4 destinos de intercâmbio para fãs de futebol

A paixão pelo futebol é um dos traços que definem a identidade nacional brasileira. Mas existem outros países que dividem esse amor com a gente. De fato, ele é o esporte mais popular do mundo. E se esse for o seu esporte do coração, que tal usar isso para escolher onde estudar no exterior? Confira agora 4 destinos de intercâmbio para fãs de futebol, onde você  poderá não só estudar, mas também torcer bastante!

Destinos de intercâmbio para fãs de futebol

Inglaterra

Há muito tempo o futebol está profundamente enraizado na cultura e na identidade nacional do Reino Unido, principalmente na Inglaterra. Uma pesquisa internacional realizada em 2010 pela Heineken classificou os torcedores da Inglaterra como os mais "loucos por futebol", com os ingleses gastando em média duas horas e 22 minutos por semana assistindo futebol e mais três horas e 21 minutos discutindo o assunto.

Os times de futebol ingleses também são alguns dos mais famosos internacionalmente. O Manchester United, por exemplo, foi nomeado a equipe mais popular do mundo em 2012, com 659 milhões de torcedores. Além disso, em uma lista dos times de futebol mais seguidos do mundo nas redes sociais, cinco das dez melhores posições ficaram com times ingleses, com o Manchester United em terceiro lugar, seguido por Chelsea (quarto), Arsenal (quinto), Liverpool (oitavo) e Manchester City (décimo).

Obviamente, o Reino Unido também tem uma grande reputação em todo o mundo por suas universidades, ficando atrás apenas dos EUA, tanto em termos de presença nos rankings internacionais quanto no número de intercambistas matriculados a cada ano.

4-intercambio-para-fas-de-futebol Torcida inglesa em uma partida contra a Espanha, em 2011

África do Sul

Agora bem estabelecido como o esporte mais jogado e acompanhado do país, o futebol foi introduzido na África do Sul durante o processo de colonização. Ele passou a desempenhar um papel simbólico na luta pelo fim da segregação racial: a primeira associação de futebol não segregada do país, formada em 1991, foi um marco importante na abolição do apartheid.

Além de ser o primeiro país africano a sediar a Copa do Mundo, a África do Sul também abriga as três universidades mais bem classificadas do continente, lideradas pela Universidade da Cidade do Cabo (atualmente são 200 instituições africanas presentes nos rankings mundiais). Um ótimo destino de intercâmbio para fãs de futebol, não é?

3-intercambio-para-fas-de-futebol Torcida sul-africana na primeira partida da Copa de 2010

Coreia do Sul

Na Ásia, a Coreia do Sul leva o troféu de “população mais louca por futebol”, além de ser o lar de muitas das principais universidades do continente. Na verdade, seria difícil dizer se os sul-coreanos levam mais a sério o futebol ou a educação. A Coreia do Sul sediou em conjunto com o Japão a Copa do Mundo de 2002, única vez até hoje que o evento foi realizado na Ásia, com a seleção sul-coreana perdendo por pouco o terceiro lugar.

Os torcedores coreanos se chamam de “demônios vermelhos”, mesmo apelido da torcida do Manchester United (Red Devils). Além disso, eles têm como mascote o Chiwoo Cheonwang, uma figura histórica lendária que representa vitória e tutela no folclore coreano.

O país se estabeleceu entre os principais centros de ensino superior da Ásia e, na classificação mais recente do QS Asia University Rankings, ocupa quatro dos 20 primeiros lugares.

2-intercambio-para-fas-de-futebol Seleção sul-coreana na Copa de 2018, em partida contra a Suécia

Espanha

A Europa Ocidental tem muitos países com pessoas apaixonadas pelo esporte. Por isso, é difícil listar todos os destinos ideais de intercâmbio para fãs de futebol na região. Alemanha, Itália e França são países que carregam uma mistura de fanáticos por futebol e universidades internacionalmente reconhecidas. Mas no final das contas, escolhemos a Espanha, vencedora da Copa do Mundo de 2010.

De acordo com a lista mencionada acima, o Barcelona e o Real Madrid são os dois times de futebol mais seguidos do mundo nas redes sociais. Os fãs do Barcelona também são conhecidos pela devoção que vai além do botão de "curtir", sendo frequentemente nomeados como os torcedores mais dedicados do mundo.

Além de terem os dois times de futebol mais famosos da Espanha, Barcelona e Madri também são sede das cinco universidades mais bem classificadas do país. Ambas também estão entre as 50 principais cidades do mundo para estudantes internacionais, destacadas no ranking QS Best Student Cities.

1-intercambio-para-fas-de-futebol Seleção espanhola comemorando a vitória na Copa do Mundo de 2010

Intercâmbio com a UDI

Conta para a gente nos comentários qual é o seu time de coração e em qual desses destinos de intercâmbio para fãs de futebol você sonha em estudar! Se quiser se preparar para conquistar essa oportunidade internacional você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

11 Mai 2020