O seu sonho é estudar no Reino Unido? Então chegou a hora de conhecer uma das universidades mais importantes do país: o King’s College London. O que pouca gente sabe é que essa instituição é uma das faculdades componentes da Universidade de Londres, uma federação que agrupa, ao todo, 17 instituições londrinas, como a University College London (UCL) e a London School of Economics and Political Science (LSE).

Parece confuso, mas na prática é assim: cada uma dessas faculdades têm a sua autonomia, mas juntas elas formam uma entidade maior, que é justamente a Universidade de Londres.

Agora que você já sabe dessa informação, vamos voltar a falar sobre o o King’s College London?

King's-College-London-Henriette-Raphael-House-Guy's-Campus
O Hodgkin Building é um dos mais bonitos do King’s College London (Foto: Reading Tom/Flickr)

Por dentro do King’s College London

História

O King’s College foi fundado em 1829 pelo Rei George IV (daí o seu nome) em resposta à controvérsia teológica em torno da fundação da UCL (na época com o nome Universidade de Londres) em 1826.

A grande questão é que a UCL foi fundada como uma instituição secular, ou seja, sem conexões religiosas, e destinada a educar os jovens de classe média da Inglaterra, indo em direção totalmente oposta a Oxford e Cambridge, que eram instituições com ligações religiosas que educavam apenas os filhos dos anglicanos ricos.

Na época, isso causou uma grande polêmica e, para apaziguar os ânimos da população conservadora e reafirmar os valores educacionais aceitos por essa parte da população, foi então criado o King’s College London.

Além de tudo isso, o King’s College London foi uma das primeiras de uma série de instituições de ensino superior que surgiram no início do século XIX como resultado da Revolução Industrial e das grandes mudanças sociais na Inglaterra após as Guerras Napoleônicas.

King's-College-London-Faculdade-de-Ciências-da-Vida-e-Medicina
Faculdade de Ciências da Vida e Medicina (Foto: Rubem Porto Jr/Flickr)

Campus

O King’s College London é dividido em cinco campi espalhados pela cidade de Londres:

  •  Strand Campus: é o campus original da universidade localizado no centro de Londres. Abriga as faculdades de Artes e Ciências da instituição, como as de Artes e Humanidades; Direito; Negócios; Ciências Sociais e Políticas Públicas; e Ciências Naturais e Matemáticas.
  • Guy’s Campus: bem próximo da London Bridge, um dos pontos turísticos mais famosos de Londres, abriga a Faculdade de Ciências da Vida e Medicina e o Instituto Odontológico.
  •  Waterloo Campus : também próximo de uma ponte conhecida (a Ponte de Waterloo), esse campus é composto por três prédios principais que hospedam a Escola de Ciências Biomédicas, Diabetes e Ciências Nutricionais; a Escola de Educação, Comunicação e Sociedade; o Centro de Educação em Odontologia; a Escola de Enfermagem e boa parte dos setores administrativos e de serviços.
  • St Thomas’s Campus: abriga partes da Faculdade de Medicina e do Instituto Odontológico, além do Museu Florence Nightingale.
  • Denmark Hill Campus: único campus que não está localizado nas margens do rio Tâmisa, o Denmark Hill fica ao sul de Londres e consiste no King’s College Hospital, no Maudsley Hospital e no Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência (IoPPN), além de alguns setores do Instituto Odontológico e da Escola de Medicina, e as principais instalações residenciais estudantis.

Organização interna

O King’s College London compreende nove faculdades acadêmicas, que são subdivididas em diversas escolas, departamentos, centros e divisões de pesquisa:

  • Faculdade de Artes e Humanidades
  • Faculdade de Odontologia e Ciências Oral e Craniofacial
  • Faculdade de Ciências da Vida e Medicina
  • Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência
  • Faculdade de Ciências Naturais e Matemáticas
  • Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas
  • Escola de Direito Dickson Poon
  • Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Florence Nightingale
  • King’s Business School
Waterloo-Campus-King's-College-London
Um dos três prédios do Waterloo Campus (Foto: Salamander4000/Wikipedia)

Rankings

De acordo com o QS World University Rankings 2021, o King’s College London é a 31ª melhor universidade do mundo, empatado com a Universidade Nacional da Austrália e com a Universidade McGill, no Canadá.

Já quando consideramos apenas as instituições britânicas, o King’s College ocupa o 7º lugar, ficando atrás apenas das universidades já citadas nesse texto (na seção História), além da Imperial College London, da Universidade de Edimburgo e da Universidade de Manchester.

Ainda nesse mesmo ranking, as áreas melhor avaliadas do King’s College London são, respectivamente: Odontologia (1º lugar no mundo!), Enfermagem, Filosofia, Língua e Literatura Inglesa, História, Farmácia, Direito, Política, Teologia, Ciências da Vida, Medicina, Psicologia e Anatomia.

Em outro importante ranking internacional – o THE World University Rankings 2021 – o King’s College ocupa o 35º lugar a nível mundial e 7º entre as universidades britânicas.

Números

O King’s College tem aproximadamente 33 mil alunos, sendo pouco mais de 19 mil de graduação e quase 14 mil de pós-graduação. Já entre os profissionais que trabalham por lá são 5,2 mil professores e 3,9 mil funcionários administrativos.

A instituição também se destaca em termos financeiros, com um endowment de 258 milhões de libras no último ano acadêmico (2019) e um orçamento de 900 milhões de libras no mesmo ano.

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre o King’s College London e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.