Você pretende estudar ou trabalhar em Portugal por pelo menos 6 meses? Então fique sabendo que abrir uma conta em um banco local é um passo que irá facilitar e muito a sua vida por lá. O nosso país irmão tem uma rede própria de caixas eletrônicos e terminais de pagamento automático – o Multibanco. E a grande questão é que, para acessá-lo, é necessário ter uma conta bancária em Portugal, ou seja, de um banco português. Descubra mais informações sobre isso agora!

conta-bancária-em-portugal-caixa-geral-de-depositos-lisboa

Agência da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa

Por que abrir uma conta bancária em Portugal?

Se você pretende passar apenas alguns meses no país, como um nômade digital por 3 meses, por exemplo, pode ser que não haja a necessidade de abrir uma conta local. Nesses casos, um banco digital pode ser uma boa solução. Vale lembrar que os cartões disponibilizados por esses bancos são aceitos na maioria dos terminais de pagamento. Mas no caso de quem vai passar mais tempo, como já falamos, são várias as vantagens de abrir uma conta bancária em Portugal. Descubra agora algumas delas:

É muito fácil abrir uma conta bancária em Portugal

Abrir uma conta bancária em Portugal, seja você um residente ou não, é bastante fácil e rápido e requer apenas documentação básica. Em uma comparação com os demais países da União Europeia, Portugal é um dos que oferecem o processo de abertura de conta para estrangeiros mais simplificado.

Acesso ao Multibanco

Como já dissemos, o Multibanco é o sistema de pagamento e caixas eletrônicos português, e o acesso a ele facilitará e muito a sua vida no país. Esse sistema é aceito por todas as máquinas de cartão e permitirá saques sem taxas nos caixas eletrônicos Multibanco, nos quais também é possível recarregar seu telefone, pagar contas e até comprar ingressos para shows.

Pagar contas sem taxas

Se você abrir uma conta bancária portuguesa, evitará cobranças no cartão de crédito pelo pagamento de contas e serviços públicos.

É útil para estabelecer residência

Abrir uma conta bancária em Portugal também poderá te ajudar  a longo prazo, caso você deseje estabelecer residência permanente no país. Isso significa que você poderá receber um cartão de residência das autoridades portuguesas, e isso pode facilitar bastante na hora de alugar ou comprar um apartamento, por exemplo.

Necessário para quem deseja imigrar com um visto Gold

Se você planeja fazer investimentos comerciais ou imobiliários em Portugal para se qualificar para um visto Gold, precisará fazê-lo por meio de uma conta bancária local. O objetivo desse visto é atrair imigrantes com dinheiro para investir no país, oferecendo um visto de residência e também benefícios fiscais para os participantes.

conta-bancária-em-portugal-millenium-bcp-calheta-madeira

Agência do Millennium bcp em Calheta, na ilha da Madeira

Como abrir uma conta bancária em Portugal?

Passo 1: prepare seus documentos

Como em qualquer outro país, você precisará levar alguma documentação básica para o banco que você escolher na hora de abrir uma conta. Esses documentos incluem:

  • Comprovante de residência
  • Número de telefone com o SMS ativado (de preferência um número português, mas não é obrigatório)
  • Documento de identificação (o passaporte é a melhor opção)
  • NIF (número de identificação fiscal português)

Para obter o NIF português é necessário de dirigir até uma Loja do Cidadão ou a uma loja de serviço das Finanças da Autoridade Tributária e Aduaneira do Governo de Portugal. Em condições normais, isso pode ser feito pela pessoa que será o titular do número ou por um representante devidamente autorizado. Confira mais informações sobre isso na página do Consulado Geral de Portugal.

Passo 2: decida o que você quer do seu banco

Alguns dos bancos mais populares em Portugal são:

  • Caixa Geral de Depósitos
  • Novo Banco
  • BPI (Banco Português de Investimento)
  • Banco Santander Totta
  • Millenium bcp
  • Activobank
  • Banco CTT

No topo da sua lista de prioridades na hora de escolher o melhor banco pra você, deve ser levada em consideração a disponibilidade de agências e caixas eletrônicos do banco de interesse na região/cidade/bairro onde você irá morar em Portugal. Verifique também o horário de funcionamento dos mesmos.

Mais uma vez, no entanto, a quase “onipresença” dos Multibancos vai facilitar bastante a sua vida. Na hora de sacar por exemplo, pode até ser que você não encontre uma agência do seu banco nas proximidades, mas com certeza irá encontrar um caixa Multibanco.

Passo 3: escolha um tipo de conta

Cada banco oferece vários tipos de contas, com objetivos, recursos e taxas de manutenção e serviços ligeiramente diferentes (alguns inclusive sem taxas). Por isso, o tipo de conta que você escolherá irá depender basicamente das suas necessidades.

No caso dos estudantes, por exemplo, é fácil encontrar contas gratuitas sem taxas de manutenção, inclusive para intercambistas.  O  Activobank é uma das melhores opções nesse segmento. Já se a sua intenção for montar um negócio por lá, pode ser mais interessante procurar um banco com complementos extras para contas comerciais, como o BPI ou o Santander. Nesse casos também podem haver contar gratuitas, mas, no geral, os bancos portugueses cobram taxas mensais.

Passo 4: abra e financie a sua conta

Na maioria dos bancos portugueses, é necessário fazer um depósito inicial para abrir uma conta. Você pode levar dinheiro ao banco para depositar ou fazer uma transferência de outra conta enquanto estiver na agência. Esse valor varia, mas geralmente fica entre 200 e 300 euros.

Conta-bancária-em-Portugal-BPI

Agência do BPI em Lisboa

Abrir uma conta bancária em Portugal como não residente

Também existem opções para abrir contas bancárias tradicionais em Portugal sem comprovação de residência ou mesmo sem estar morando no país de fato. Nesse caso, as melhores opções são o Activobank e o CTT, que é um banco operado pelo serviço postal português.

Perguntas frequentes

Preciso de prova oficial de residência ou visto para abrir uma conta bancária em Portugal?

Não, você precisará apenas do seu NIF, desde que possa fornecer um endereço em Portugal para receber correspondências futuras. Se você fornecer um endereço no Brasil, precisará de um comprovante de endereço e do seu CPF ou CNPJ (que são o equivalente ao NIF por aqui).

Posso abrir uma conta em um banco português sem estar no país ou de forma online?

Sim, você pode, mas através de um representante. Essa pessoa também pode, de preferência, te ajudar a organizar o seu NIF (que é imprescindível para abrir a conta).

Posso obter um cartão de crédito em Portugal?

Sim, todos os bancos oferecem cartões de crédito, desde que o cliente tenha um contrato de trabalho ou renda comprovada.

Os não residentes podem abrir uma conta bancária em Portugal?

Sim. Tudo o que você precisa é de um representante para resolver seu NIF e abrir a conta em seu nome. Não é necessário ter comprovante de endereço no país.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária em Portugal, que tal começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.