Uma das melhores partes de fazer um intercâmbio é poder estar em contato com culturas e costumes totalmente diferentes dos que temos aqui no Brasil. Por exemplo, dependendo do seu destino, você vai se deparar com tradições inusitadas de Páscoa que vão chamar a sua atenção. Para não te pegar de surpresa, listamos aqui 7 dessas tradições ao redor do mundo. Confira!

Tradições inusitadas de Páscoa ao redor do mundo

Austrália

A primeira das nossas tradições inusitadas de Páscoa vem direto da terra dos cangurus. E, inclusive, ela tem a ver com os animais do país. Em 1991, a associação Rabbit-Free Australia lançou uma campanha para substituir o coelhinho da Páscoa pelo bilby da Páscoa, um animal de lá que tem orelhas parecidas com as dos coelhos. Isso porque, na Austrália, os coelhos são considerados pragas, uma vez que destroem plantações. Desde então, as empresas fazem bilbies de chocolate para a comemorar o feriado.

5-tradicoes-inusitadas-de-pascoa

Bilby de Páscoa

Florença (Itália)

Em Florença, na Itália, os habitantes locais comemoram uma tradição de Páscoa de 350 anos conhecida como Scoppio del Carro, ou “explosão do carrinho”. Um carrinho ornamentado, repleto de fogos de artifício, é conduzido pelas ruas da cidade por pessoas em trajes coloridos do século XV, até parar em frente ao Duomo. O arcebispo de Florença, então, durante a missa de Páscoa, acende um pavio que vai até o carrinho e inicia uma animada queima de fogos. O significado por trás do costume remonta à Primeira Cruzada e visa garantir uma boa colheita.

5-tradicoes-inusitadas-de-pascoa

Scoppio del Carro

Finlândia

Na Páscoa, as crianças da Finlândia se vestem como bruxas e vão pedir ovos de chocolate nas ruas com os rostos pintados e lenços na cabeça, carregando um punhado de galhos de salgueiro decorados com penas. Em algumas partes da Finlândia ocidental, as pessoas queimam fogueiras no Domingo de Páscoa, uma tradição nórdica decorrente da crença de que as chamas afastam bruxas que voam em vassouras entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa.

1-tradicoes-inusitadas-de-pascoa

As bruxas da Páscoa

Polônia

Jogar água nas pessoas é uma das tradições inusitadas de Páscoa da Polônia, chamada de Śmigus-dyngus. Na segunda-feira após o Domingo de Páscoa, os jovens tentam encharcar outras pessoas com baldes, pistolas de água ou qualquer coisa que possa molhar alguém. A lenda diz que as meninas que ficam encharcadas se casam dentro de um ano. A tradição tem suas origens no batismo do príncipe polonês Mieszko, na segunda-feira após a Páscoa de 966 d.C.

2-tradicoes-inusitadas-de-pascoa

Śmigus-dyngus

Grécia

Na manhã do Sábado Santo, o tradicional “arremesso de vasilhas” acontece na ilha grega de Corfu. Lá, as pessoas jogam panelas, frigideiras e outros utensílios de barro pelas janelas, quebrando-os na rua. Alguns dizem que o costume deriva dos venezianos, que no dia de ano novo jogavam fora todos os itens antigos. Outros acreditam que o ato de jogar os potes dá boas-vindas à primavera, simbolizando as colheitas que serão colocadas nos novos recipientes.

3-tradicoes-inusitadas-de-pascoa

Vasilhas de barro sendo jogadas em Corfu

Washington, D.C. (Estados Unidos)

Há mais de 130 anos, a Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, sedia o Rolamento de Ovos de Páscoa em seus gramados. A principal atividade envolve simplesmente rolar um ovo cozido colorido com uma colher, mas o evento conta também com grupos musicais, caça aos ovos, esportes e artesanato. Além disso, o presidente dos Estados Unidos sempre aparece por lá.

4-tradicoes-inusitadas-de-pascoa

Rolamento de ovos em 2011, com o então presidente Barack Obama

Noruega

A Noruega realmente tem tradições inusitadas de Páscoa. Por exemplo, é tão comum os noruegueses lerem romances policiais nessa época que as editoras lançam “thrillers de Páscoa”, conhecidos como Paaskekrimmen. A tradição, como afirmam alguns historiadores, começou em 1923, quando uma editora de livros promoveu seu novo romance policial nas primeiras páginas dos jornais. Os anúncios pareciam tanto com as notícias verdadeiras que as pessoas não sabiam o que era real e o que era ficção.

7-tradicoes-inusitadas-de-pascoa

Livros do gênero

Intercâmbio com a UDI

Gostou dessas tradições inusitadas de Páscoa ao redor do mundo? Então, que tal ir conhecê-las pessoalmente no seu intercâmbio? Para isso, basta você se preparar e a nossa mentoria especializada te ajuda em todo esse processo. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.