6 motivos para estudar italiano

Pode ser sincero(a): você até tem vontade, mas nunca pensou em estudar italiano, não é? Muita gente acha que essa língua não é tão importante assim e acaba optando por outra na hora de aprender um terceiro idioma depois do inglês. Mas verdade é que o italiano te dá várias vantagens em diversos aspectos culturais, acadêmicos e empresariais. Conheça alguns dos motivos para você aprender a língua  mais romântica de todas e se aventurar pela Itália!

6 motivos para estudar italiano

Estudar italiano te ajuda a aprender outras línguas

De todas as línguas românicas, o italiano é a mais próxima do latim. Aprender italiano vai tornar qualquer outra língua latina, incluindo espanhol, francês e romeno, mais acessível e fácil de aprender. Além disso, estima-se que 60% das palavras em inglês derivam do latim. Sendo assim, estudar italiano pode te ajudar até no aprendizado da língua mais importante do mundo.

Dessa forma, as aulas de italiano vão ganhar significado durante um intercâmbio na Itália, quando o vocabulário aprendido virá a tona e o idioma ganhará vida, ou quando você falar com algum outro nativo de uma língua latina.

É muito parecido com o português

Assim como o italiano te ajuda a aprender outras línguas, falar português também te dá uma vantagem quando você for estudar italiano. Como ambas as línguas têm raízes latinas, a gramática e a pronúncia das palavras são muito parecidas. Além disso, com a imigração italiana para o Brasil, a nossa forma de falar acabou sendo influenciada pelo italiano.

Uma língua para os negócios

Marcas italianas como Benetton, Fiat, Ferrari, Lavazza, Armani e muitas outras são reconhecidas em todo o mundo pela qualidade excepcional de seus produtos. Além disso, a Itália é hoje uma das principais economias do mundo, com muitos empregadores buscando pessoas que falam italiano.

Só para ilustrar, mais de 7 mil empresas americanas fazem negócios com a Itália e mais de mil empresas americanas têm escritórios na Itália, incluindo Chrysler, General Electric, ExonMobil, IBM e Citibank. Por outro lado, inúmeras empresas italianas têm escritórios nos EUA. Se a terra da pizza não for seu destino inicial, você ainda pode ter muitas vantagens no exterior se souber falar italiano.

Uma língua para os amantes de comida

Você pode impressionar todo mundo à sua volta quando for pedir um prato em uma autêntica cantina italiana! A Itália é líder em culinária no mundo e o aumento da popularidade do idioma reflete a crescente obsessão pela comida italiana. Além disso, o italiano é o idioma com o maior número de palavras que dão nome a pratos e restaurantes!

Uma língua de muita história (e arte)

Aprendendo italiano, você vai poder estudar História da Arte na terra que inspirou Michelangelo. Vai poder ler A Divina Comédia nas palavras originais de Dante. Além disso, também vai poder andar pelas ruas onde Arquimedes correu gritando “eureka!”. Um relatório recente da UNESCO afirma que mais de 60% dos tesouros artísticos do mundo estão na Itália. Sendo assim, a língua italiana é a chave para estudar e pesquisar nos campos da Arte, Literatura, Arqueologia, História e Filosofia.

É uma língua muito romântica

Ao longo dos séculos, o italiano ganhou a reputação de língua da arte, do amor e da sedução. Você imagina Romeu e Julieta falando outro idioma? Os estudantes de italiano (ou grande parte deles) são fascinados pela musicalidade da língua, pela simplicidade dos sons e pelo encanto das palavras. E quando as palavras não são suficientes, os italianos são mestres no uso de gestos e expressões faciais que quebram todas as barreiras de comunicação.

Estudar italiano é pra você?

Agora você já conhece alguns dos principais motivos para estudar italiano. Deu vontade de começar a pôr à mão na massa (literalmente) e estudar esse idioma? Então não espere mais! Nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
19 Out 2019