Você sonha em estudar no Canadá em uma instituição de ensino de destaque nacional e internacional? Então a Universidade da Colúmbia Britânica pode ser uma ótima opção. Conheça mais sobre ela agora!

Campus

A Universidade da Colúmbia Britânica conta com dois campus principais: um em Vancouver, um dos principais centros urbanos do Canadá; e outro em Kelowna, uma cidade de pouco menos de 150 mil habitantes. A distância entre essas duas cidades é de pouco menos de 390 quilômetros.

O campus de Vancouver, conhecido como Point Grey, fica localizado a 30 minutos do centro da cidade, abrigando cerca de 44 mil alunos de graduação e 10 mil de pós-graduação. Já o campus Okanagan, como é conhecido a unidade na cidade de Kelowa, atende cerca de 10 mil alunos.

universidade-da-columbia-britanica-okanagan
Vista do campus Okanagan (Foto: Arquivo UBC)

Ainda em Vancouver, a UBC conta com outras unidades que não estão dentro do campus principal:

  • UBC Robson Square: um centro de aprendizado e conferências no centro da cidade com cursos nas áreas de Mídia, Tecnologia Digital, Comunicação, Idiomas e Artes.
  • Centre for Digital Media: uma instituto de pós-graduação multidisciplinar que oferece um programa de mestrado em Mídias Digitais. É uma iniciativa da UBC junto com outros três institutos de educação superior da cidade: a Universidade Simon Fraser, a Universidade de Arte e Design Emily Carr e o Instituto de Tecnologia da Colúmbia Britânica (BCIT).
  • Medicina: quatro campi universitários e 11 campi clínicos, além de 17 centros regionais afiliados e 65 centros de educação comunitária espalhados por toda a província da Colúmbia Britânica.

História

A Universidade da Colúmbia Britânica foi fundada em 1908, mas só recebeu o nome atual em 1915. Em 1920 possuía apenas três faculdades: Artes, Ciências Aplicadas e Agricultura. Nessa época havia apenas 576 estudantes homens e 386 mulheres; e 64 funcionários acadêmicos (somente 6 mulheres). Já as aulas no atual campus de Point Grey só foram iniciadas em 1925, ainda em prédios improvisados.

Já passaram pelas salas de aula da universidade diversas figuras públicas conhecidas mundialmente, entre elas o atual primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que fez um curso de graduação na área de Educação. Outros nomes são a ex-primeira-ministra Kim Campbell, que estudou Ciências Políticas; e a atriz Evangeline Lilly, que fez o curso de Relações Internacionais.

universidade-da-columbia-britanica-faculdade-de-direito
Faculdade de Direito da UBC (Foto: Martin Dee/UBC)

Organização interna

A organização interna da UBC é dividida em faculdades e escolas que internamente, são divididas em diversas outros departamentos. Ao todo, são treze unidades no campus de Vancouver e nove no campus de Kelowa. Confira:

Vancouver

  • Faculdade de Ciências Aplicadas
  • Faculdade de Artes
  • Escola de Negócios Sauder
  • Faculdade de Odontologia
  • Faculdade de Educação
  • Faculdade de Silvicultura
  • Faculdade de Pós-Graduação
  • Faculdade de Disciplinas de Saúde
  • Faculdade de Estudos Interdisciplinares
  • Faculdade de Medicina
  • Escola de Direito Peter A. Allard
  • Faculdade de Ciências
  • Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Kelowa

  • Faculdades de Artes e Ciências Sociais
  • Faculdade de Ciências
  • Faculdade de Estudos Criativos
  • Faculdade de Educação
  • Faculdade de Ciência Aplicadas
  • Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Social
  • Faculdade de Gestão
  • Faculdade de Medicina
  • Faculdade de Pós-graduação  

Além disso, a UBC tem parceria com algumas universidades ao redor do mundo e permite que seus estudantes passem até 1 ano estudando no exterior. Algumas das instituições parceiras são a Universidade de Warwick, a University College London (UCL), a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Universidade Nacional de Seul e a Universidade de Constança, na Alemanha.

universidade-da-columbia-britanica-biblioteca
Biblioteca Irving K. Barber (Foto: CJ Dakin/Flickr)

Rankings

Segundo o QS World University Rankings 2021, a Universidade da Colúmbia Britânica é a terceira melhor do Canadá, ficando atrás apenas da Universidade de Toronto e da Universidade McGill.

Já a nível internacional, a UBC ocupa a 45ª posição entre as melhores universidades do mundo, ficando entre duas instituições australianas: a Universidade de Nova Gales do Sul (44ª) e a Universidade de Queensland (46ª).

As áreas mais bem avaliadas da universidade são as seguintes: Biblioteconomia e Ciência da Informação; Ciência do Esporte; Geografia; Educação; Engenharia de Minas; Estudos Ambientais; Psicologia; Agricultura; Anatomia e Fisiologia; Ciências Marinhas e da Terra; Literatura e Inglês; Geologia; Farmácia e Farmacologia; Linguística; Ciências Sociais; Economia; Matemática; Artes e Humanidades; Odontologia e Geofísica.

Confira a lista completa de programas de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição aqui.

Bolsas

A UBC oferece disponibiliza vários programas de bolsas para os seus alunos. Na graduação, o principal deles é o International Leader of Tomorrow, que é direcionado para estudantes com perfil de liderança e ótimo desempenho acadêmico.

Números

Ao todo, a Universidade da Colúmbia Britânica conta com 5531 professores no campus de Vancouver e 526 no campus Okanagan. Já o número total de alunos é de quase 70 mil nos dois campus (entre estudantes de graduação e pós). Desses, cerca de 17 mil são estrangeiros.

Já em termos financeiros, a instituição tem um orçamento anual de mais de 2 bilhões de dólares canadenses!

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a Universidade da Colúmbia Britânica e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos