Sciences Po: conheça o Instituto de Estudos Políticos de Paris

Uma das melhores universidades da França de acordo com o QS World University Rankings 2021, a Sciences Po (ou Instituto de Estudos Políticos de Paris) é uma instituição especializada nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. Fundada há quase 150 anos, ela já formou diversos políticos franceses (inclusive o atual presidente, Emmanuel Macron) e atrai estudantes de todo o mundo. Continue lendo para conhecer mais sobre a universidade!

Por dentro a Sciences Po

História e organização

A Sciences Po foi fundada em fevereiro de 1872 como École Libre des Sciences Politiques (ELSP) por um grupo de intelectuais, políticos e empresários franceses, liderados por Émile Boutmy, um importante sociólogo e cientista político do país. A criação da instituição foi uma resposta à crise política e social ocorrida na França após a Guerra Franco-Prussiana de 1870.

A ELSP começou o processo de transformação em Sciences Po só em 1945, num esforço de redemocratização promovido por Charles de Gaulle, presidente do governo provisório francês após o fim da Segunda Guerra Mundial, já que haviam acusações de que a instituição havia trabalhado ao lado dos nazistas durante a ocupação da França.

1-sciences-po-instituto-de-estudos-politicos-de-paris
(Reprodução/Sciences Po)

Nesse cenário, foi decidido que a escola seria preservada, mas sob uma nova estrutura. Duas entidades distintas (mas complementares) foram criadas, então: o Institut d'études politiques (Instituto de Estudos Políticos, ou IEP) e a Fondation Nationale des Sciences Politiques (Fundação Nacional de Ciências Políticas, ou FNSP).

Ambas as entidades foram incumbidas pelo governo francês de assegurar "o progresso e a difusão, dentro e fora da França, da ciência política, economia e sociologia". A FNSP, uma fundação privada que recebe subsídios do governo, administra o IEP, tem a posse dos seus prédios e bibliotecas e determina seu orçamento.

As duas entidades trabalham juntas, porém, já que o diretor do instituto é, por tradição, também o administrador da FNSP. Esse arranjo institucional é o que chamamos hoje de Sciences Po e dá à universidade um status único, já que a escola obtém a maior parte de seus recursos por meio de subsídios governamentais à FNSP, mas não se sujeita a muitas intervenções e regulamentações governamentais, o que lhe confere um nível de autonomia muito maior em comparação com outras universidades francesas.

Campi

Além do campus principal em Paris, a Sciences Po tem outros seis campi na França, cada um especializado em estudos de diferentes regiões do planeta:

• Dijon – especializado em estudos da Europa Central e Leste Europeu;
  • Le Havre – especializado em relações Europa-Ásia;
  • Menton – Oriente Médio e Mediterrâneo;
  • Nancy – relações franco-germânicas;
  • Poitiers – América Latina;
  • Reims – América do Norte.

2-sciences-po-instituto-de-estudos-politicos-de-paris
Campus de Reims (ChapsalImagina/Wikimedia Commons)

Admissão na Sciences Po

A admissão nos cursos da Sciences Po é bastante seletiva. Os procedimentos de aplicação variam de acordo com o nível do curso (graduação ou pós-graduação):

Graduação

Para se candidatar a uma vaga nos cursos de graduação da Sciences Po, o estudante internacional precisa passar por duas fases: uma chama de “admissibilité”, que compreende a análise do currículo do candidato e três provas escritas: História, língua estrangeira e prova opcional (é possível escolher entre Matemática, Ciências Econômicas e Sociais, e Literatura e Filosofia ), e a entrevista de admissão.

Pós-graduação

No caso da pós-graduação, o estudante também passa pela “admissibilité” e pela entrevista. Além disso, ele vai ser avaliado de acordo com o nível acadêmico e a adequação entre o projeto profissional e de pesquisa e a formação pretendida.

3-sciences-po-instituto-de-estudos-politicos-de-paris
Campus de Dijon (ChapsalImagina/Wikimedia Commons)

Números

Atualmente, a Sciences Po tem cerca de 14 mil estudantes matriculados. Entre eles, aproximadamente 4 mil estão na graduação e 10 mil na pós-graduação. Para apoiar esses alunos e alunas, quase 4 mil funcionários estão contratados atualmente. A instituição conta com um orçamento anual de €197 milhões (ou R$1,2 bilhão).

Ex-alunos notáveis

A Sciences Po formou diversos estudantes importantes em diversas áreas, como política  (incluindo seis ex-presidentes da França), Negócios, Literatura e Artes. Aqui estão alguns deles:

• Emmanuel Macron (atual presidente da França);
  • François Hollande (presidente da França de 2012 a 2017);
  • Marcel Proust (importante escritor francês);
  • Dominique Strauss-Kahn (ex-presidente do Fundo Monetário Internacional);
  • Simone Veil (ex-presidente do Parlamento Europeu);
  • Boutros Boutros-Ghali (ex-secretário-geral da ONU);
  • Jean-Cyril Spinetta (CEO da Air France);
  • Leïla Slimani (escritora e jornalista franco-marroquina).

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre a Sciences Po e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

01 Jun 2021