Você já pensou em fazer intercâmbio na Europa, mas em um lugar pouco convencional? Então conheça agora dois pequenos países encantadores do Velho Continente: a Eslováquia e a Eslovênia. Mas além do nome e do tamanho, esses dois países são bem diferentes entre si. Ficou curioso (a) pra saber mais sobre eles? Então continue com a gente.

Eslováquia ou Eslovênia: Onde ficam?

Antes de conhecer mais sobre esses países, vamos te localizar onde eles ficam dentro da Europa. A Eslovênia faz fronteira com a Itália, Áustria, Croácia e Hungria e uma pequena parte de seu território é banhada pelo Mar Adriático. Já a Eslováquia não tem nenhuma saída para o litoral e é cercada pela Áustria, Hungria, República Tcheca, Polônia e Ucrânia.

Eslováquia ou Eslovênia: Quais são as maiores cidades?

A Eslováquia e a Eslovênia são países pequenos, tanto em área quanto em população. A Eslováquia tem uma população de cerca de 5,5 milhões de habitantes. Já a Eslovênia é ainda menor, com pouco menos de 2,1 milhões de pessoas.

A maior cidade da Eslováquia é a sua capital Bratislava, que tem cerca de 430 mil habitantes. As outras cidades mais importantes são, na ordem, Košice, Prešov e Žilina. As principais universidades do país estão concentradas na capital e em Košice.

Eslováquia-ou-Eslovênia-Bratislava

Bratislava, capital da Eslováquia

Na Eslovênia a maior cidade também é a capital, a simpática Ljubljana, com pouco menos de 300 mil habitantes. As principais instituições de ensino do país também estão na capital e na segunda maior cidade, Maribor, que com menos de 100 mil habitantes, é uma cidade pequena para os padrões brasileiros. Depois dessas duas, as outras cidades mais importantes do país são Celje e Kranj.

Eslováquia ou Eslovênia: Quais são as principais universidades?

Na lista das 1000 melhores universidades do mundo da QS World University Rankings 2020, a Eslováquia é representada por três instituições: a Comenius University in Bratislava, a Slovak University of Technology e a Technical University of Kosice. Já a Eslovênia aparece com duas universidades: a University of Ljubljana e a University of Maribor . Confira abaixo as posições que elas ocupam na lista. 

Vale lembrar que, no ranking da QS, as instituições são ranqueadas por grupos a partir da posição 500. Para efeito de comparação, a University of Ljubljana está no mesmo grupo de instituições como a Kingston University, no Reino Unido; a Universidade de La Plata, na Argentina e a University of Mons, na Bélgica.

No grupo 751-800 do ranking também estão a Oklahoma State University, nos Estados Unidos; a Technological University Dublin, na Irlanda e a University of Southern Queensland, na Austrália. Já ao lado da Technical University of Kosice, estão instituições como a Kyoto Institute of Technology, no Japão; a Ryerson University, no Canadá e a Universidade Católica Portuguesa, em Portugal.

Eslováquia ou Eslovênia: E o clima?

Na Eslováquia os verões são relativamente quentes e os invernos frios, nublados e úmidos. Já na Eslovênia, o clima é muito influenciado pela grande variedade de relevos do país e também pela influência dos Alpes e do Mar Adriático, dois dos seus atrativos mais incríveis. No nordeste do país o clima é mais continental, com uma maior variação entre o inverno e o verão. Na região costeira o clima é sub-mediterrâneo, com temperaturas mais amenas. Já nos Alpes o frio é mais intenso.

Eslováquia-ou-Eslovênia-Ljublijana

Ljublijana, capital da Eslovênia

Eslováquia ou Eslovênia: Qual moeda é utilizada?

Tanto a Eslováquia (desde 2009) quanto a Eslovênia (desde 2007) fazem parte da União Europeia e da zona do Euro. Ou seja, os dois utilizam a mesma moeda usada nos países mais famosos do continente, como França, Espanha, Itália e Portugal. Os dois também passaram a fazer parte, em 2004, do Acordo de Schengen, que permite a livre circulação de mercadoria e pessoas entre as nações participantes, inclusive estrangeiros. Na prática isso significa que, estudando em um desses países, você poderá circular livremente pelas outras nações que fazem parte do mesmo acordo, sem a necessidade de retirada de novos vistos.

Eslováquia ou Eslovênia: Qual país é mais barato para viver?

O salário mínimo nos dois países fica abaixo da média das principais nações da Europa. Na Eslovênia o salário mínimo é de 940,6 euros. Já na Eslováquia é bem menor: 580 euros. Para efeito de comparação, na França esse valor sobe para 1.539,4 euros e na Alemanha fica em 1.584 euros. No entanto, o salário mínimo esloveno é maior, por exemplo, que o português (740,8 euros).

Consequentemente, o custo de vida geral é maior na Eslovênia que na Eslováquia. Segundo o site Expatistan, por exemplo, é 15% mais caro viver em Ljubljana que em Bratislava. Mas, comparando com as principais capitais do continente, tanto Ljubljana quanto Bratislava podem ser consideradas mais baratas. Confira alguns exemplos:

  • Viver em Bratislava é 53% mais barato do que viver em Londres
  • Viver em Ljubljana é 36% mais barato do que viver em Paris
  • Viver em Bratislava é 26% mais barato do que viver em Madrid
  • Viver em Ljubljana é 20% mais barato do que viver em Berlim
Eslováquia-ou-Eslovênia-University-of-Ljubljana

Entre as principais instituições de ensino dos dois países, a University of Ljubljana é a melhor classificada

Eslováquia ou Eslovênia: Quais são os idiomas falados por lá?

Outra coisa em comum entre esses dois países é que os seus idiomas oficiais não são dos mais fáceis para aprender. O esloveno é uma língua eslava que utilizada o alfabeto latino, com exceção das letras Q, X, W e Y, acrescido das letras Č, Š e Ž. Já o eslovaco é uma língua da família tcheco-eslovaca que é considerado um dos idiomas mais difíceis do mundo.

A boa notícia é que ambos os países tem uma bom índice de proficiência em inglês. No EF English Proficiency Index, a Eslovênia ocupa a 9ª posição, pertencendo ao grupo de nações com proficiência muito alta, ao lado de Suécia, Holanda, Dinamarca e Finlândia, por exemplo. Já a Eslováquia fica na 24ª colocação, entre a Grécia e a Bulgária, no grupo de países com proficiência alta. Para comparação, o Brasil está no 53º lugar, no grupo de baixa proficiência.

Nos dois países não é difícil encontrar programas de graduação e principalmente de pós-graduação em inglês, principalmente nas universidades mais importantes.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Eslováquia e a Eslovênia, deu vontade de estudar em algum deles? A nossa mentoria especializada pode te ajudar a se preparar para conquistar o seu intercâmbio dos sonhos na Europa ou em qualquer outra parte do mundo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos