Se você se mudar para a Espanha por um longo prazo, seja para estudar ou trabalhar,  provavelmente precisará abrir uma conta em um banco local. Mas não se preocupe que essa não será uma tarefa muito difícil. A Espanha tem uma grande comunidade de expatriados e, como resultado, existem muitos bancos que prestam serviços específicos para esse grupo. Ou seja, abrir uma conta bancária na Espanha é bastante simples, mesmo depois da crise de 2008, quando foram impostas algumas regras mais restritas.

Como abrir uma conta bancária na Espanha?

Serviços bancários na Espanha

A Espanha possui um sistema bancário integrado e internacionalizado. É composto por 141 bancos privados (incluindo cerca de 80 bancos estrangeiros), além de muitos bancos regionais de cooperativas e de poupança. O Banco de Espana é o banco nacional do país, também atuando como regulador do setor bancário.

conta-bancáriana-espanha-bakia

A sede operativa do banco Bankia fica dentro de um dos prédios conhecidos como Puerta da Europa, em Madrid.

Você precisa de uma conta bancária na Espanha?

Ter uma conta bancária na Espanha não é um requisito legal; é possível gerenciar suas finanças a partir de uma conta no exterior. No entanto, se você for passar anos por lá, a solução mais prática (e também mais barata)  é abrir uma conta bancária local. Isso irá facilitar atividades importantes, como pagar contas de serviços públicos e obter uma hipoteca espanhola.

Antes de abrir uma conta bancária na Espanha

Se você se mudar para a Espanha sem abrir uma conta, poderá gerenciar suas finanças na sua conta no exterior. A Espanha aceita a maioria dos principais tipos de bancos e cartões de crédito estrangeiros se forem Visa, Mastercard ou American Express. No entanto, você pode ser cobrado por algumas transações. Muitos bancos espanhóis oferecem contas de não residentes, portanto, é possível configurar uma conta bancária no país antes mesmo de viajar pra lá.

Tipos de contas bancárias na Espanha

Os bancos espanhóis oferecem vários tipos diferentes de contas aos clientes. Vale a pena procurar a solução que melhor se adapta às suas circunstâncias. Alguns dos principais tipos de conta bancária na Espanha são:

Contas correntes: para necessidades bancárias e financeiras diárias. Muitos bancos oferecem várias contas correntes diferentes, algumas visando grupos específicos de clientes, como estudantes ou jovens.
Contas poupança: a maioria dos bancos oferecerá diferentes opções de poupança, desde contas mais básicas a links de serviços e investimentos em fundos de ações. Existem também muitos bancos regionais espanhóis (cajas) que oferecem esse tipo de conta.
Contas digitais: também é possível fazer todos os seus serviços bancários online em um dispositivo móvel, pois além dos bancos digitais, os principais bancos espanhóis oferecem serviços online e aplicativos bancários;
Contas de não residentes: alguns dos principais bancos espanhóis oferecem contas de não residentes destinadas a residentes estrangeiros. Mas atenção: a maior parte dessas contas são baseadas em euros.

Quais são as taxas bancárias mais comuns?

Embora grande parte do sistema bancário espanhol seja muito semelhante ao brasileiro, pode ser que a estrutura de cobrança de taxas seja um pouco diferente. Por isso é importante ler todos os detalhes do contrato. Geralmente os serviços mais comuns cobrados são os seguintes:

Taxa de serviço mensal

Embora existam algumas conta bancárias sem taxas mensais, boa parte dos bancos cobram uma taxa de cerca de 6 euros por mês e esse valor pode aumentar com o tempo. Já outras contas dispensam pagamento de taxa de serviço mediante algumas condições, como o pagamento direto do seu salário nas mesmas. Já as contas premium cobram taxas mensais mais altas, mas oferecem uma variedade de benefícios, incluindo alguns saques em caixas eletrônicos internacionais gratuitos e descontos em serviços como seguro de viagem e aluguel de carro.

Saques em caixas eletrônicos

A maioria dos bancos espanhóis oferece saques em caixas eletrônicos domésticos gratuitos, mas geralmente é necessário fazer sua operação em um caixa da mesma rede. Já para saques no exterior com o seu cartão espanhol, provavelmente você irá pagar alguma taxa se o seu banco não fizer parte de uma rede global ou se a sua conta for básica.

Transferências internacionais de dinheiro

Se você deseja efetuar um pagamento da sua conta bancária espanhola em uma conta mantida em outro país ou moeda, pode esperar pagar uma taxa. Geralmente as transferências para outros países da área do euro são baratas ou até mesmo gratuitas. No entanto, fazer uma transferência para um país com uma moeda diferente pode custar cerca de 35 euros pro operação! Nesse casos é importante observar a taxa inicial cobrada e a taxa de câmbio que será aplicada. Se a taxa de câmbio usada for baixa, isso poderá aumentar significativamente o custo total da transferência.

conta-bancária-na-espanha-sede-do-banco-santander-na-espanha

Sede social do Banco Santander, na cidade mesmo nome

Principais bancos para abrir uma conta bancária na Espanha

Esses são os principais bancos espanhóis que oferecem contas e serviços abertos para estrangeiros:

BBVA

Um dos maiores bancos da Espanha, fornece várias contas sem taxas, incluindo uma conta corrente básica, uma conta para jovens entre 18 e 29 anos e uma conta de folha de pagamento para gerenciamento de renda. Também disponibiliza um aplicativo bancário global com pagamentos móveis compatíveis com Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, além de uma variedade de cartões de débito, crédito e pré-pagos.

Banco Sabadell

Os produtos oferecidos por esse banco  incluem uma conta principal com um serviço de tradução gratuito para residentes estrangeiros e temporários; uma conta de expansão, com depósitos e saques ilimitados gratuitos (recomendada para aposentados); uma conta poupança específica para jovens e outra destinada para transações de valores mais altos. Existem também várias opções de transferência internacional de baixo custo.

Santander

O maior banco da Espanha (e também o mais conhecido internacionalmente) oferece uma ampla variedade de contas correntes, incluindo uma conta básica, uma conta clássica, uma conta para jovens e e uma conta para não-residentes. Existem também vários cartões de débito e crédito para escolher e um aplicativo bancário disponível para download destinado para quem prefere gerenciar suas finanças a partir de um telefone celular.

Bankia

Banco com excelentes opções de conta, incluindo a Cuenta Facil, a conta corrente mais básica, que inclui um cartão de débito gratuito. O processo de inscrição pode ser feito online. Também tem a Cuenta Joven, destinada a pessoas entre 14 e 26 anos e que não possui taxa mensal.

Se você preferir abrir uma conta em um banco estrangeiro enquanto estiver morando na Espanha, algumas boas opções são os bancos Barclays, Citibank, Deutsche Bank, HSBC e ING. Também existem bancos 100% digitais como o bunq(holandês), o N26 (alemão) e o Revolut (inglês).

Como escolher o melhor banco para abrir a sua conta bancária na Espanha?

Ao escolher qual banco abrir uma conta na Espanha, pense no que você procura com relação a produtos e serviços e tente escolher a melhor conta de acordo com as suas necessidades. Esses são os principais fatores que você precisa considerar:

Custos: poucas contas bancárias na Espanha são totalmente gratuitas, mas as contas correntes básicas são geralmente de baixo custo. No entanto, podem haver algumas compensações em termos de serviços disponíveis.
Gama de serviços: se você acha que pode querer acessar empréstimos, seguros, hipotecas ou planos de pensão em algum momento da sua estadia no país, muitos bancos espanhóis também os oferecem e é interessante checar isso antes de tomar a sua decisão.
Facilidade de acesso: se você deseja acesso 24 horas e 7 dias por semana à sua conta, uma conta online ou uma conta bancária móvel pode ser a melhor opção.

Como abrir uma conta bancária na Espanha?

Antes de fechar qualquer contrato, o ideal é visitar o banco de sua preferência pessoalmente e solicitar uma conta. Os bancos geralmente ficam abertos das 9h às 14h, de segunda a sábado. Se você não domina o espanhol, é interessante levar um tradutor (um amigo fluente no dioma serve!) junto com você.

As contas são normalmente abertas em um intervalo que varia de 1 a 5 dias e toda a documentação, assim como os cartões de crédito e/ou débito, são enviados para o correntista em cerca de duas semanas.

Quais são os documentos necessários para abrir a conta?

Você normalmente precisará fornecer:

  • Prova de identidade (por exemplo, passaporte)
  • Número de identificação de estrangeiro (NIE) e certificado
  • Prova de endereço
  • Comprovante de status de emprego ou estudos (por exemplo, cartão de estudante, comprovante de matrícula, contrato de trabalho, documentação de desemprego, etc.)

Lembre-se de que documentos que não estão em espanhol podem precisar ser traduzidos oficialmente e, caso sejam estrangeiros, deverão ser autenticados com carimbo.

Como abrir uma conta bancária na Espanha estando no exterior?

Muitos bancos espanhóis aceitam contas de não residentes, portanto, é possível configurar uma conta antes da sua mudança. Além da documentação padrão, pode ser necessário provar que você não é residente fornecendo um certificado de não residência. Para obter um, você precisa se inscrever em uma delegacia de polícia espanhola e o processo geralmente leva 10 dias. Essa opção é útil principalmente para aqueles que passam uma parte significativa do tempo na Espanha, mas normalmente residem em outros lugares. Alguns bancos farão a papelada por uma taxa nominal (cerca de € 15).

conta-bancária-na-espanha-agência-do-bbva

Agência do BBVA

Como abrir uma conta bancária digital ou móvel na Espanha?

Normalmente, os bancos 100% digitais estão disponíveis apenas para residentes, embora as contas de provedores móveis, como o bunq e o N26, estejam disponíveis para qualquer pessoa. Se você já possui uma conta bancária e deseja se tornar móvel, basta fazer o download do aplicativo bancário, disponível no site do banco. A abertura de uma conta apenas para dispositivos móveis geralmente leva poucos minutos e pode ser feita diretamente do seu smartphone. Você precisará fornecer um endereço residencial, um endereço de e-mail e um número de celular para vincular à sua conta.

Gerenciando sua conta bancária na Espanha

Você pode escolher a forma como irá administrar o seu dinheiro nos bancos espanhóis. Muitos oferecem uma vasta gama de opções de atendimento ao cliente, incluindo:

Serviços bancários presenciais: existem mais de 27 mil agências bancárias em toda a Espanha, então se você precisar se dirigir pessoalmente à uma delas, provavelmente não terá nenhum problema.
Banco online: você pode desfrutar de acesso 24/7 à sua conta por meio de serviços bancários online, que é um recurso essencial dos bancos mais modernos. Às vezes, mesmo serviços como contrair empréstimos podem ser feitos sem a necessidade de visitar uma agência bancária através da função bate-papo ao vivo no site do banco ou através de canais de mídia social.
Serviços bancários móveis: os serviços bancários via aplicativos de smartphone estão se tornando cada vez mais comuns e são especialmente populares entre os maios jovens.

E para fechar a conta?

Fechar uma conta ou mover seus fundos para outro banco na Espanha não é apenas um caso de retirada de todos os fundos da conta. É necessário garantir que ela seja oficialmente fechada. A melhor maneira de fazer isso é visitando sua agência bancária. Leve seu passaporte ou identificação válida com você. Dependendo da conta que você possui, talvez seja necessário preencher e assinar alguns formulários. Se você conseguir encerrar a conta de forma online, é recomendável solicitar ao banco a confirmação de encerramento da mesma. Se você está simplesmente mudando para outra conta bancária, é melhor abrir a nova conta antes de fechar a existente.

Antes de fechar uma conta bancária na Espanha, é importante verificar:

  • Se não há restrições associadas ao fechamento da conta antes de qualquer período de tempo específico. Algumas contas que vêm com ofertas especiais podem ter uma cláusula de que a mesma precisa permanecer ativa por um período mínimo; portanto, verifique isso primeiro para evitar multas.
  • Se você não tem pagamentos pendentes saindo da conta que o deixarão com um saldo negativo. Cancele todos os pagamentos por débito direto e ordem permanente.
  • Se você também deve notificar seu empregador ou qualquer outra pessoa que possa estar efetuando pagamentos na conta de que ela não está mais em uso.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária na Espanha, que tal começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos