Embora a Cidade Luz seja a capital mais visitada do mundo e possua diversos monumentos famosos, ela também tem algumas histórias bem guardadas, que podem te deixar de boca aberta. Aqui estão 9 fatos sobre Paris que até mesmo a maioria dos parisienses não conhecem e que vão ser um ótimo tópico para você conversar quando for sair com seus amigos!

9 fatos sobre Paris

1. A Torre Eiffel era para ser uma construção temporária

O monumento mais famoso do mundo, construído em 1889, deveria ser apenas uma estrutura temporária. A torre tinha como objetivo demonstrar a superioridade tecnológica da França durante a Feira Mundial de 1889. A estrutura original deveria ser desmontada 20 anos após a sua inauguração, e a torre costumava ser extremamente impopular. Várias figuras intelectuais da época protestaram contra o que a imprensa francesa costumava chamar de “monstruosidade inútil”. Dá para acreditar?

4-fatos-sobre-paris

Imagens de diferentes estágios da construção da torre

2. Você tem que pagar cerca de € 200.000 para ser motorista de táxi em Paris

Se você já esteve em Paris, deve ter notado que é quase impossível encontrar um táxi para se transportar. Nas noites de sábado, é muito comum encontrar dezenas de pessoas na calçada esperando (ou brigando) por um táxi. Um dos fatos sobre Paris que mais causa reclamações tem uma explicação muito simples: na cidade, os taxistas precisam pagar cerca de € 200.000 para obter suas licenças. Sim, você leu certo.

3. A ponte mais antiga de Paris é a Pont Neuf (Ponte Nova)

A verdade é que a ponte recebeu esse nome para diferenciá-la das pontes mais antigas que, na época, não eram construídas em pedra e não tinham uma calçada adequada, que permitisse que os pedestres evitassem pisar na lama.

2-fatos-sobre-paris

Pont Neuf

4. A famosa ponte dos cadeados do amor não existe mais

Bom, a ponte ainda está lá, mas todos os cadeados foram removidos recentemente por razões de segurança. O grande número de fechaduras (quase 1 milhão, pesando cerca de 45 toneladas!) ligadas à ponte estava danificando progressivamente sua estrutura. As autoridades da cidade foram fortemente criticadas por tomar a decisão de remover as fechaduras emblemáticas, consideradas pela maioria dos parisienses (e turistas!) como patrimônio cultural e como um dos principais símbolos da cidade.

6-fatos-sobre-paris

A ponte em 2013, antes da remoção dos cadeados

5. Há uma Estátua da Liberdade em Paris

Aqui os fatos sobre Paris se misturam com os fatos sobre Nova York! Localizada na Pont de Grenelle, esta versão reduzida da Estátua da Liberdade, inaugurada em 1889, “encara” a norte-americana e simboliza a amizade entre os dois países. De fato, a Estátua da Liberdade de Nova York foi um presente do povo da França para os Estados Unidos.

3-fatos-sobre-paris

“Estátua da Liberdade” de Paris

6. A Torre Eiffel NÃO é o monumento mais visitado de Paris

Esse é um dos fatos sobre Paris mais inusitados! É normal que pensemos que a torre seja o monumento mais visitado de Paris, pois automaticamente associamos a cidade à ela. Porém, quem carrega o título é a Catedral de Notre-Dame. Só para ilustrar, em 2014 a torre foi “só” o 4º lugar mais visitado da cidade!

7-fatos-sobre-paris

Catedral de Notre-Dame

7. O sino principal da Catedral de Notre-Dame pesa 13 toneladas

Ou seja… mais de 3 elefantes! A parte interna do sino (seu badalo) pesa, sozinha, 500 kg. Ele soa nos principais feriados católicos, como Natal, Páscoa, Domingo de Pentecostes etc., ou em outros eventos importantes, como a morte do Papa João Paulo II e a eleição de seu sucessor, Bento XVI. Ah, e o maior sino tem um nome: Emmanuel.

8. Há uma praia em Paris

OK, quase. A verdade é que, todo verão, as margens do Sena se transformam em uma praia: toneladas de areia, piscinas, cadeiras de praia, redes de vôlei e barracas de sorvete surgem ao longo do rio parisiense. O conceito, chamado de Paris-Plage, foi iniciado em 2002 pelo prefeito da cidade e era destinado aos moradores que não tinham como tirar férias de verão. Agora, no entanto, se tornou um local popular para todos os parisienses e está sempre muito lotado.

8-fatos-sobre-paris

Paris-Plage

9. A Place de la Concorde é um dos maiores relógios de sol do mundo

Não é óbvio e até mesmo a  maioria dos parisienses ignora isso, mas a Praça da Concórdia é um relógio de sol gigante. O obelisco (uma coluna egípcia de 23 metros de altura) no centro da praça permite ver a hora aproximada de acordo com sua sombra, de acordo com a posição do sol. Se você prestar atenção ao caminhar pela Concórdia, vai ver alguns marcadores de hora em algarismos romanos no calçamento.

1-fatos-sobre-paris

Place de la Concorde

Intercâmbio com a UDI

Gostou desses fatos sobre Paris? Que tal ir descobrir alguns outros pessoalmente, ao fazer seu intercâmbio na França? Para isso, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada! Faça o seu teste de perfil agora mesmo clicando aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.