8 problemas antes do intercâmbio

Estudar no exterior é uma experiência incrível! A sua jornada, no entanto, começa antes do intercâmbio. Você vai ter que encarar algumas situações que vão parecer quase sem solução. Mas não se preocupe! Para tudo na vida há um jeito, e viemos mostrar como resolver os principais problemas que você pode ter nessa fase.

8 problemas antes do intercâmbio (e como resolvê-los)!

Escolher onde estudar

Tantas oportunidades e tantas possibilidades! Escolher o seu destino pode ser tão emocionante quanto estressante. Afinal, o local escolhido vai ser sua nova casa nos próximos meses ou até mesmo nos próximos anos. Não se esqueça de aproveitar cada minuto dessa tarefa: é o primeiro passo da sua aventura no intercâmbio!

Para começar, avalie a importância que você atribui ao custo de vida, clima, qualidade da educação e localização geográfica. Depois, lembre de todos esses fatores quando for procurar seu destino.

Escolher suas aulas

Por mais que você queira passar a maior parte do seu tempo em festas ou viajando, você ainda vai precisar assistir às aulas. Então aproveite esta oportunidade para fazer alguns cursos que não estão disponíveis na sua universidade de origem e descobrir algumas áreas diferentes do conhecimento.

Cuidar dos documentos

Você pode se assustar um pouco quando ver a lista de documentos que vai ter que separar para o intercâmbio. Mas não se preocupe! A maioria desses documentos solicita informações repetidas, então o processo é mais simples do que parece.

Cuide disso o mais rápido possível para permitir que você se concentre em outras tarefas importantes. Se você precisar de documentos de uma embaixada estrangeira, providencie o quanto antes e mantenha sempre uma cópia deles no seu celular.

Planejar seu orçamento

Mesmo que seja impossível saber a quantia exata que você vai gastar, faça uma estimativa. Lembre-se de que você deve dividir seu orçamento em três: dinheiro para transporte e acomodação; custos diários (como comida e festas) e dinheiro para viajar. Peça ao seu banco um cartão internacional ou descubra uma maneira fácil de abrir uma conta no país de destino. Dessa forma, você evita pagar impostos e taxas extras.

Encontrar acomodações

Encontrar acomodação pode ser uma tarefa difícil, especialmente em um país que você não conhece. Você vai ficar em dúvida sobre qual é a melhor maneira de fazer isso, quais são os melhores bairros e onde pode começar a procurar. Ter um quarto antes da chegada vai te economizar muito dinheiro que, de outra forma, seria gasto em um hotel temporário. Você pode seguir esses passos que nós listamos para encontrar!

Comprar suas passagens

Depois de tudo resolvido, vai chegar a hora de você comprar as passagens para o seu destino. O mais importante, nesse caso, é procurar com antecedência. Isso vai te ajudar a encontrar bons preços e economizar! As empresas aéreas mais baratas podem não oferecer voos diretos para o seu destino. Nesse caso, considere algumas escalas! Aliás, sempre procure voos com escalas em qualquer situação porque eles tendem a ser mais baratos.

Conhecer seu novo lar

Como é o clima? O que você precisa para ter assistência médica? Quais operadoras de telefonia estão disponíveis? Ao encontrar as respostas para essas perguntas, você vai finalmente começar a conhecer seu novo lar. Se possível, tente entrar em contato com pessoas que já moraram onde você vai fazer seu intercâmbio!

Arrumar as malas

Como você vai levar tudo o que precisa? Não se estresse. Afinal, você não precisa de tanta coisa. Você deve aproveitar a experiência e, para isso, não precisa levar todas as suas roupas. Portanto, desapegue e leve apenas o que é realmente necessário. Seja estratégico(a) e leve peças de acordo com o clima que você vai enfrentar.

Essas dicas vão te ajudar a enfrentar seus problemas antes do intercâmbio. Agora, é só se preparar para conquistar sua vaga lá fora. Para isso, a nossa equipe da mentoria especializada está a postos! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
12 Set 2019

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024