Se você sonha em estudar no Canadá, provavelmente já ouviu falar da Universidade de Toronto, certo? Mas fique sabendo que o país está cheio de instituições superiores de alto nível e uma delas é a Universidade de Montreal, situada na cidade de mesmo nome. Enquanto a Universidade de Toronto é  uma instituição de língua inglesa, a Universidade de Montreal é uma instituição de língua francesa e, portanto, é uma ótima opção para quem tem uma melhor fluência nesse idioma. Saiba mais sobre ela agora!

universidade-de-montral-view
Visão geral do campus da Universidade de Montreal ao fundo (Foto: Laurent Bélanger )

História

A Universidade de Montreal foi fundada em 1878 como uma nova filial da Universidade Laval, uma instituição de origem católica – e uma das universidades mais antigas do país – localizada na cidade de Quebec. Era então conhecida como Université Laval à Montréal (Universidade de Laval em Montreal). No entanto, algumas partes das instalações educacionais da instituição, como as do Séminaire de Québec e as da Faculdade de Medicina, já haviam sido estabelecidas em Montreal em 1876 e 1843, respectivamente.

O Vaticano concedeu à universidade alguma autonomia administrativa em 1889, permitindo-lhe escolher seus próprios professores e licenciar seus próprios diplomas, por exemplo. No entanto, foi somente em 8 de maio de 1919 que uma carta papal do Papa Bento XV concedeu total autonomia à instituição que, assim, tornou-se uma universidade católica independente e adotou o Université de Montréal como seu nome.

Atualmente a Universidade de Montreal atrai mais de 500 milhões de dólares em financiamento de pesquisa todos os anos, o que a torna um dos três centros de pesquisa universitária mais importantes do Canadá. Inclusive muitos laboratórios renomados nasceram por lá, como o MILA, um centro universitário de pesquisa líder mundial em Deep Learning; o Instituto de Pesquisa em Imunologia e Câncer (IRIC), um dos mais produtivos em seu domínio; e o Centre de recherche en droit public (CRDP), o centro de pesquisa em Direito Público mais abrangente do Canadá.

Sua longa lista de ex-alunos ilustres inclui Roger Guillemin, co-ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina de 1977; Louise Arbor, ex-promotora-chefe dos Tribunais Criminais Internacionais para a ex-Iugoslávia e Ruanda; Joanne Liu, presidente internacional do Médicos Sem Fronteiras; e Pierre Elliott Trudeau, um dos mais conhecidos primeiros-ministros da história do Canadá.

Campus

O campus principal da Universidade de Montreal, conhecido como Mont-Royal, se espalha entre os bairros de Côte-des-Neiges e Outremont e abriga a maior parte dos prédios da instituição, entre eles aquele que é o mais icônico: o Pavilhão Roger-Gaudry, que conta com uma torre imponente que pode ser vista de todo o campus.

A instituição é servida por três estações de metrô: a Côte-des-Neiges,  a Université-de-Montréal e a Édouard-Montpetit.

Além desse campus principal, a Universidade de Montreal também está atualmente construindo o seu segundo grande campus, localizado na região de Outremont, também em Montreal. Essa extensão, conhecida como MIL Campus, está em construção desde 2016 e abrigará principalmente instalações de ensino e pesquisa. Uma dessas unidades é o complexo de Ciências, que já foi inclusive inaugurado em 2019.  

E não para por aí, já que a universidade também mantém outras cinco instalações regionais nas cidades de Laval, Longueuil, Mauricie, Saint-Hyacinthe e Terrebonne, todas na província do Quebec.

Universidade-de-Montreal-Complexo-de-Ciênicas
Novo complexo de Ciências no MIL na fase de construção (Foto: Jean Gagnon/Wikipedia)

Organização Interna

A Universidade de Montreal é organizada em 13 faculdades e escolas, mais de 60 departamentos e duas escolas afiliadas: a HEC Montréal (Escola de Negócios) e a Polytechnique Montréal (Escola de Engenharia). Ao todo, são oferecidos 650 programas de graduação e pós-graduação, incluindo 71 programas de doutorado.

Confira abaixo as 13 faculdades da instituição:

  • Faculdade de Artes e Ciências
  • Faculdade de Odontologia
  • Faculdade de Educação
  • Faculdade de Design Ambiental
  • Faculdade de Direito
  • Faculdade de Medicina
  • Faculdade de Música
  • Faculdade de Enfermagem
  • Escola de Optometria
  • Escola de Saúde Pública
  • Faculdade de Farmácia
  • Faculdade de Medicina Veterinária
  • Faculdade de Educação Continuada

Rankings

De acordo com o QS World University Rankings 2021, a Universidade de Montreal é a 118ª melhor universidade do mundo, na frente por exemplo de instituições como a Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos; e a Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália.

Já quando consideramos apenas as instituições canadenses, ela ocupa o 4º lugar, ficando atrás apenas da Universidade de Toronto, da Universidade McGill e da Universidade da Colúmbia Britânica.

Ainda nesse mesmo ranking, as áreas melhor avaliadas da Universidade de Montreal são, respectivamente: Estatística, Veterinária, Enfermagem, Esportes, Anatomia e Fisiologia, Ciências da Vida e Medicina, Teologia, Antropologia, Inglês e Literatura, Farmácia, Política, Comunicação, Artes Performáticas, Sociologia, Negócios, Matemática e Ciência da Computação.

Em outro importante ranking internacional – o THE World University Rankings 2021 – a Universidade de Montreal se sai ainda melhor, figurando na 73ª posição entre as melhores universidades do mundo, empatada com a Universidade de Zurique, na Suíça.

Universidade-de-Montreal-Instituto-de-Pesquisa-Bio

Instituto de Pesquisa de Biologia (Foto: Bohao Zhao)

Números

A Universidade de Montreal tem aproximadamente 68 mil alunos, quando consideramos a HEC Montréal e a Polytechnique Montréal nesse cálculo. Já quando excluímos essas duas escolas afiliadas, a instituição conta com cerca de 47 mil estudantes, sendo 34,3 mil de graduação e 11,9 mil de pós-graduação.

Para dar conta de tanta gente, a universidade conta com um corpo docente formado por cerca de 7,3 mil professores e pouco mais de 4400 funcionários administrativos.

Em termos financeiros, a Universidade de Montreal também se destaca, com um orçamento de 1.05 bilhões de dólares canadenses em 2019, e um endowment de 339.7 milhões de dólares canadenses no mesmo ano.

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a Universidade de Montreal e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.