Todo mundo conhece as provas que medem o seu nível de inglês, como o TOEFL e o IELTS. Mas, na realidade, esses testes existem para quase todas as línguas. Hoje, por exemplo, vamos te apresentar o DELF e o DALF, dois dos principais testes de proficiência em francês, ideais para você que está em busca de uma oportunidade em um país francófono, como a própria França, o Canadá ou a Bélgica.

3-proficiencia-em-frances
Regiões do planeta onde se fala francês (aaker/Wikimedia Commons)

DELF e DALF: os principais testes de proficiência em francês

Para te apresentar os testes de proficiência em francês, vamos falar sobre cada um, separadamente, e depois vamos te mostrar as principais diferenças entre os dois.

DELF

A sigla DELF quer dizer “Diplôme d’études en langue française” (“Diploma em Estudos da Língua Francesa”, em português).

Para quem o DELF é indicado?

O DELF é indicado para estudantes de todos os níveis, e pode se feito com diversos propósitos diferentes. Por exemplo, se você deseja fazer uma graduação em uma universidade francesa, você deve passar no DELF B2 para entrar no primeiro ano. Na Suíça, por outro lado, alguns empregos no setor público exigem certos níveis de proficiência em francês, comprovados pelo DELF.

O que ele cobre?

O diploma DELF cobre os primeiros quatro níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFRL), formulado pelo Conselho Europeu: níveis A1, A2, B1 e B2, ou seja, do elementar ao intermediário superior.

Como é o exame?

Você fará um teste diferente para cada um dos quatro níveis A1, A2, B1 e B2. Cada exame testa quatro áreas:

  • Leitura (25 pontos)
  • Escrita (25 pontos)
  • Fala (25 pontos)
  • Escuta (25 pontos)

Como você pode ver, a nota máxima do teste é 100. Para passar em qualquer um dos níveis, você deve pontuar pelo menos 50/100, com pontuação mínima de 5/25 em cada seção.

No total, os testes do DELF duram:

  • DELF A1: 1 hora e 20 minutos
  • DELF A2: 1 hora e 40 minutos
  • DELF B1: 1 hora 45 minutos
  • DELF B2: 2 horas e 30 minutos

Como funciona a parte oral do exame?

Nos exames orais do DELF, você tem 30 minutos para preparar uma apresentação bem formulada e argumentada sobre um tópico específico. Depois de fazer a apresentação, serão feitas perguntas sobre ela.

Onde ele é reconhecido?

O teste DELF é reconhecido em todo o mundo! Ele é concedido pelo Ministério da Educação francês, ou seja, é o mais oficial possível!

1-proficiencia-em-frances
Depois da França, a Suíça é o país que mais utiliza os testes (PxHere)

DALF

O DALF, por sua vez, quer dizer “Diplôme approfondi de langue française” (“Diploma Avançado de Língua Francesa”, em português).

Para quem o DALF é indicado?

O certificado DALF é útil para qualquer pessoa que queira fazer um curso superior na França ou em francês, pois atesta que você tem as habilidades linguísticas exigidas e que não precisa fazer um teste de proficiência separado. Por exemplo, se você está planejando se inscrever para fazer um mestrado em uma universidade na França, precisa ser aprovado no DALF C1.

O DALF também é frequentemente o diploma indicado para quem deseja conseguir um emprego em grandes empresas onde se espera que os funcionários sejam fluentes em francês, o que é o caso em muitas grandes empresas suíças, por exemplo. Além disso, também na Suíça, existem determinados empregos no setor público para os quais é necessário atingir um determinado nível do DALF.

O que ele cobre?

O diploma DALF cobre os dois últimos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFRL): níveis C1-C2.

Como é o exame?

Você fará um exame diferente para cada um dos níveis de proficiência em francês cobertos pelo DALF, o C1 e o C2.

O exame do nível C1 também testa quatro áreas:

  • Leitura (25 pontos)
  • Escrita (25 pontos)
  • Fala (25 pontos)
  • Escuta (25 pontos)

A nota máxima também é 100 e, da mesma forma, para passar em qualquer nível, você deve pontuar 50/100, com pontuação mínima de 5/25 em cada área.

O exame C2 é um pouco diferente e combina habilidades da seguinte forma:

  • Leitura e escrita (50 pontos)
  • Fala e escuta (50 pontos)

Para passar neste exame, você também deve pontuar 50/100.

No total, os exames DALF duram:

  • DALF C1: 4 horas
  • DALF C2: 3 horas e 30 minutos

Como funciona a parte oral do exame?

No exame oral do DALF, você tem 60 minutos para preparar uma apresentação bem formulada e argumentada sobre um tópico específico. Depois de fazer a apresentação, serão feitas perguntas sobre ela.

Onde o DALF é reconhecido?

Como um diploma oficial, emitido pelo governo francês, o DALF é reconhecido em todo o mundo.

Quais são as principais diferenças entre o DELF e o DALF?

Resumindo, os dois testes te certificam em diferentes níveis de proficiência em francês. O DALF, por exemplo, mostra que você atingiu um nível mais avançado de aprendizagem da língua francesa.

Juntos, o DELF e o DALF cobrem os seis níveis, de A1 a C2, do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFRL) do Conselho da Europa. Enquanto o DELF corresponde aos níveis A1-A2 e B1-B2 (elementar e intermediário), o DALF corresponde aos níveis C1-C2 (avançado).

Os exames em cada nível são diferentes, mas cobrem quatro áreas:

  • Escuta
  • Fala
  • Leitura
  • Escrita

Os exames DELF A1-B2 e DALF C1 têm uma seção em cada uma das áreas acima, mas o DALF C2 é diferente e combina as seções, terminando com duas, apenas.

Quer saber mais sobre intercâmbio na Europa?

Então assista a esse vídeo da nossa mentora Ana Cruz sobre as universidade mais fáceis de ser aceito(a) no Velho Continente:

Intercâmbio com a UDI

Agora que você sabe sobre os testes de proficiência em francês, já pode começar a se preparar para conquistar uma oportunidade em uma país francófono. Para isso, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada e todo o suporte do nosso time de mentores. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos