar e zombar os torcedores do time rival é uma prática comum nos dias que antecedem a partida.

8-fatos-sobre-roma Torcida do Roma no Stadio Olimpico, em 2014

Intercâmbio com a UDI

Esses são só alguns dos fatos sobre Roma. Quer conhecer mais alguns pessoalmente fazendo um intercâmbio por lá? Então você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada para conquistar sua oportunidade no exterior. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

01 Jun 2020