Estados Unidos recebem 15% dos intercambistas do mundo; Reino Unido, 10%

Que Estados Unidos, Reino Unido e Canadá são destinos famosos de intercâmbios não restam dúvidas. E os dados comprovam que esses três países seguem sendo os destinos mais procurados pelos estudantes internacionais.

Isso é o que mostram os dados recentes divulgados na última semana pelo Institute of International Education (IIE), organização sem fins lucrativos com sede em Nova York.

O relatório indica que os Estados Unidos estão se recuperando de um declínio causado pela pandemia nas matrículas de estudantes e continuam sendo o principal destino dos estudantes internacionais, com 15% do total global no ano letivo de 2021/22.

Em segundo lugar, está o Reino Unido, que recebe 10% de todos os estudantes internacionais, seguido pelo Canadá com 9%. Os números são do relatório anual Open Doors.

Os estudantes internacionais representam 5% do total de matrículas nas instituições americanas. Por outro lado, os estrangeiros são responsáveis por 25% das aplicações nas universidades canadenses.

O estudo do IIE também mostra um aumento de 3,8% na quantidade de alunos internacionais matriculados nas instituições dos EUA. Esse número representa um contingente de mais de 948 mil alunos.

E o crescimento é bastante positivo e indica uma recuperação da quantidade de intercambistas. Isso porque, no ano acadêmico de 2020/2021, durante as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, havia pouco mais de 914 mil estudantes internacionais — queda de 15% em relação ao ano anterior.

De onde são e o que estudam os intercambistas nos EUA?

Nas últimas duas décadas, China, Índia e Coréia do Sul foram os três principais países dos quais os estudantes escolheram estudar nos Estados Unidos. A informação é do professor Krishna Bista, pesquisador de ensino superior da Morgan State University em Baltimore, Maryland, nos EUA.

Vale lembrar que, segundo dados do IIE, o Brasil é o 12º país que mais envia estudantes intercambistas para cursos intensivos de inglês no país norte-americano. Os dados são referentes aos estudantes de 2021.

Além de cursos de inglês e graduação, foi registrado um aumento expressivo na quantidade de estudantes de pós-graduação do exterior nos Estados Unidos (17%).

Grande parte desses alunos estão matriculados em programas de matemática, engenharia e ciência da computação (23% das matrículas) e ciências físicas e biológicas (11% do total).

O relatório ainda afirma que muitos estudantes internacionais aproveitam o Treinamento Prático Opcional (OPT), que é um trabalho relacionado ao seu campo de estudo.

Essa é uma autorização que permite que os alunos estendam sua permanência nos EUA por 36 meses para trabalhar, no caso daqueles com diploma em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática. Se você quer aprender como trabalhar e estudar nos EUA, confira as aulas da Escola M60.

Faça seu intercâmbio com a UDI

Interessado em fazer parte do número de brasileiros nos EUA? Ou quem sabe no Reino Unido ou no Canadá? A Escola M60 pode te ajudar a conquistar as melhores oportunidades internacionais. Nossos alunos conquistam summer job, bolsa de estudos, estágios e muito mais.

Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil e aproveite as condições super especiais para a última turma de 2022! As vagas são limitadas, então não perca tempo.

Elaine Maciel

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

26 Dez 2022