Programas de intercâmbio para ficar de olho em 2024

Este é o nosso guia sobre os programas de intercâmbio que estão dando o que falar em 2024! Se você está sonhando com novas experiências, aprendizado cultural e aventuras no exterior, este é o lugar certo para começar a sua jornada.

De programas acadêmicos a oportunidades profissionais, tem opções para todos os gostos e aspirações. A seguir você vai descobrir destinos incríveis e dicas que vão ampliar seus horizontes para essa experiência.

Sem mais delongas, vamos explorar juntos as oportunidades que prometem estar em alta neste ano. Boa leitura!

Erros de quem não se prepara da forma correta

1. Achar que existem poucas oportunidades no exterior, e que estas são impossíveis de passar;
  2. Desistir antes mesmo de conhecer, de fato, o processo.

Para esses dois erros, precisamos ressaltar alguns pontos: o primeiro deles é que só neste ano de 2024 estima-se que serão oferecidas mais de 800 mil oportunidades de bolsas de estudos para brasileiros e outros estrangeiros que desejam estudar no exterior com tudo pago ou com desconto.

O segundo é que você não deve, em hipótese alguma, tirar conclusões sobre o processo internacional baseadas no que você sabe sobre o processo seletivo do Brasil. São realidades completamente diferentes, e métodos de avaliação completamente diferentes também.

No Brasil, você passa em uma oportunidade específica; no exterior, você passa na instituição. No Brasil, você é avaliado apenas pelas suas notas; no exterior, você é avaliado também pela sua história e projetos de vida.

Criando sua estratégia

Existem muitas coisas sobre o processo internacional que a maioria das pessoas nem imagina.

Você sabia, por exemplo, que com as estratégias certas é possível conseguir uma bolsa de estudos que cobre até sua passagem aérea para fora do Brasil? Ou que, se você tiver um cônjuge e filhos, você pode levar todos eles legalmente para o exterior se fizer o processo de aplicação corretamente?

Para criar sua estratégia de aplicação, você precisa antes identificar suas necessidades e, só então, definir qual o melhor caminho para seguir.

Procurando as oportunidades no lugar certo

Para facilitar sua busca, já adiantamos: as instituições que possuem o termo “universidade” (“university”, em inglês) são as que mais ofertam bolsas de estudos e outros tipos de auxílio para estrangeiros.

E, como sempre gostamos de lembrar: para encontrar as melhores oportunidades, você precisa procurar diretamente nos sites oficiais das instituições para as quais deseja aplicar!

Programas para ficar de olho em 2024 (alguns já estão com vagas abertas!)

1. Summer jobs
  2. Intercâmbios de idioma gratuitos
  3. Graduação
  4. Mestrado
  5. Doutorado

Países para ficar de olho em 2024

Para os summer jobs e programas de inglês, recomendamos os Estados Unidos, mas para todos os outros programas citados acima, os países que mais possuem oportunidades abertas no momento são:

1. Austrália
  2. Países da Europa
  3. Suíça

Chegou a sua vez de ir para o exterior

Se você quer conquistar um intercâmbio já em 2024, existe o lugar certo para isso.

A Escola M60 é a maior escola preparatória para intercâmbios do Brasil e está com vagas abertas para sua nova turma.

Nela, você tem acesso a uma metodologia inovadora, com conteúdos sempre atualizados, e o suporte de diversos mentores para te ajudar a criar a estratégia de aplicação perfeita para o seu perfil e objetivos!

Além de aulas gravadas, você também terá aulas ao vivo, revisão de documentos e fará parte da nossa comunidade do Discord, com benefícios que só os alunos da M60 possuem.

Quer se juntar a nós? Clique AQUI e faça agora seu teste de perfil*.

*Ele funciona como um filtro para selecionar aqueles que estão realmente dispostos a realizarem o sonho de ir para o exterior.

26 Jan 2024