Você sonha em fazer sua graduação no Canadá? E se eu te disser que é possível fazer isso em uma das melhores universidades canadenses e ainda com uma ótima bolsa? É isso mesmo!  A Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) oferece várias bolsas de graduação para estudantes estrangeiros e hoje vamos falar de uma delas: a bolsa Karen McKellin.

Se você ainda não está muito familiarizado com a UBC, vale lembrar que estamos falando da terceira melhor instituição de ensino superior do país e TOP 50 no mundo, de acordo com o QS World University Rankings 2021.

A Karen McKellin International Leader of Tomorrow Award é na verdade um prêmio concedido com base em mérito acadêmico e necessidade financeira concedido para alunos estrangeiros que demonstrem, no processo de seleção da universidade, um ótimo desempenho acadêmico, além de habilidades de liderança, envolvimento em assuntos estudantis e serviço comunitário e/ou reconhecimento em outras áreas importantes.

Conheça a bolsa Karen McKellin

Qual é o valor da bolsa?

O valor da bolsa Karen McKellin é proporcional à necessidade financeira do estudante aprovado. Ou seja, é determinado pelo cálculo do total de mensalidades e taxas universitárias acrescidos dos gastos relacionados ao custo de vida no país e subtraído pela contribuição financeira que a família do estudante pode fazer a cada ano.

A bolsa pode ser renovada por até 3 anos ou até a conclusão do curso – o que ocorrer primeiro. No entanto, para que o auxílio seja mantido, o aluno deve apresentar um desempenho acadêmico satisfatório, continuar a demonstrar necessidade financeira e manter sua permissão de estudo canadense em dia.

Note que os candidatos aprovados para a bolsa Karen McKellin não serão considerados para quaisquer outros prêmios baseados em mérito da universidade.

bolsa-karen-mckellin-capa
Vista do campus da UBC em Vancouver (Foto/Wikimedia)

Elegibilidade

Para ser considerado para a bolsa Karen McKellin, o candidato deve primeiro se aplicar para o programa de graduação de interesse na UBC. Para isso, no caso dos estudantes brasileiros, é necessário providenciar o certificado oficial de conclusão do Ensino Médio ou o resultado do ENEM. No primeiro caso, também são aceitas fotocópias desde que devidamente certificadas pelo diretor da sua escola.

Também é necessário demonstrar proficiência em inglês através de um teste oficial reconhecido pela instituição. A boa notícia é que a universidade aceita vários testes diferentes: TOEFL, IELTS Acadêmico, PTE, CEL (certificado da própria UBC), CAEL (Canadian Academic English Language assessment) e Testes de Cambridge (B2, C1 ou C2). Para conferir as pontuações mínimas de cada um desses testes clique aqui.

Outro pré-requisito básico é que os candidatos precisam estar se aplicando para o seu primeiro curso de graduação.

Quais são os cursos disponíveis na UBC?

A nível de graduação, a UBC disponibiliza os seguintes cursos para estudantes estrangeiros em seus dois campi principais:

  • Vancouver: Biologia Aplicada, Gestão, Engenharia, Música, Estudos de Mídia, Ciências Farmacêuticas, Artes, Processamento de Produtos de Madeira, Ciência, Economia Internacional, Quinesiologia, Ciência, Arquitetura, Silvicultura, Nutrição, Odontologia e Comércio.
  • Okanagan: Artes Visuais, Engenharia, Ciências, Estudos de Mídia, Gestão, Artes e Cinética Humana.

Confira mais informações sobre cada um desses cursos aqui.

Também é importante reforçar que cada programa da universidade pode ter os seus próprios pré-requisitos (confira aqui). Por isso é fundamental checar essas informações antes de dar início ao seu processo de aplicação. Para saber como se aplicar clique aqui.  

Quais são os prazos de aplicação?

Os candidatos devem completar sua aplicação para o programa de interesse na universidade e submeter sua inscrição para a bolsa Karen McKellin ao mesmo tempo. Mas note que o prazo de inscrição para a bolsa se estende entre o início de novembro e meados de dezembro (esse prazo geralmente se mantem igual todos os anos).

Atenção: é possível se aplicar para dois cursos diferentes na UBC mas apenas a sua primeira opção será considerada para a bolsa Karen McKellin

Os selecionados para a bolsa geralmente são comunicados até meados de abril.

Universidade do Intercâmbio

O que achou bolsa Karen McKellin? Quer conquistar uma oportunidade como essa? Então o grande segredo é se preparar, e nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos