Para te ajudar a comparar suas pontuações nos ENEMs Americanos, reunimos aqui hoje as universidades dos EUA com as maiores notas no ACT, de acordo com a média dos estudantes aprovados nelas. Além disso, vamos falar sobre como você deve encarar esses dados: essas universidades são mais competitivas? E se suas pontuações no ACT estiverem abaixo das médias listadas? Continue lendo para descobrir as respostas para essas perguntas!

Universidades com as maiores notas no ACT:

Nesta tabela, você pode conferir as faculdades e universidades cujos estudantes admitidos têm, em média, as maiores notas no ACT:

Nota média composta no ACTUniversidade
36Caltech
35Harvey Mudd College
35MIT
34Brown
34Carnegie Mellon
34Columbia
34Cornell
34Dartmouth
34Duke
34Franklin W. Olin College of Engineering
34Harvard
34Johns Hopkins
34Universidade Northeastern
34Universidade Northwestern
34Princeton
34Rice
34Stanford
34Universidade de Chicago
34Universidade da Pensilvânia
34Universidade de Notre Dame
34Universidade Vanderbilt
34Universidade Washington (St Louis)
34Yale
33Amherst College
33Boston College
33Carleton College
33Universidade Colgate
33Universidade Emory
33Universidade Georgetown
33Georgia Tech
33Hamilton College
33Haverford College
33Middlebury College
33Universidade Tufts
33Universidade do Michigan
33Villanova College
33Williams College
3-maiores-notas-no-act
Caltech (Antony-22/Wikimedia Commons)

Como você pode interpretar esses dados?

A nota do ACT é composta, no total, de 36 pontos. Como você pode ver, as pontuações acima estão bem próximas da nota máxima (a maior da lista é 36 e a menor é 33). De acordo com a ACT, Inc. — empresa responsável pelo teste —, a pontuação média atual do ACT (considerando todos os estudantes que fazem o exame) é 20.6, podendo ser arredondada para 21.

A pontuação de um aluno ou aluna é geralmente considerada alta se for de 24 ou mais — isso, por si só, já coloca o estudante entre os 25% melhores participantes do teste. Por outro lado, uma pontuação é geralmente considerada baixa se for de 15 para baixo — nesse caso, a pontuação coloca o aluno entre os 25% piores.

As universidades da lista são as melhores dos EUA?

Agora que você já tem uma ideia de onde suas próprias notas do ACT se encaixam, pode estar se perguntando se essa lista determina quais são as melhores universidades do país. A resposta para essa pergunta, no entanto, é um pouco complicada.

A maioria das universidades listadas acima tem uma classificação muito alta nos rankings. Essas classificações, porém, levam muitos fatores em consideração, não apenas as pontuações do ACT. Mesmo que os rankings possam não ser totalmente precisos, eles dão uma boa ideia geral de quais são as melhores instituições de ensino dos Estados Unidos.

As universidades mostradas na tabela também tendem a ter uma melhor reputação do que outras e geralmente são mais competitivas, ou seja, as taxas de aceitação são mais baixas (em alguns casos, muito mais baixas) do que a média.

Você pode notar, por exemplo, que todas as instituições da Ivy League estão na lista de universidades com as maiores notas no ACT. Como essas escolas são altamente competitivas, os estudantes aceitos nelas são tipicamente muito bons em termos acadêmicos.

1-maiores-notas-no-act
Bandeiras das universidades da Ivy League (Kenneth C. Zirkel/Wikimedia Commons)

Dito isso, a melhor universidade para você vai ser a que melhor corresponda às suas preferências, interesses, paixões e aspirações. Em suma, as instituições com as maiores notas no ACT tendem a ter uma classificação muito alta, e por boas razões. Porém, o que torna uma universidade “boa” é o que ela oferece para você.

E se as suas notas forem menores que as mostradas na tabela?

Os processos seletivos das universidades norte-americanas avaliam os candidatos como um todo — eles não olham apenas para sua pontuação no ACT. Se o seu resultado no teste for menor do que a média dos alunos e alunas nas universidades com as maiores notas no ACT, você pode compensar com outros pontos fortes.

Sendo assim, se você for se candidatar para uma faculdade com notas altas no ACT e as suas pontuações estiverem abaixo da média, você vai ter que se destacar em outras partes de sua aplicação. Você pode fazer isso com um GPA alto, demonstrando seu comprometimento com uma extracurricular, enviando um bom essay, e assim por diante!

Mas tenha em mente que as pontuações listadas acima são médias. Isso quer dizer que cerca de metade de todos os estudantes que frequentam uma determinada universidade podem ter notas mais baixas do que a pontuação listada para ela. Sendo assim, sua inscrição não será necessariamente descartada só porque sua pontuação no ACT é inferior à média.

4-maiores-notas-no-act
(Reprodução/Nickelodeon)

Intercâmbio com a UDI

Quer estudar em uma das universidades com as maiores notas no ACT? Então você deve se preparar muito bem. Para isso, conte com a ajuda das aulas da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos