Além de ter uma posição estratégica na Europa, próxima a diversos outros países, a Holanda também tem várias universidades muito bem colocadas na classificação geral do QS World University Rankings 2020. Você já pensou em fazer intercâmbio por lá? Então conheça agora as 4 melhores universidades da Holanda. Quem sabe você não se apaixone por uma delas? 

Quais são as melhores universidades da Holanda?

Universidade Técnica de Delft

Posição no ranking da QS: 50º

A Universidade Técnica de Delft (Technische Universiteit Delft ou TU Delft, em holandês) é a maior e mais antiga universidade pública de tecnologia da Holanda, localizada na cidade de Delft. É também considera a líder entre as melhores universidades da Holanda.

A TU Delft foi fundada em 1842, com o nome de Academia Real, e tinha o objetivo principal de treinar funcionários públicos para trabalhar nas Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia. Apesar disso, foi só em 1986 que a instituição foi finalmente elevada à categoria de universidade.

Com mais de 19 mil estudantes, a TU Delft é formada por oito faculdades, todas voltadas para áreas de tecnologia. Os cursos abrangem tanto a graduação quanto a pós-graduação, com programas de mestrado e doutorado. Os cursos são sediados no campus principal da universidade, que conta com 1600km², sendo maior que o próprio centro da cidade de Delft e um dos maiores campi universitários do mundo! 

Mekel Park, praça no campus da Universidade Tecnológica de Delft

Universidade de Amsterdã

Posição no ranking da QS: 64º

A Universidade de Amsterdã, chamada de Universiteit van Amsterdam (ou UvA), em holandês, foi criada em 1632, há quase 390 anos, sob o nome de Ateneu Ilustre. Ela só foi reconhecida como uma instituição de ensino superior em 1815, e chegou ao nome atual apenas em 1877. Um fato curioso é que até 1961, o prefeito de Amsterdã assumia também o cargo de reitor da universidade. Já os professores eram indicados pela Câmara de Vereadores da cidade.

Hoje em dia, a UvA conta com cerca de 34 mil estudantes, com intercambistas representando mais de 100 países. Inclusive, para atrair mais estudantes estrangeiros, a Universidade de Amsterdã oferece mais de 200 cursos ministrados totalmente em inglês.

Prédio da Universidade de Amsterdã sobre um dos canais da cidade

Universidade Tecnológica de Eindhoven

Posição no ranking da QS: 102º

Assim como a TUDelft, a Universidade Tecnológica de Eindhoven (Technische Universiteit Eindhoven ou TU/e, em holandês) é uma instituição voltada para as áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia. Prova disso é o lema da universidade, “Mens agitat molem” (ou seja, “A mente faz a matéria se mover”). Esta é uma universidade relativamente nova em comparação às duas instituições anteriores, tendo sido fundada em 1956 (há quase 65 anos atrás).

Com o foco em pesquisa, a universidade oferece cursos de bacharelado que servem de base para a continuidade dos estudos na pós-graduação. Sendo assim, ela disponibiliza cursos de mestrado, para formar professores e também tem programas tradicionais de doutorado, além de cursos de doutorado profissional em Engenharia.

Entrada da Universidade Tecnológica de Eindhoven

Universidade de Groningen

Posição no ranking da QS: 114º

Com uma história que data desde 1614, a Universidade de Groningen (Rijksuniversiteit Groningen ou RUG, em holandês) é a segunda instituição de ensino mais antiga da Holanda. Com uma história tão longa, a RUG foi lar da primeira aluna e da primeira professora de ensino superior na Holanda; do primeiro astronauta holandês e também do primeiro presidente do Banco Central Europeu. 

Hoje em dia, a RUG conta com quase 29 mil estudantes, sendo 7300 intercambistas. Eles estudam no campus principal da universidade, que como o próprio nome já revela, fica na cidade de Groningen, no norte da Holanda. Apesar de ser considerado um campus, as instalações da instituição estão espalhadas por toda a cidade, com o prédio principal no coração do município.

Fachada do prédio principal da Universidade de Groningen

Conseguiu decidir em qual das melhores universidades da Holanda você vai querer estudar? Então agora é só começar a se preparar para conquistar sua vaga com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.