Você pretende estudar ou trabalhar na terra das batatas fritas, waffles e cervejas por pelo menos 6 meses? Então fique sabendo que abrir uma conta em um banco local é um passo que irá facilitar e muito a sua vida por lá. Descubra agora todas as informações que você precisa ter em mente para abrir uma conta bancária na Bélgica e escolher o melhor banco para a sua realidade.

Por que abrir uma conta bancária na Bélgica?

O cenário bancário belga mudou consideravelmente (e positivamente) desde 2008. Hoje em dia, o ambiente bancário no país é considerado estável e abrir uma conta bancária por lá tem as seguintes vantagens:

Abrir uma conta bancária na Bélgica tem as seguintes vantagens:

  • As contas bancárias para não residentes são oferecidas pela maioria dos bancos
  • O gerenciamento de conta bancária não está vinculado à agência com a qual a conta foi aberta. Isso significa que o cliente tem a flexibilidade de ir a qualquer agência para realizar qualquer operação
  • É possível abrir uma conta bancária na Bélgica mesmo se você for proibido em seu país de origem
conta-bancária-na-bélgica-bruxelas

Bruxelas, capital da Bélgica

Que tipos de contas bancárias oferecem bancos na Bélgica?

As contas padrão são essencialmente as mesmas do Brasil. Para simplificar, existem:

  • Contas-correntes (“zichtrekening”)
  • Contas-poupança (“spaarrekening”)

O acesso ao cheque especial é autorizado logo após a abertura da conta, mas para isso é exigido uma prova de rendimento, como um contrato de trabalho, folhas de pagamento recentes ou um bom histórico de crédito obtido através de transferências mensais de um empregador ou de uma empresa.  Os valores variam entre 600 euros e 2500 euros e esse montante é concedido por um período de 3 meses. Vale lembrar, no entanto, que as taxas de juros para cheque especial são de, no mínimo, 10%.

Uma peculiaridade dos bancos belgas é que eles não oferecem cheques.

Quais cartões de crédito estão disponíveis?

Os cartões oferecidos pelos bancos da Bélgica são cartões de débito, ou seja, com uma consulta sistemática do saldo da conta antes da validação. Dessa forma, se a conta não tiver fundos suficientes, a transação não poderá ocorrer.

As bandeiras de cartões mais utilizadas são Maestro, Bancontact, Mister Cash e Cirrus. Uma vantagem é que é possível obter dois cartões desde o início da conta, o que pode ser bastante útil em caso de perda. Também existe a possibilidade de obter cartões de crédito, mas isso fica sujeito a determinadas condições.

Como abrir uma conta bancária na Bélgica?

Abrir uma conta bancária na Bélgica é um procedimento relativamente simples. É necessário providenciar os seguintes documentos:

  • Passaporte
  • Formulário de inscrição para abertura da conta bancária, devidamente preenchido e assinado
  • Comprovante de endereço, como uma conta doméstica.

O procedimento varia dependendo do banco. Alguns permitem que seus clientes abram contas bancárias online; outros permitem que não residentes pré-abram a conta online antes de viajarem para o país, e ainda existem os bancos que pedem aos clientes para realizarem todas os procedimentos em uma filial física.

Quando a conta estiver aberta, normalmente o cliente pode esperar até duas semanas para receber os seus cartões, PINs e outras senhas para gerenciar a conta pela Internet.

conta-bancária-na-bélgica-belfius-soumagne

Agência do Banco Belfius em Soumagne

É exigido algum depósito mínimo para abertura de conta?

Em princípio, os bancos belgas não cobram um depósito mínimo para abertura de contas regulares.

Quanto custam as taxas de manutenção?

Os custos variam de um banco para outro e dependem dos serviços que forem assinados. Eles podem ser inexistentes em alguns casos, com a condição de deixar uma reserva permanente na conta. Por exemplo, os serviços financeiros do Belgian Post Bank oferecem uma conta bancária gratuita se o saldo médio mensal da conta for de 500 euros. O banco ING pratica uma política de preços semelhante com a conta ING Lion Account.

Geralmente, as taxas anuais variam entre 40 e 70 euros para a maioria dos bancos belgas, especialmente para os clientes que não gerenciam suas contas online. Recomenda-se não optar pelo envio de extratos de conta por correios (prática comum na Bélgica), pois isso pode gerar custos adicionais.

Quais são os melhores bancos?

Devido à grande presença de expatriados na Bélgica, é comum encontrar bancos com recursos internacionais e serviços de língua  estrangeira (geralmente o inglês). Os maiores bancos da Bélgica são o Belfius, o BNP Paribas Fortis, o ING Bank e o KBC Bank.

Além de seus bancos locais, a Bélgica também possui vários bancos internacionais. Alguns exemplos são o Banca Monte Paschi, o BBVA, o ING, o Rabobank e o Santander.

Para te ajudar a decidir qual é o melhor para você, confira algumas informações básicas sobre os principais bancos belgas.

Belfius Bank

Sediado em Bruxelas e de propriedade do estado, o banco oferece mais de 800 agências e 3000 caixas eletrônicos.

  • Uma série de contas correntes com taxas mensais que variam de 1 euro (conta básica) a 17  euros para uma conta platinum
  • Cartões de crédito MasterCard por uma taxa mensal de 1 euro.
  • MasterCard especial por 6,50 euros por mês com seguro de viagem e benefícios de cancelamento de viagem.

BNP Paribas Fortis

BNP Paribas Fortis têm 789 agências e 3819 caixas eletrônicos. As principais vantagens são:

  • Serviços de investimento e poupança.
  • Conta corrente gratuita para jovens entre 18 e 27 anos, com cartão bancário personalizado, cartão pré-pago recarregável, cartão Visa no primeiro ano e acesso a aplicativos de economia.
  • Pacotes para casais que oferecem três contas correntes para duas pessoas, juntamente com o cartão de crédito Visa clássico, por uma taxa mensal de 3 euros.

ING Bank Belgium

Tem uma política comercial que visa recrutar clientes não residentes na Bélgica. O Departamento de Não Residentes do ING em Bruxelas oferece um serviço multilíngue e contas multimoeda. Você pode contatá-los por e-mail para preparar antecipadamente a abertura da conta. Oferece todos os serviços bancários de varejo e comerciais e tem mais de 670 agências na Bélgica.

  • Conta corrente online gratuita.
  • A conta corrente clássica tem uma taxa anual de 30 euros, com 12 transações de débito grátis por ano.
  • Conta gratuita para jovens menores de 18 anos.
  • Cartões de crédito Visa ou MasterCard.

Belgian Post Office

Oferece taxas muito mais baixas do que as de outros bancos e o horário de funcionamento das agência físicas são mais amplos.

Horário de funcionamento dos bancos

Os maiores bancos têm pelo menos uma agência em cada cidade. Na maioria das vezes, o horário de funcionamento vai das 9h às 16h/16h30 de segunda a sexta-feira. Alguns bancos abrem também aos sábados. Nas cidades pequenas, as agências costumam fechar no almoço, entre 13 e 14 horas.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária na Bélgica, que tal começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.