Uma das principais preocupações que você deve ter quando for mudar para um novo país é em abrir uma conta bancária local. E isso vale principalmente no caso de quem vai passar um tempo maior, como estudantes universitários, por exemplo. Já falamos aqui no blog como funciona esse processo nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália. No texto de hoje você vai ver como abrir uma conta bancária na Nova Zelândia.

conta-bancária-na-nova-zelandia-ANZ-bank-Dunedin

Agência do ANZ Bank em Dunedin

Tipos de contas

Conta corrente

Uma conta corrente permite depositar seu dinheiro com segurança no banco e acessá-lo sempre que necessário. Esse tipo de conta é projetado para uso diário, então você deve usá-la para pagar suas contas, comprar comida ou sair para comer, entre outras atividades de rotina.

Ao abrir uma conta corrente na Nova Zelândia, o correntista geralmente recebe um cartão de débito para poder sacar dinheiro de caixas eletrônicos ou fazer compras em lojas de todo o país. Vale lembrar que os cartões de débito na Nova Zelândia são extremamente populares, sendo utilizados em mais da metade de todas as transações feitas por lá.

Conta bancária estudantil

Alguns bancos oferecem contas especiais projetadas especificamente para estudantes, com todos os benefícios das contas correntes, além de algumas vantagens adicionais. Normalmente o correntista não é cobrado por nenhum serviço ou taxa de transação extra, o que pode resultar em uma economia considerável de dinheiro.

Também é possível solicitar um cheque especial sem juros em alguns casos. O ASB oferece um cheque especial de até $2.500 (dólares neozelandeses), enquanto o Kiwibank oferece um cheque especial sem juros de $1.000 no primeiro ano e $2.000 nos anos subsequentes.

Conta bancária estudantil para estrangeiros 

As contas bancárias para estudantes internacionais oferecem serviços semelhantes às de outras contas bancárias. A principal diferença negativa é a impossibilidade de solicitação de cheque especial sem juros. Por outro lado, existem algumas vantagens exclusivas nesse tipo de conta. Alguns bancos, como o Kiwibank, garantirão que você possa conversar com um funcionário que fale o seu idioma. Já o Westpac permite que o estudante correntista mantenha seu dinheiro na sua moeda local, se desejar.

Conta poupança

Abrir uma conta poupança paralela , além de uma conta corrente, é uma ótima ideia se você tiver acesso à quantias maiores de dinheiro (e autocontrole suficiente para economizar!). Esse tipo de conta também costuma ter taxas de juros mais altas, justamente para que você ganhe mais com o que depositar.

Inclusive existem alguns bancos, como o ANZ, que oferecem pacotes que incluem uma conta corrente e uma conta poupança com taxas mais baixas de manutenção.

conta-bancária-na-nova-zelândia-Kiwibank-Christchurch

Agência do Kiwibank em Christchurch

O que levar em consideração na hora de abrir sua conta bancária na Nova Zelândia?

Número IRD

Você precisará de um número IRD para abrir uma conta bancária na Nova Zelândia. Ele é usado, em parte, por bancos e outras instituições financeiras para identificar o usuário da conta para fins fiscais. Portanto, você deve adquirir um assim que configurar sua nova conta, pois todos os juros auferidos precisam ser tributados. Caso contrário, você será tributado com a taxa mais alta possível e acabará pagando muito. A aplicação para obter um número IRD é feita online. Clique aqui para ver como funciona.

Localização

Os principais bancos da Nova Zelândia são o Kiwibank, o ASB Bank, o Banco da Nova Zelândia, o ANZ, o Westpac e o TSB Bank. Sempre que você usar um caixa eletrônico pertencente a um banco diferente do seu, geralmente será cobrada uma pequena taxa. Por isso é importante identificar quais caixas eletrônicos estão disponíveis no campus ou perto da sua acomodação estudantil. Dessa forma você não precise ir muito longe na hora de sacar dinheiro, por exemplo. Use o localizador de lojas no site do seu banco para descobrir onde estão os caixas eletrônicos e/ou agências mais próximos.

Outra opção é procurar um banco que não cobrará pelo uso de outros caixas eletrônicos. É o caso, por exemplo, do Kiwibank, que não cobra pelo uso de caixas de outros bancos nos campi de universidades.

Abrindo uma conta bancária na Nova Zelândia

Para abrir uma conta bancária na Nova Zelândia basta marcar uma consulta com a agência local do banco escolhido. Você precisará levar o seu passaporte; uma comprovação de endereço permanente no país (conta de luz, contrato de locação, etc.) e uma prova de que você é estudante (carta de aceite da universidade, comprovante de matrícula, recibo de pagamento, etc.). E obviamente também é preciso levar alguma quantia em dinheiro para fazer o primeiro depósito.

Alguns bancos maiores como ANZ, Kiwibank, BNZ e ASB permitem que estudantes internacionais abram suas contas antes de chegar no país. Depois de preencher o formulário de inscrição no site do banco escolhido, você receberá um e-mail com os detalhes da sua nova conta dentro de alguns dias úteis e poderá começar a depositar dinheiro antes mesmo da viagem. Depois de chegar à Nova Zelândia, você precisará visitar sua agência local para ativar totalmente sua nova conta.

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária na Nova Zelândia, que tal começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.