Cada vez mais gente tem buscado fazer doutorado no Canadá, seja pelo ambiente multicultural ou pela grande variedade de oportunidades de pesquisa. Para ajudar quem tem interesse em cursar essa parte da pós-graduação em terras canadenses, trouxemos aqui um guia explicando todo o processo de aplicação, os custos e os auxílios disponíveis.

4-fazer-doutorado-no-canada
(Reprodução/FOX)

Como fazer doutorado no Canadá?

Quais são os requisitos para admissão?

Os requisitos para fazer doutorado no Canadá variam entre as universidades e os cursos, mas geralmente é necessário o seguinte:

  • Um mestrado em uma área relacionada, com boas notas e comprovação de potencial de pesquisa.
  • Prova de proficiência no idioma local, dependendo se você vai estudar em inglês ou francês (alguns programas de pós-graduação em Quebec são conduzidos em ambas as línguas).
  • Uma pontuação alta em um dos teste de admissão em pós-graduação, como o Graduate Management Admission Test (GMAT) ou o Graduate Record Examination (GRE).

Em alguns casos mais raros, você pode fazer doutorado no Canadá com “admissão acelerada” (accelerated admission) — ou seja, sem um mestrado. Nesse processo, é obrigatório ter notas excelentes nos últimos dois anos da sua graduação e outras demonstrações do seu potencial acadêmico, como publicações em livros ou revistas científicas.

Quanto tempo dura um doutorado no Canadá?

A maioria dos doutorados no Canadá levam cerca de quatro a seis anos para serem concluídos.

3-fazer-doutorado-no-canada
(MD Duran/Unsplash)

Como posso me inscrever para fazer doutorado no Canadá?

Por mais que o processo de admissão possa variar entre as universidades canadenses, geralmente você vai precisar seguir as seguintes etapas para aplicar para um doutorado:

1. Decidir em qual curso de doutorado você gostaria de se inscrever, identificando seu orientador e o tópico de pesquisa escolhido. Pode ser um doutorado no qual o escopo da pesquisa já esteja definido pela universidade ou então (especialmente nas áreas de Artes e Ciências Humanas) você pode sugerir e delinear seu próprio projeto de pesquisa.

2. Se estiver se candidatando a um doutorado aberto, você deve enviar uma proposta de pesquisa seguindo as diretrizes estabelecidas pela universidade e, de forma geral, descrever o que você deseja pesquisar e por que este é um projeto válido.

3. Fazer a aplicação online, pagando a taxa de inscrição e anexando os documentos solicitados. Alguns deles podem ser:

  • Declaração de propósito (statement of purpose) – deve descrever sua formação e experiência acadêmica/profissional, incluindo prêmios, publicações, etc. Você também deve discutir seus objetivos de carreira e outros assuntos estipulados pela universidade, respeitando o limite de palavras.
  • Duas ou três cartas de referência/recomendação.
  • Histórico escolar e certificados de graduação – as universidades canadenses podem exigir que sua universidade envie um histórico escolar oficial, que deve ser em inglês ou acompanhado de uma versão traduzida.
  • Uma redação (mais comum em PhDs em Artes e Ciências Humanas)
  • Seu Curriculum Vitae (CV)
  • Resultados do teste de proficiência
  • Portfólio (se estiver se candidatando para um PhD em Artes ou Ciências Humanas)

Algumas universidades canadenses também podem solicitar o comparecimento do candidatos para uma entrevista de admissão.

4. Se você for aceito(a), o próximo passo é solicitar sua autorização de estudo, ou seja, o seu visto de estudante. Você também deve fazer um seguro saúde!

Quanto custa fazer doutorado no Canadá?

As mensalidades para fazer doutorado no Canadá variam de universidade para universidade, e geralmente custam cerca de duas vezes as taxas cobradas dos estudantes canadenses. Uma exceção é a Universidade de Toronto, onde a maioria dos estudantes internacionais de doutorado paga as mesmas mensalidades que os alunos locais.

Para dar um exemplo do custo de um PhD no Canadá, a Universidade da Colúmbia Britânica cobra CA$ 7.641 (~R$ 31.666) por ano. Na Universidade de Manitoba, por sua vez, um doutorado custa CA$ 10.240 (~R$ 42.474) nos dois primeiros anos.

1-fazer-doutorado-no-canada
Universidade de Manitoba (Sancho McCann/Wikimedia Commons)

Há bolsas de estudo disponíveis para fazer doutorado no Canadá?

Por sorte, há muitos auxílios disponíveis para ajudar a tornar o estudo no Canadá mais acessível para estudantes internacionais. Nós listamos aqui 5 bolsas de pós-graduação no país e falamos aqui sobre um dos principais programas de bolsas de estudo de doutorado no Canadá, o Vanier.

Posso trabalhar no Canadá durante o meu doutorado?

Sim, todos os alunos e alunas com uma permissão de estudo válida podem trabalhar em tempo parcial dentro ou fora do campus por até 20 horas por semana durante os semestres letivos e em tempo integral durante o período de férias. 

No entanto, alguns cursos de doutorado podem estipular que você não deve trabalhar por mais de 10 horas por semana durante o período letivo — principalmente se você tiver apoio financeiro para estudar no país. Também é importante considerar que o PhD vai tomar uma quantidade considerável do seu tempo, então você pode preferir se concentrar inteiramente nos seus estudos. Além disso, não é aconselhável confiar apenas no trabalho de meio período para custear suas despesas em outro país.

Posso ficar e trabalhar no Canadá depois do meu doutorado?

Sim! Se você quiser ficar após a formatura para encontrar trabalho, é possível se inscrever no Programa de Permissão de Trabalho de Pós-Graduação (Post-Graduation Work Permit Program – PGWPP), que permite que o estudante permaneça no país e trabalhe por até três anos. 

E se você estiver interessado em se tornar um residente permanente, esta experiência de trabalho após o doutorado vai te ajudar a se qualificar para se inscrever para o “green card” do Canadá.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você sabe como fazer doutorado no Canadá, já pode começar a se preparar para entregar uma ótima aplicação e garantir sua vaga no país. Para isso, conte com todo o apoio da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos