Se você estiver pensando ou se planejando para estudar nos Estados Unidos por mais que alguns meses, abrir uma conta em um banco americano é uma ótima ideia que vai facilitar e muito a sua rotina por lá. Para te ajudar com isso, separamos nesse texto tudo o que você precisa saber para abrir uma conta bancária nos EUA.

Tipos de contas

Assim como aqui no Brasil, existem dois tipos principais de contas bancárias disponíveis nos EUA. Com base nas suas circunstâncias, considere abrir apenas uma ou ambas:

Checking Account (Conta corrente)

As contas correntes permitem que você armazene seu dinheiro com segurança e acesse-o sempre que quiser. É uma boa opção para gerenciar suas despesas diárias e pagar suas contas mensais. Quando você abre uma conta corrente, normalmente recebe um cartão de débito, que pode ser usado para sacar dinheiro dos caixas eletrônicos e fazer compras. Podem haver saldos mínimos mensais e taxas de manutenção a serem pagas, mas isso varia de acordo com o tipo de conta que você abre.

Savings Account (Conta poupança)

As contas poupança são usadas para depósitos de longo prazo e geralmente oferecem boas taxas de juros. Portanto, se você tiver grandes somas de dinheiro, abrir uma conta poupança ao lado de uma conta corrente pode ser uma boa ideia. Lembre-se de que os saldos mínimos e as taxas de serviço variam de banco para banco; portanto, faça sua pesquisa!

abrir-uma-conta-bancaria-nos-eua-TD-Bank-NY

Agência do TD Bank em Nova York

O que ter tem mente na hora de escolher e abrir uma conta bancária nos EUA?

Existem VÁÁÁÁÁRIOS bancos comerciais nos EUA que disputam clientes com serviços semelhantes. Isso pode dificultar a escolha da conta certa. Portanto, leve em consideração o seguinte antes de tomar sua decisão:

Taxas de serviço

Ao pesquisar contas, preste muita atenção em quais serviços são gratuitos e quais custarão mais. Pense em seus hábitos bancários e escolha uma conta que não cobrará por coisas que você irá precisar fazer regularmente. Alguns bancos, como o US Bank e o TD Bank, não cobram taxas mensais de serviços para contas universitárias.

Proteção de cheque especial

A proteção de cheque especial pode parecer uma boa ideia a princípio, mas na verdade é algo que você deve pensar com muito cuidado antes de optar. Essencialmente, a proteção de cheque especial é onde você vincula sua conta corrente à sua conta poupança, cartão de crédito ou uma linha de crédito de cheque especial. Se você gastar mais dinheiro do que tem, seu banco poderá transferir mais dinheiro para que a transação que você deseja fazer continue.

O problema é que o banco ainda cobrará pelo uso deste serviço, mesmo que você esteja usando seu próprio dinheiro. Com o tempo, as taxas podem aumentar e você pode ficar com uma grande conta a pagar. Em vez disso, aprenda a não gastar mais dinheiro do que você tem e acompanhe os seus gastos.

ATMs

É bastante comum nos EUA que os bancos cobrem os clientes que sacam dinheiro de caixas ATMs de outros bancos. Por esse motivo, você deve prestar atenção nos bancos próximos ao campus da universidade ou do lugar que você irá morar nos EUA, para não precisar fazer isso com frequência.

Grandes bancos nacionais como o Bank of America terão muitas agências, então não será problema conseguir um lugar para sacar dinheiro. Já bancos regionais ou comunitários são menores, consequentemente oferecendo menos opções para saque.

Vantagens e benefícios

Os bancos costumam atrair estudantes na esperança de que, assim que se formarem, eles mantenham suas contas abertas. Por esse motivo, as contas direcionadas diretamente aos alunos costumam ter várias vantagens, como nenhum requisito de saldo mínimo, cheques grátis, cartão de débito gratuito, banco online e transações gratuitas em caixas eletrônicos. Por exemplo, o US Bank permite que os alunos usem os caixas eletrônicos de outros bancos gratuitamente por até quatro vezes em cada período do extrato.

Bônus em dinheiro

Muitos bancos oferecem bônus em dinheiro para tentar convencê-lo a abrir uma conta com eles. Essas vantagens podem parecer ótimas em teoria, mas geralmente não são tão boas assim porque podem haver restrições. Por exemplo, para receber o bônus, pode ser necessário configurar depósitos diretos que totalizam uma certa quantia todo mês. A longo prazo, escolher uma conta sem taxa de manutenção, por exemplo, é uma opção muito melhor do que optar por uma conta com ótimos brindes.

abrir-uma-conta-bancaria-nos-eua-Bank-of-America-Eagan-Minnesota

Agência do Bank of America em Eagan, Minnesota

Abrindo uma conta

Os bancos com a maior base de clientes nos EUA são o Chase Bank, o Bank of America, o Citi e o Wells Fargo, mas também há muitos bancos regionais para escolher. Para ajudá-lo a escolher a conta bancária perfeita para você, clique aqui para consultar o site My Bank Tracker. Digite a sua possível localização nos EUA e responda a algumas perguntas sobre seus hábitos bancários e quais serviços você procura em uma conta.

Depois de escolher seu banco, é necessário marcar uma consulta com uma agência local para abrir uma conta. Você precisará fornecer detalhes como seu nome completo, número de telefone, endereço residencial e endereço do campus. Esteja preparado para providenciar documentos como o seu contrato de locação para apoiar suas declarações. Você provavelmente precisará de um endereço permanente para abrir uma conta bancária. Você também terá que levar uma quantia em dinheiro para depositar em sua conta, além da sua carta de matrícula na faculdade, seu passaporte, seu cartão I-94 e seu formulário I-20.

Ótimas contas para estudantes

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária nos EUA, descubra algumas das melhores opções de bancos para estudantes no país:

  • TD Bank
  • US Bank
  • Capital One 360

Em comum, esses bancos oferecem a vantagem de não cobrarem por taxas de manutenção mensais e nem exigirem um saldo mínimo para abertura de contas. Além disso, todos contam com uma ampla oferta de agências e caixas eletrônicos por todo o país. O TD Bank ainda tem a vantagem de ficar aberto sete dias por semana para os seus clientes na maioria das agências. Vale lembar que, também no TD Bank, a não exigência de limite mínimo para abertura de conta é válida somente para estudantes entre 17 e 23 anos.

Quer se preparar para conquista a sua vaga em uma universidade americana? Então conte com o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui. Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos