Abrir uma conta bancária na Alemanha é uma das primeiras coisas que você deve fazer depois de se mudar para o país. Esse  é um passo fundamental principalmente para quem vai passar muito tempo por lá, porque ter uma conta local é um requisito básico para alugar um apartamento, receber salário ou até mesmo comprar eletrônicos. Ou seja, mais cedo ou mais tarde você terá que fazer isso, então é melhor não deixar pra depois. Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre essa questão.

Como abrir uma conta bancária na Alemanha?

Como funciona o sistema bancário na Alemanha?

Na Alemanha existe um sistema bancário de “três pilares”, composto por bancos comerciais privados, caixas de poupança pública (Sparkassen e Landesbanken) e bancos cooperativos (Genossenschaftsbanken). Além disso, você também pode encontrar uma variedade de bancos internacionais e bancos online, que são bem fáceis de usar e simplificam os serviços bancários.

Quais são os tipos de contas bancárias alemãs?

Os dois principais tipos de contas bancárias na Alemanha são:

Girokonto: é uma conta corrente, que é o tipo padrão de conta bancária na Alemanha, usada para receber, depositar e transferir dinheiro. Os bancos alemães tendem a oferecer contas correntes gerais e contas especializadas (para estudantes e jovens).

Sparkonto: é uma conta poupança que pode ser aberta ao mesmo tempo em que você abre um Girokonto. Assim como aqui no Brasil, o principal objetivo dessa conta bancária na Alemanha é economizar dinheiro e ganhar juros. Esse tipo de conta pode ser aberta por residentes alemães e por não residentes.

No caso dos estudantes nacionais e estrangeiros de até 29 anos é possível optar por uma conta de estudante isenta de pagamento de taxas.

como-abrir-uma-conta-bancária-na-alemanha

Quais são as opções bancárias mais utilizadas?

Dependendo de suas preferências e circunstâncias, você pode escolher entre as seguintes opções bancárias:

Bancos privados

Os principais bancos pertencentes à essa categoria são o Deutsche Bank, o Commerzbank, o HypoVereinsBank e o Postbank. O que esses bancos têm em comum é que todos fazem parte do Grupo Cash. Isso significa que os saques em caixas eletrônicos dessas instituições são gratuitos para transações realizadas entre eles, inclusive operações de depósito e saque.

Em outras palavras, isso significa que se você for titular de uma conta Deutsche Bank, também poderá fazer saques gratuitos nos caixas eletrônicos do Commerzbank e assim por diante. Em outros bancos que não fazem parte da rede, pode ser cobrado até 5 euros por saque.

Bancos Online

Os bancos online também estão se tornando bastante comuns na Alemanha a cada dia, como DKB Cash, o 1822direkt, o N26, o O2 Banking e o Santander, entre outros. A principal vantagem dessa opção é a economia, já que esses bancos geralmente são mais baratos que os tradicionais e mais convenientes com os termos de atendimento ao cliente.

Para sacar dinheiro, os banco online geralmente se unem a um banco tradicional, permitindo assim que os clientes usem seus caixas eletrônicos. Além disso, alguns bancos online emitem cartões MasterCard ou Visa, que, por sua vez, permitem que as pessoas usem qualquer caixa eletrônico que tenha o logotipo dessas bandeiras.

Uma alternativa mais simples: TransferWise

Vamos começar com uma das alternativas mais simples (e mais baratas), a TransferWise, através da qual é possível receber depósitos, efetuar pagamentos e fazer transferências para qualquer banco do mundo e em diferentes opções de moeda. Saiba mais informações sobre essa plataforma aqui.

Como abrir uma conta bancária na Alemanha

Enquanto alguns bancos estão abertos a trabalhar com expatriados, há outros que tendem a não fazer isso, devido à falta de histórico de crédito. No entanto, independentemente de qual banco você escolher abrir sua conta, será necessário fornecer um conjunto completo de documentos.

Para abrir uma conta bancária na Alemanha, você deve fornecer os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição devidamente preenchido
  • Passaporte válido e autorização de residência alemã atual.
  • Prova de registro/endereço
  • Depósito inicial (o mínimo depende do banco de sua escolha)
  • Comprovante de renda/emprego
  • Prova de vínculo estudantil (se estiver abrindo uma conta de estudante)
  • Classificação de crédito SCHUFA (não é exigido por todos os bancos)

Requisitos para abrir uma conta bancária online na Alemanha

Para abrir uma conta bancária online na Alemanha, você também precisará verificar sua identidade. Para fazer isso você pode precisar usar uma webcam, um código de verificação de e-mail ou mesmo um PostIdent, que é um substituto aprovado usado para identificação, com a devida taxa paga pelo banco online correspondente.

Para verificar sua identidade com o PostIdent, você precisará fazer o download de uma folha de verificação no site do banco e enviá-la na agência postal, juntamente com o seu passaporte. Os documentos são, por sua vez, assinados e enviados ao banco.

Como-abrir-uma-conta-bancária-na-Alemanha-Berliner-Sparkasse

Fatores a considerar ao abrir uma conta bancária na Alemanha

Antes de tomar sua decisão sobre o tipo de conta que deseja abrir ou em qual banco fazer isso, você deve considerar alguns fatores em relação aos serviços, agências, caixas eletrônicos e taxas.

  • Serviços bancários: antes de tomar sua decisão e abrir uma conta em um banco específico, não deixe de perguntar e pesquisar sobre os serviços que oferecidos por ele. Embora geralmente os bancos na Alemanha prestem serviços abrangentes, é importante reunir um conjunto completo de informações com antecedência.
  • Suporte ao cliente: o suporte ao cliente é um aspecto importante quando se trata de serviços bancários, especialmente em relação à questão do idioma. Se você não sabe falar alemão, deve se registrar em um banco que tenha suporte ao cliente em inglês.
  • Taxas de manutenção e saque: as taxas podem aumentar e, portanto, são uma parte importante a considerar. Certifique-se de fazer perguntas sobre isso, já que alguns caixas eletrônicos podem cobrar até  5 euros por operação.
  • Rede de agências e caixas eletrônicos: a maioria dos bancos na Alemanha possui uma ampla rede de agências e caixas eletrônicos espalhados por todo o país. Ter acesso ao seu dinheiro, a qualquer hora e lugar, é fundamental.
  • Serviços online: se economizar tempo for algo imprescindível para a sua realidade, não se esqueça de verificar quais são os serviços online oferecidos pelo banco de interesse, mesmo que ele seja um banco tradicional.

Melhores bancos na Alemanha

Abaixo, listaremos alguns dos bancos na Alemanha que fornecem serviços mais abrangentes e de melhor qualidade:

Commerzbank

Um dos maiores bancos do país, possui uma extensa rede de agências com presença nacional. Quem optar por abrir uma conta online nesse banco recebe um cartão de débito conhecido como Girocard, além da possibilidade de acesso à contas premium que dão direito a dois cartões de débito e seguro de viagem. Este banco é muito bem classificado principalmente em relação ao atendimento ao cliente, que é bem acima da média, e também oferece promoções regulares para novas clientes.

Deutsche Bank

O maior banco nacional da Alemanha também é um dos mais conhecidos internacionalmente. Eles oferecem uma gama de serviços, como contas específicas para estudantes e outras categorias profissionais, como advogados e contadores.

Comdirect

Banco online que é uma subsidiária do Commerzbank. Com um processo de cadastro simplificado, oferece um cartão de crédito Visa que permite o saque direto em caixas eletrônicos da Alemanha e também de outros países sem pagamento de taxas.  É também o único banco online alemão que não exige residência ou endereço postal no país.

Deutsche Kredit Bank (DKB)

O DKB é ideal para quem procura um banco sem taxas ou com taxas baixas e não tem problema em fazer todos os seus serviços bancários online.  Ele oferece uma conta gratuita, possibilidade de saque em caixa eletrônico e um Girocard. Nos últimos anos, no entanto, esse banco tem se tornado cada vez mais rigoroso em seus pré-requisitos e pode exigir um certo nível de renda para novos clientes.

HypoVereinsbank

Outro grande banco da Alemanha, o HypoVereinsbank faz parte do grupo italiano Unicredit. Há uma variedade de contas e serviços online com o Konto Klassik, que é gratuito para clientes que fizerem um depósito mínimo de 1.500 euros todos os meses. O site está disponível apenas em alemão.

N26

O N26 é um banco online relativamente novo, com sede em Berlim, que á amplamente difundido entre clientes estrangeiros que vivem na Alemanha, contando inclusive com uma interface totalmente em inglês.  O processo de inscrição é rápido e fácil e é possível optar entre uma conta gratuita ou paga.

Netbank

Outro banco online já bem estabilizado no país que permite que os seus clientes usem qualquer caixa eletrônico gratuitamente.

Postbank

Antes o maior banco de varejo da Alemanha, o Postbank agora pertence ao Deutsche Bank. A conta Postbank Giro plus oferece um cartão Girocard gratuito e acesso à conta corrente sem taxas para os clientes que manterem um depósito mensal mínimo de 1000 euros. Também conta com uma grande rede de caixas eletrônicos.

Sparkasse

Os bancos Sparkassen são um serviço público sem fins lucrativos, com muitas agências e caixas eletrônicos em toda a Alemanha. Cada grande cidade do país tem o seu próprio Sparkasse. Por exemplo, o Berliner Sparkasse é o maior banco de varejo/consumidor da cidade. No entanto, esse tipo de banco cobra caro pelas operações em caixas eletrônicos que não são Sparkasse.

como-abrir-uma-conta-bancária-na-alemanha-Commerzbank

Glossário bancário

Mesmo sendo possível viver na Alemanha apenas com o inglês, sempre é interessante saber pelo menos alguns termos básicos da língua local. Por isso separamos alguns deles relacionados ao mundo dos serviços bancários que você deve ter na ponta da língua. Confira:

Die Bank Banco
Das Bankkonto Conta bancária
Kontoinhaber Titular da conta
Der Kontostand Saldo bancário
Das Girokonto Conta corrente
Das Sparkonto Conta poupança
Die Bankrate Taxa bancária
Das Bankdarlehen Empréstimo bancário
Der Bankauszug Extrato bancário
Die Banküberweisung Transferência bancária
Das Guthaben Balanço de crédito
Die Kreditkarte Cartão de crédito
Das Soll Débito
Die Einzahlung Depósito
Die Feste Rate Taxa fixa
Der Zinssatz Taxa de juros
Das Ausländerkonto Conta para não residentes
Bargeld Dinheiro
Anmeldung Cadastro
Sperrkonto Conta bloqueada para requisitos de visto
Studentenausweis Identidade estudantil
Zinsen Juros
Überweisung/Geldüberweisung Transferência de dinheiro
Währung Moeda
Bankomatkarte Cartão para operações bancáris
Geldautomat Caixa eletrônico
Einkommen Renda

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária na Alemanha, que tal começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.